quarta-feira, agosto 31, 2005

novo endereço


Su avisa:

este blog está de casa nova:

http://www.gutierrez.pro.br


este blog está se mudando


Fazia tempo que eu falava em mudar, tanto o visual quanto o endereço deste blog, porém difícil foi arrumar tempo e vontade. Havia, uma promissora idéia de estudar um pouquinho de webdesign e sair da interface tosqueira habitual e, também, a vontade de partir para um domínio meu e uma hospedagem menos precária.

Hoje , não sei se a chuva ou a necessidade criada por outros trabalhos me empurrou na direção da mudança. Não como eu queria, mas sempre uma transformação. O blog se acomodou na página que eu precisava ter e foi morar na UFRGS junto com ela.

Resolvi não republicar e manter aqui o blog velho e o velhíssimo :) Linkei no outro.
E, como todo mundo que vem aqui já sabe Onde anda Su, mudei o nome do blog, também.
Nada tão previsível (e potencializando o tosco) como Óia a Su aqui, gente !

Melhor olhar e começar a apontar os erros, pois fiz tudo hoje e deve ter coisas que não vão funcionar. Com vocês >> gutierrez/su. Para meus cinco leitores de carteirinha, aqui vai o feed rss >> http://www.ufrgs.br/tramse/gutierrez/blog/su.xml

Daqui para a frente escrevo lá.

BLOGDAY


Apesar de eu encontrar um dia do blog meio parado, acho que vale a pena aderir ao chamamento e recomendar aqui cinco blogs para que os meus cinco leitores acessem.
Meu critério de escolha não é indicar os blogs que eu leio mais seguidamente, nem os favoritos neste ou naquele assunto. Pensei em indicar blogs que não tenham sido comentados aqui antes e que eu penso que merecem muitas visitas pela qualidade da produção de seus autores.

Diário de Bordo - O blog pessoal do Marcelo Cabral, onde ele fala de tudo um pouco. É bom conhecer melhor o autor de um aplicativo que é a alegria de milhões de blogueiros . Software brasileiro que ganha o mundo, o wbloggar.

O Militante Imaginário - Para descrever este blog uso as palavras do seu autor, Claudio Duarte: O imaginário é real, um fato e um fator, isto é, um gerador de fatos materiais precisos. É um nível concreto, essencial, da práxis social total. É no campo do imaginário-simbólico - e do teórico que o formula - que se legitimam e se re-produzem as taras fetichistas da sociedade da mercadoria - meio onde também se pode fazer sua crítica imanente radical. [...] É nesse campo de disputa aberta que a luta objetiva, hoje praticamente paralisada ou bloqueada, pode encontrar seus pares, criando novos caminhos, novos temas de crítica e práxis, uma nova linguagem e, assim, deixar de ser mera "imaginação".

Cibercast - Blog de podcasts elaborados pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura. Por André Lemos e Equipe.

COMCULT - Comunicação, cultura e política, blog de Dênis de Moraes, onde a coletânea de artigos, textos e entrevistas nos convida à reflexão e ao debate.

Vida de Professor - Rafael Robles escreve sobre o ser professor em diferentes contextos. Da República Dominicana, do Haiti, do Irã.

Estes são os blogs recomendados deste BlogDay :)

Technorati Tags: , ,

Marcadores: , ,


diversas sobre Blogs


enquanto isso ... chove lá fora...

:: Estúdios de cinema normalmente fazem anúncios na televisão e jornais em busca das maiores audiências no final de semana de estréia. Para o filme “Constant Gardener”, a Focus Features pretende atrair sua audiência de um jeito diferente: direcionando-se aos leitores de sites e blogs na internet. >> no NYTimes-Ultimo Segundo

:: Blogando em Paris.

:: Blogando em meio ao furacão >> Kaye Trammel

:: 51% dos jornalistas estão usando blogs e 28% se baseiam neles para suas reportagens, diz a pesquisa da Euro RSCG Magnet and Columbia University.

