sábado, agosto 20, 2005

anacronia do tempo


Estou quase virando Proust numa tentativa de recuperar o tempo e, mais ainda, de verificar se a vida (a minha) foi autora desta última semana. A resposta é 'médio'... Entre se deixar levar ou ser empurrada por tudo aquilo que se multiplica no 'mundo do trabalho' e ter consciência de que a crítica não o exime de estar mergulhado até as orelhas no criticado e que, no final, a sobrevivência é a essência do processo, fiquei como que 'boiando' no meio, no médio, no possível.
Se isso aqui fosse um diário apenas, eu teria muita coisa para contar. Fiz muito e pensei pouco nos intervalos. E não estou com vontade de contar.

Faço excessão para a criatividade das crianças que, graças!, é algo com que se pode contar. Assisti ontem, no CM, a apresentação dos trabalhos da sexta série, realizados dentro de um projeto que se pretende interdisciplinar, sob o tema geral de A influência dos meios de comunicação na vida das crianças e adolescentes do CMPA.
As apresentações dos grupos não tiveram formato acadêmico, foram mais na forma de teatro. Famílias lidando com a comunicação no dia a dia dos jovens. Destaque para o papel da televisão, do telefone celular e da internet, embora o rádio e jornais estivessem presentes.

Falaram muito sobre a domesticação que a televisão pode causar, a par da informação. Falaram dos perigos da internet (divulgação de informações pessoais), a par do potencial para informação, comunicação e pesquisa. Usaram muito o telefone celular nas cenas, porém sem o incluir diretamente como meio e sem intuir o aspecto híbrido que estes diversos meios podem assumir quando conjugados. Faltou, também, falar da midia alternativa, das possibilidades de construir cada um o seu espaço comunicacional e, sobretudo faltou a visão estratégica do uso dos meios de comunicação. (falta aqui não das crianças, mas da orientação do trabalho, que eu não sei como foi feita)

Eu teria orientado todo este processo usando blogs, pois este trabalho foi feito ao longo do ano. O trabalho seria mais visível, interativo, inclusive entre os grupos e, com certeza, teria outra amplitude. Aliás, sugeri isso para a sétima série, mas os colegas não aceitaram. Trabalhar com tecnologia ainda é um grande problema nas escolas. Principalmente porque aumenta o trabalho do professor sem que lhe seja dado tempo remunerado para tal trabalho. Levar mais trabalho para casa ninguém quer ou pode.

Numa outra esfera, a turma de estagiários de educação física começou sem problemas. A maioria está preparada para assumir as aulas e só necessita adquirir a experiência da escola e dos processos que acontecem dentro da escola, as relações com alunos e colegas, a rotina, o trabalho em equipe, ...

Em outra esfera ainda, este semestre vou cursar uma disciplina do PGIE, Avaliação e produção de materiais para inovação didático-pedagógica em educação a distância, que penso será bem interessante. Uma das coisas que pretendo levar à discussão é a alternativa entre repositórios de materias (tradicional) e a hospedagem distribuída dos mesmos (web 2 style).

Marcadores: , , , , , , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]