:: o que aprender blogando >> Keith Robinson explica e Anibal de la Torre nos conta.

:: Videoblog do Dialógica.

:: Três anos blogando >> comentários de Anne Davis sobre o uso de blogs na educação fundamental.

Marcadores: , , , , ,



terça-feira, agosto 30, 2005

Blog Day


http://blogday.wikispaces.org/about_esp

já já penso nos meus cinco indicados :)

Eu completo este post depois...

Marcadores:



segunda-feira, agosto 29, 2005

quando chove no CMPA



cmpa, postada por suzzinha.



cmpa, postada por suzzinha.

Nós penduramos os tênis, guardamos as bolas de basquete e vamos pra a sala de informática.

Marcadores: ,



domingo, agosto 28, 2005

Blogativismo


Ainda sem ter encerrado a discussão sobre que nome usar para a atividade, já se pode anunciar que a comunidade blog-left se decidiu a realizar uma postagem descentralizada, porém unida pelo mesmo tema. Na terça-feira próxima, quase todos nós, como nós que somos da rede estaremos falando sobre direito ao aborto.

Já prenuncio as diferentes posições que vão assomar a rede e a avalanche de comentários que poderão gerar as posições mais polêmicas, bem como o seu entrelaçamento na rede que formamos. Da minha parte, do ponto de vista de quem vê este assunto mais de uma posição pessoal e que não tem conhecimento à fundo sobre as pesquisas e encaminhamentos já existentes, me proponho a colocar o tema dentro destes limites, gerando possivelmente mais dúvidas e perguntas que posicionamento estável no assunto.

Aliás, já adianto que a minha posição em relação ao aborto provocado em circunstâncias que a gravidez é apenas indesejada é bem conservadora :) Um embião, um feto, para mim, é uma pessoa, uma vida preciosa que não deve estar sujeita a tratamento cruel e ou irresponsável.
update >> as controvérsias já começaram na lista e, depois de tapas e beijos, decidimos (até que alguém resolva questionar) que a blogagem coletiva fica assim distribuída:
:: dia 7/9 >> sobre o Brasil, é claro.
:: dia 28/9 >> que é o dia da descriminalização do aborto, sobre o que pensamos disso. Quem acompanha?
Technorati Tags: , , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , ,



sexta-feira, agosto 26, 2005

um dia frio no cmpa - CMPA Lugar e Ambiente - 2005





:: link das fotos

Marcadores: , , , ,


Universo EAD - agosto de 2005


Saiu no Boletim do SENAC SP a matéria de Ivanir Costa sobre o uso pedagógico dos blogs. Eu participei contribuindo com a minha experiência e os diversos projetos nos quais venho atuando desde 2002.

Um pedacinho da matéria:
Professores e alunos já usam todos os atrativos dos diários online para criar uma rede de ensino e comunicação
Os blogs estão se profissionalizando e deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fonte de informações para muitos setores. No mundo corporativo, vários executivos têm seus próprios blogs, assim como jornalistas renomados também mantêm um canal próprio de informação e discussão. E esta febre começa a contagiar professores e educadores, que já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada.
...
Suzana Gutierrez atua com blogs desde 2002. Começou em um projeto com alunos da faculdade em que trabalhava e incluiu o assunto em sua dissertação de mestrado. A partir daí, se envolveu em vários projetos, como o Relendo Clássicos, blog colaborativo de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS; o Prática Educativa em Medicina, blog colaborativo da disciplina de mesmo nome da Faculdade de Medicina da UFRGS; o InTramse, com notícias do Núcleo de Estudos e Experiências em Trabalho, Movimentos Sociais, Saúde e Educação (TRAMSE) da UFRGS; e o Argumento, blog-revista do TRAMSE/UFRGS.
leia mais

Technorati Tags: , , ,

Marcadores: , , , ,



quinta-feira, agosto 25, 2005

Estágio



MMS, postada por suzzinha.

Depois dizem que estagiário é um ser oprimido, expremido e semi- escravo. Olha só as caras deles bem no meio do expediente.
Na foto de hoje de manhã na Redenção: Prof Castillo e os futuros colegas Clarissa, Daniele e Guilherme.

CMPA - Lugar e Ambiente 2005

Marcadores: , , , ,



quarta-feira, agosto 24, 2005

Google Talk


Já baixei, já testei com a Iris e agora o Sergio me passa esta revisão do Daniel Santos.

Houve poucas vezes, desde que eu me lembro de ter adentrado o mundo da Internet, em que eu efetivamente me senti tão ansioso quanto de ontem, terça-feira, pra hoje. É que toda a boataria, depois confirmada, a respeito do lançamento do programa de instant messaging do Google, o Google Talk, mesmo que não tire o sono de muita gente, tira o de aficcionados por novidades e novas tendências, como eu, e muitas das pessoas que acompanham este humilde blog.

Acordei tarde. Essa é a verdade. Quando vim dar uma olhada nas últimas novidades, ele já estava lá. Já havia sido lançado! Primeiro, já na noite de ontem, ele vazou sem querer, conforme informações do Rodrigo. Algumas pessoas que provavelmente estavam de plantão aproveitaram a brecha e foram as primeiras a colocar as mãos no mais novo filho do Google. Depois, já na manhã de hoje, o messenger mais aguardado do mundo finalmente mostrou sua cara oficialmente ao público.


........ continua e é bem completa esta revisão.

Da minha parte achei a interface simples, leve. Não foi necessário mexer nas configurações de som. Falta a ele algumas funcionalidades do Skype, como enviar arquivos e organizar conferências. E o VoIP não funciona no Linux, por enquanto.

Marcadores: , ,


El proyecto [zaptlogs]


El proyecto [Zaptlogs] fue concebido y desarrollado por la investigadora brasileña Suzana Gutierrez durante el cursado de su maestría en Educación en la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sus objetivos se orientaron a la construcción de alternativas en la formación de educadores autónomos en el trabajo con tecnologías digitales educativas y a la utilización de medios para la formación de comunidades de investigadores para intervenir en las mismas con una propuesta de apropiación de las TICs. Para ello utilizó weblogs como tecnología de comunicación digital en red que le permitiese construir espacios de investigación, colaboración y aprendizaje.
Susana accedió a compartir con nosotros su relato y conclusiones de aquélla experiencia que concluyó pero que continúa expresándose en la red.


[zaptlogs] - relato de experiência e pesquisa

Suzana Gutierrez
Mestre em Educação, Pesquisadora do TRAMSE UFRGS
Professora do Colégio Militar de Porto Alegre

>> continua com o meu relato no Dialógica

E eu agradeço a oportunidade de poder falar de um trabalho que para mim foi muito importante e inspirador das pesquisas que continuo realizando.

Marcadores: , , , , , , ,


O que a internet vai ser quando eu crescer


Colei lá do Alfarrábio:

diversos depoimentos em videocast feitos pela Bolt Brasil

Marcadores: ,



terça-feira, agosto 23, 2005

ora sapos!


Alguém pode me informar como pode aparecer um sapo na sala de um apartamento de primeiro andar, que tem um pequeno pátio e fica no fundo do edifício fazendo divisa com dois edifícios nas laterais e, ao fundo, tem um muro de mais de dois metros de altura na divisa com duas casas?

E eu não tenho nenhum laguinho...

Pois é, ... ele está lá e entrou debaixo do sofá :(

Marcadores: ,


O futuro da esquerda


Saiu na Agência Carta Maior um dossiê com diversos textos sobre o futuro da esquerda dentro deste contexto de crise política. Encontrei o link hoje, justamente quando iniciei a colocar no papel alguma coisa sobre a crise por que passa o PT e, consequentemente, a esquerda brasileira.

Vamos ver é se terei coragem de colocar aqui algumas das minhas idéias. Uma porque a proximidade da crise não permite análises desapaixonadas e nem desenredadas da desinformação que se mistura a toda a informação pertinente. Optei por pensar a coisa dentro de uma perspectiva mais ampla e tentar ver se morre o PT ou se lhe resta liberdade e dedicação dos seus militantes para se reconstruir dentro daquilo que mantém íntegro, e que não é pouco se considerarmos sua história.

Quero ver se consigo discutir, também, a pertinência ou não da esquerda salvar ou condenar o PT e o governo Lula, numa forma que fuja aos oportunismos tão fáceis e sedutores.

Marcadores: , ,



domingo, agosto 21, 2005

saúde


Estava preparando um café, quando esta história, sem mais aquela, me veio à mente. Talvez, seja uma das histórias que não contei aos meus filhos, mas que contarei aos netos.

Quando eu era criança bem pequena, a saúde tinha um atendimento bem diferente:o médico vinha em casa! Dos dois médicos mais freqüentes, eu preferia o mais velho, que tinha um martelinho, ao mais novo, que tinha buraquinhos na cara. O mais novo se chamava Dr Valério e eu lembro disso porque a minha mãe me contou que foi ele que a atendeu quando eu nasci.

Com ou sem martelinho eles apareceram lá em casa nas gripes mais fortes e no sarampo, que toda a rua teve. Para coisas 'menores', havia no bairro um enfermeiro, que atendia num consultório montado em sua casa.

Ali morava o perigo. Estas 'coisas menores' não incluiam pequenos cortes, raspões, esfolados, torções que qualquer vó pudesse tratar. Coisas pequenas eram pequenas suturas, furúnculos que não se abriam, espinhos que não saiam por métodos domésticos, feridas infeccionadas, ...

Ir no Seu Natálio não era bom. Casualmente o consultório ficava ao lado do açougue e o barulho da serra de carne ficava indelevelmente associado aos procedimentos ... cirúrgicos.

Eu me lembro de uma vez que fui lá com a mãe e a minha mana. Possivelmente, afundei no inconsciente às vezes em que fui a paciente... A coitadinha da mana tinha um furúnculo embaixo do braço que ninguém conseguia 'mexer'. Seu Natálio deitou ela na maca e mostrou a folhinha da parede onde aparecia uma menina abraçando carneirinhos. Ela olhou e ele cortou... Foi um berro só e, claro, a choradeira bem grande enquanto ele fazia o serviço. Hoje, não se faria isso sem anestesia local.

Eu assistindo entre sádica e apavorada e a mãe segurando ela e consolando. Não lembro do fim, de voltarmos para casa. Porém, além do açougue, ficou associado a este fato uma canção de ninar que a vó costumava cantar. Na certa ela cantou para consolar a mana. Da letra, só lembro um pedaço, modificado na minha memória dali por diante:

... a faca que corta Natálio (dá talho) sem dor...

Hoje, eu lembro esta história enquanto a Mara está lá, atucanada, terminando a sua dissertação que fala de práticas e formação médica, que, num certo sentido, mostra como a medicina mudou (ou não) e como o nosso imaginário se mantém ligado a ela com estas lembranças quase mágicas de deuses que dominavam nosso corpo doente.

Marcadores: , , ,



sábado, agosto 20, 2005

Solitary Mobility vs. Mobile Sociality


Alex de Carvalho compara os conceitos de mobilidade envolvidos em portar um iPod ou portar um telefone móvel. Uma interessante reflexão sobre a mobilidade: solitária ou social?

:: postei no SmartMobs

Marcadores: , ,


links recomendados de hoje


:: como usar o gmail como leitor de rss >> por karu

:: recursos essenciais para o Google Maps.

:: efeitos especiais e dicas para fazer vídeos.

:: dica da Iris: use o Microsoft Word para publicar diretamente no Blogger - para windows 2000 ou xp, office 2000 + e blogger.com.

:: mais mapas em Flash Earth - google maps + flash

mapas, postada por suzzinha.


:: rastreie os seus visitantes usando o Google Maps >> http://www.gvisit.com/


:: mais mapas, endereços e localizações. Pena que não do Brasil. A9 maps

:: comparar o Goggle com o Yahoo! - University of Illinois at Urbana-Champaign and the National Center for Supercomputing Applications.

:: o que é possível saber sobre o seu computador, conexão, segurança e outras coisinhas >> clique aqui

:: teste seu firewall - por HackerWatchOrg

:: repositório de scripts >> User's scripts

:: tutorial para fazer botões animados usando flash - Todo Blogs

Technorati Tags: , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , , , , , , , , ,


a blogosfera em agosto


Do Sifry's Alert vem a matéria e os números. Olhem como fica a configuração dos blogs em comparação com a grande (ou tradicional) midia.

No Sifrys's Alert pode se encontrar, também, estatísitcas comentadas sobre as tags e categorias nos posts dos blogs.

Technorati Tags: , , , ,

Marcadores: , , , , ,


anacronia do tempo


Estou quase virando Proust numa tentativa de recuperar o tempo e, mais ainda, de verificar se a vida (a minha) foi autora desta última semana. A resposta é 'médio'... Entre se deixar levar ou ser empurrada por tudo aquilo que se multiplica no 'mundo do trabalho' e ter consciência de que a crítica não o exime de estar mergulhado até as orelhas no criticado e que, no final, a sobrevivência é a essência do processo, fiquei como que 'boiando' no meio, no médio, no possível.
Se isso aqui fosse um diário apenas, eu teria muita coisa para contar. Fiz muito e pensei pouco nos intervalos. E não estou com vontade de contar.

Faço excessão para a criatividade das crianças que, graças!, é algo com que se pode contar. Assisti ontem, no CM, a apresentação dos trabalhos da sexta série, realizados dentro de um projeto que se pretende interdisciplinar, sob o tema geral de A influência dos meios de comunicação na vida das crianças e adolescentes do CMPA.
As apresentações dos grupos não tiveram formato acadêmico, foram mais na forma de teatro. Famílias lidando com a comunicação no dia a dia dos jovens. Destaque para o papel da televisão, do telefone celular e da internet, embora o rádio e jornais estivessem presentes.

Falaram muito sobre a domesticação que a televisão pode causar, a par da informação. Falaram dos perigos da internet (divulgação de informações pessoais), a par do potencial para informação, comunicação e pesquisa. Usaram muito o telefone celular nas cenas, porém sem o incluir diretamente como meio e sem intuir o aspecto híbrido que estes diversos meios podem assumir quando conjugados. Faltou, também, falar da midia alternativa, das possibilidades de construir cada um o seu espaço comunicacional e, sobretudo faltou a visão estratégica do uso dos meios de comunicação. (falta aqui não das crianças, mas da orientação do trabalho, que eu não sei como foi feita)

Eu teria orientado todo este processo usando blogs, pois este trabalho foi feito ao longo do ano. O trabalho seria mais visível, interativo, inclusive entre os grupos e, com certeza, teria outra amplitude. Aliás, sugeri isso para a sétima série, mas os colegas não aceitaram. Trabalhar com tecnologia ainda é um grande problema nas escolas. Principalmente porque aumenta o trabalho do professor sem que lhe seja dado tempo remunerado para tal trabalho. Levar mais trabalho para casa ninguém quer ou pode.

Numa outra esfera, a turma de estagiários de educação física começou sem problemas. A maioria está preparada para assumir as aulas e só necessita adquirir a experiência da escola e dos processos que acontecem dentro da escola, as relações com alunos e colegas, a rotina, o trabalho em equipe, ...

Em outra esfera ainda, este semestre vou cursar uma disciplina do PGIE, Avaliação e produção de materiais para inovação didático-pedagógica em educação a distância, que penso será bem interessante. Uma das coisas que pretendo levar à discussão é a alternativa entre repositórios de materias (tradicional) e a hospedagem distribuída dos mesmos (web 2 style).

Marcadores: , , , , , , , ,



quarta-feira, agosto 17, 2005

Entre o CM e a UFRGS





É por onde tenho andado toda a semana. Com nove estagiários iniciando no CM e as confusões que eu fiz (de novo) com a matrícula na Ufrgs, a semana ficou definitivamente atrapalhada.
Hoje, saindo da Ufrgs, fiquei uns minutos no carro esperando minha colega Suzi que esquecera uns documentos e, nestas, fiquei com saudade do meu computador, de ler notícias e de postar alguma coisa aqui. Olhei para o lado e registrei um pouco deste velho prédio da universidade. Bonito pela energia das pessoas que passaram por ele, refletindo um pouco da luz da tarde e o cinza das nuvens carregadas de chuva.

Marcadores: , ,



domingo, agosto 14, 2005

dia dos pais


Liguei cedo e, assim mesmo, peguei o velho safado se preparando para ir para a praia.


Tive de falar ligeiro porque "a turma" já estava buzinando lá fora. Segundo me falou na corrida, iam para Cabrália, praia e festa.


Antigamente os pais ficavam em casa no domingo, fazendo churrasco e esperando os filhos...

Marcadores:



sábado, agosto 13, 2005

achados por aí


:: freeway bloggers: Uma espécie de guerra de posição urbana inspirada na blogagem >> freewayblogger.com

:: pequenos filmes mostrados no IPod >> IPod scrubs

Marcadores: ,


meu filho tem um blog


e está escrevendo. Se, alguns anos atrás, me dissessem que isto ia acontecer, eu não iria acreditar. Não no sentindo da escrita, porque os meus dois filhos gostam muito de ler e articulam bem as idéias no papel, mas pelo veículo, o blog. Lucas custou a levar à sério um blog. Vamos ver para que lado vai o seu Direito Político.

Na minha avaliação de mamy, que pode ser mais cáustica do que as demais, achei bom o conteúdo, mas a forma precisa melhorar. Aliás, neste sentido, acho que os leitores e o hábito da escrita vai ajudar.

Marcadores: , ,



sexta-feira, agosto 12, 2005

que semana!


Fazia tempo que eu não corria tanto. A semana foi bem boa, mas cansativa e eu não estou com vontade de falar muito disso.

Fica aqui o registro da melhor coisa da semana: meu artigo foi aceito para apresentação na 28ª ANPED. Será em meados de Outubro, em Caxambú, MG e vou estar lá.

Marcadores:



domingo, agosto 07, 2005

aniversário do blog


Este blog infelizmente não tem um dia certo de nascimento, pois perdi os primeiros arquivos dele, postados em algum tempo do 1º semestre de 2002. Os que recuperei estão nos links aí do lado, sob o título de 'antigos'. Nestes, o post mais antigo é de 14/8. Talvez eu escolha esta data para aniversário do blog ou, o que é mais provável, como criatura inacabada que ele é, eu considere que ainda está nascendo.

Deixei um feliz aniversário para o blog da Denise e foi lá que me veio a idéia de tentar localizar a data de aniversário deste blog. Aliás, o blog da Denise é sempre uma inspiração :) Não sei de onde ela tira tantas idéias. Ela vai do superficial ao profundo em segundos e consegue transformar algo trivial em assunto da máxima importância, assim como consegue simplificar o que seria muito complicado em outras paragens. O todo resulta uma leitura muito agradável e reúne uma porção de gente numa roda de conversa.

Foi lá na Denise que vi a idéia do "Há um ano atrás", um linkizinho que mostra o que postamos a exatos um ano atrás. Dia 22 do mes passado fez um ano que defendi a dissertação que de certa forma deu origem a este blog e a toda uma série de projetos. Pode ser que no dia 7/8 eu ainda estava carregada pelos ventos amenos do dever cumprido.

Sei lá porque ventos eu estava carregada quando escrevi isso:

é bom deixar um registro aqui
...de um dia frio, mas de muitas conspirações. :))))))


Pelo sorrisinho a coisa foi boa :)

Marcadores: ,


Revista Novas Tecnologias na Educação - mai/2005


Não sei exatamente quando foi colocada online, mas está disponível a Revista Novas Tecnologias na Educação - RENOTE do CINTED/UFRGS. Podem ser acessados todos os artigos, projetos e oficinas do V Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação do CINTED, realizado na UFRGS e maio deste ano.

Entre os artigos, Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria, de minha autoria, do qual já coloquei a referência no link deste blog e que pode ser acessado aqui.

Technorati Tags: , , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , , ,



sábado, agosto 06, 2005

habemus chão ou caos?


habemus chao
habemus chao, postada por suzzinha.

Esta semana o caos instalou-se aqui em casa. Troquei quase todo o chão, tirando o depósito de ácaros e instalando um taboãozinho falso bem mais higiênico. Ficou tri :) mas a bagunça ainda está grande.

Tive de botar abaixo um closet que mais parece um museu. Achei coisas que nem sabia mais que existiam. Agora estou enrolada sem saber que destino dar à algumas coisas... Como, por exemplo: uma filmadora super 8 novinha :); uma chopeira com a qual, num ato quase que ofensivo, meu pai me presenteou num Natal; um vídeo cassete de meia cabeça; uma televisão e um aquecedor estragados; roupas de 3 tamanhos diferentes...; caixas e mais caixas de guardados.

No item caixas e mais caixas têm certificados de garantia de todos os eletrodomésticos que tive, alguns dos quais já falecidos;fotografias; filmes super 8 de competições de GRD; filmes super 8 da familia, slides, 8 peças de elástico largo, tudo sobre as febres (breves) que me acometeram e foram curadas: tricot e ponto cruz etc.

Um dos resultados deste mergulho nas vidas passadas é que não fiz quase nada das minhas coisas durante a semana e estou com pilhas virtuais de e-mails para responder e textos para ler. A tendência é a coisa se arrastar pela semana, pois nem sei por onde começar...
*no detalhe uma área quase que transitável... Reparem na cara de 'paciência meio ultrajada' do Eric

Marcadores:


regras na wikipedia


Semana passada tive de trocar as senhas públicas do Vamos Blogar? porque um idiota entendeu de colocar lá links remetendo para páginas com vírus. A sorte é que, em sendo um idiota, simplesmente copiou e colou estes emails de virus que recebemos todos os dias. Um amador. Qualquer cracker teria posto uma atraente mensagem combinando com o conteúdo do blog, que atrairia muitos cliques.
Assim, o que era para ser um projeto aberto e colaborativo, resta colaborativo, porém menos aberto, pois os participantes terão de usar senhas próprias para postar e as postagens por email não existirão mais.

Parece que o vandalismo da web é o mesmo que assola as ruas, onde aquilo que é de todos é destruído com prazer por poucos. E eu nem vou entrar, neste momento, na idéia de pensar as causas deste destruir por destruir. Já chegam as conseqüências.

Conseqüências que atingem agora a Wikipedia, onde seu fundador pensa em impor algumas regras editoriais para evitar o vandalismo. Em entrevista ele aponta a necessidade de achar um ponto de equilíbrio entre proteger as páginas e fornecer acesso aberto a todos. Uma idéia é de bloquear as páginas onde o conteúdo seja considerado bom o suficiente para permanecer estático.

Um risco no total, pois os critérios e os donos dos critérios deste "bom o suficiente" serão possivelmente muito discutíveis. Além disso, aponta para uma finalidade estática naquilo que deveria ser um projeto sempre dinâmico e inacabado, pois as páginas permaneceriam dinâmicas enquanto "discutíveis".

No meu entender, por aqui se perderia a essência do projeto que, além da colaboração, é o inacabamento. Seria mais uma fonte de conteúdo quase que cristalizada e sujeita as picuinhas editoriais que conhecemos tão bem.

:: em tempo: a notícia é da Reuters e André Lemos a distribuiu na lista Cibercultura

Marcadores: ,



sexta-feira, agosto 05, 2005

Washington nomeia coordenador para transição em Cuba


mas que topete, para não mencionar as coisas óbvias!

O governo dos Estados Unidos nomeou na quinta-feira Caleb McCarry, um membro do Comitê de Relações Internacionais da câmara dos deputados, como coordenador de seu programa para promover uma transição democrática em Cuba.O posto de coordenador da transição em Cuba foi criado no ano passado por uma comissão nomeada pelo presidente George W. Bush para preparar a estratégia de Washington visando ao futuro de uma Cuba pós-comunista. [WASHINGTON - Reuters]

Fico pensando em quantos negócios já estão sendo feitos por antecipação...

Marcadores: ,



terça-feira, agosto 02, 2005

a blogosfera em Agosto


O estado da blogosfera em Agosto é o resultado da periódica pesquisa da Technorati. A blogosfera continua dobrando de tamenho a cada 5 meses.
Technorati Tags: , , , , ,

Marcadores: , , , ,



segunda-feira, agosto 01, 2005

Blogar por liberdade


Para comemorar seus 15 anos, a EFF, que combate a censura e a vigilância na era digital, lança uma maratona de blogativismo
Rafael Evangelista

Não muito conhecida entre as organizações que apóiam os movimentos sociais, a EFF (Eletronic Frontier Foundation) é uma das ONGs que mais trabalho tem tido nestes tempos em que a vigilância e a censura são usadas com frequência sob o pretexto de combater o terrorismo. Liberdade de imprensa e de expressão, livre uso e redistribuição de conteúdos na internet e direitos de privacidade na era digital estão entre as principais preocupações da entidade. Governos autoritários e corporações gananciosas são seus principais inimigos.

No final de julho, a EFF completou 15 anos e, para comemorar a data e manter vivos seus objetivos, lançou entre seus ativistas o que chamou de blog-a-thon, ou seja, uma espécie de maratona blogueira pela liberdade no mundo digital. A idéia é fazer com que os ativistas ou simpatizantes da EFF, entre 19 de julho e 2 de agosto, escrevam sobre quando tiveram um "estalo" e perceberam que era preciso levantar a voz para defender seus "direitos digitais".

Para facilitar a redação, a entidade sugere que os blogueiros digam "quando se decidiram a lutar pelo direito:

- de permanecer anônimo na rede;
- de usar da livre expressão;
- de fazer uso justo de obras sob direito autoral e uso ativo de obras sob domínio publico;
- de ter privacidade sobre os conteúdos que lê;
- de se ver livre da vigilância governamental;
- de mexer e melhorar equipamentos e máquinas;
- de estar livre para aprender sobre tecnologia e compartilhar conhecimentos"

Cada um desses relatos publicados em blogs e sites deve estar identificado com um pequeno selo que indica que o autor participa da campanha. Esse selo também serve para que os relatos sejam rastreados e seus link sejam agregados em um site. Alguns desses textos são bastante interessantes e mostram como as tentativas de restrição à comunicação e ao compartilhamento de cultura e conhecimentos afetam a vida de muitas pessoas.

>> leia mais

Publicado em http://www.planetaportoalegre.net/: 01/08/2005.
Obrigada, Elenara!

Technorati Tags: , , , ,

Marcadores: , , ,