sexta-feira, setembro 30, 2005

pesquisa quantitativa sobre Blogs


Survey of the Biblioblogosphere: Results
  • divididos em quatro grupos:

  • dados demográficos pessoais,

  • dados demográficos em relação ao blog,

  • atitudes e comportamento

  • razões pelas quais bloga


quinta-feira, setembro 29, 2005

desabei


Ontem , ao chegar das aulas, literalmente desabei. Tudo indica que não tenho mais pique para jogar basquete com guris de 12 anos, extremamente ágeis e fanáticos pelo esporte.
Em tempo: o pompom de camiseta do Grêmio é a Yshana que sempre aproveita o colo de alguém.
A foto um flagrante registrado pela oposição.

Technorati Tags:


quarta-feira, setembro 28, 2005

direito à vida, uma questão de classe


Eu já havia conversado sobre aborto em algumas rodas por aí, quando este assunto surgia e a conversa virava debate. Nestes momentos, os presentes se dividiam nas opiniões e abordagens. Além das opiniões conflitantes, era evidente a variedade de lugares de onde partiam e que sujeitos coletivos transpareciam nas falas.
Uns partiam do ponto de vista jurídico, como se tudo pudesse se resumir na lei, nos direitos legais e numa determinada ética. Outros procuravam colocar o assunto sob um ponto de vista da espiritualidade, da moral e dos direitos humanos, tanto da mulher, quanto do feto, trazendo ou não a religião para ajudar na argumentação. Outros, ainda, traziam o ponto de vista da biologia, da fisiologia, procurando situar o que é e o que não é vida e todos os meio termos possíveis, se possíveis são.

E a coisa se enrolava. Se é certo que um ser humano em formação tem direitos, será que estes são reconhecidos somente a partir da formação de seu sistema nervoso? Falando nisso, quando é mesmo que este se forma? E quanto aos direitos da mulher sobre seu corpo? E do ponto de vista legal? A pessoa tem direitos, mas se torna pessoa exatamente quando? Hoje, o mesmo avanço da medicina que proporciona que se possa detectar má formação nas primeiras semanas de vida, também proporciona que fetos com menos de cinco meses de gestação sobrevivam e se desenvolvam normalmente. É difícil achar um consenso que una o jurídico, o biológico, o ético e o espiritual.

No meu entender, a interrupção da gravidez, interrupção da vida de um ser em formação é uma decisão difícil e fora da possibilidade de participação daquele que vai sofrer indefeso a pior parte do processo. Uma decisão que fere o direito mais fundamental: o direito à vida. É, portanto, uma questão difícil que não pode ser tratada como se fosse uma questão única, pois nela se misturam e contrapõem inúmeras outras questões e diferentes direitos. Em relação à descriminalização, cada caso é um caso e, de cara, ficaria fora de qualquer possibilidade de descriminalização e, muito menos, de legalização, o aborto cuja motivação fosse apenas a vontade dos pais ou gravidez indesejada. Porém, apontar isso, desta forma, implica um julgamento que não é direito de ninguém fazer.

Atualmente, o aborto no Brasil é permitido nos casos de incesto, estupro e para salvar a vida da gestante. A interrupção da gravidez nos casos previstos deveria ser realizada pelo sistema público de saúde. O que hora está em discussão é o anteprojeto de lei de descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação e em qualquer idade gestacional, quando a gravidez implicar risco de vida à mulher ou em caso de má-formação fetal incompatível com a vida. O anteprojeto de lei assegura que o SUS realize a interrupção da gravidez e determina, também, que a intervenção seja coberta pelos planos privados de assistência à saúde. Além disso, revoga os artigos do Código Penal que tratam o aborto como crime e institui a necessidade de autorização do Ministério Público, além dos responsáveis legais, para que a interrupção seja realizada em menores de 18.

Penso que descriminalizar o aborto quando a gravidez implicar risco de vida à mulher ou em caso de má-formação fetal incompatível com a vida é uma medida acertada, pois se trata, em última instância, de preservar a vida. Muito mais justificadamente que nos casos de incesto ou estupro, onde poderiam ser seguidos outros caminhos de cuidado e amparo, preservando-se as vidas. Porém, o acionamento deste amparo legal deve ser rápido e facilitado, sem custos e livre da morosidade de tramitação dos processos, ou não terá efeito.

É possível, ainda, discutir o que seria risco de vida e anomalia incompatível com a vida. Anomalia incompatível com a vida é, por exemplo, o caso de fetos anencéfalos. Um feto anencéfalo, segundo entendi, tem todas as funções vitais quando em formação, mas não está vivo, encontra-se como um paciente que tem morte cerebral, suas funções vitais cessam após o nascimento da mesma forma que as funções vitais dos pacientes com morte cerebral cessam quando são desligados os aparelhos que as mantém.

Sei que há pressão grande para que o aborto seja permitido por lei em qualquer circunstância, porém, isso está longe de ser uma medida progressista e libertadora. É uma assinatura embaixo da irresponsabilidade e da falta de condições de vida, educação e saúde. No nível daquela idéia de acabar com a pobreza acabando com os pobres, seja nas alternativas aparentemente bem intencionadas de esterilização em massa, seja pelas soluções definitivas dadas pelos esquadrões da morte. Por outro lado, alguns estudos comprovam que a ilegalidade não impede que os abortos continuem a ser feitos, implicando na morte e na mutilação de muitas mulheres.

Até aqui não falamos do contexto onde estes direitos e leis atuam. E estes são determinantes das coisas serem como são. Quem morre em casa e nas clínicas clandestinas é quem não pode pagar por um atendimento digno. E esta é a questão de classe. Engravidar prematuramente, sem condições materiais, sem condições de saúde física e mental, sem conhecimento e, portanto, sem condições de planejar sua vida e reprodução é uma possibilidade muito real para as mulheres das camadas mais pobres e desamparadas da população. Porém, isso não justifica que o ser humano em formação, conseqüência de todo este problema, seja eliminado como se causa fosse. Antes cabe mudar uma sociedade que tudo tem e tudo pode, mas só para alguns.

É por aí que este assunto me fala mais de direito a vida, num sentido amplo, do que de direito à interrupção da vida, num sentido particular, e, também, me impede de ver uma solução que atenda todos os casos e que atue sobre as causas evitando as conseqüências.

Ainda sim, nesta questão tão desafiadora, o ponto de vista último é o pessoal, individual, intransferível compromisso consigo em todos os sentidos. Não há lei que possa nos salvar daquele juiz interior, da dor da decisão e do convívio com suas conseqüências. Não há tecnologia que possa simular o estar na situação de ter de tomar a decisão de interromper uma gravidez e nem intuição que possa nos guiar em previsões neste sentido. E não há, também, forma de escapar das perdas. Por isso, o assunto segue sendo controverso e difícil, trazendo mais questões que soluções possíveis.

* Este texto é a minha parte na blogagem coletiva do Nós na Rede pelo Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe. Visite o Nós na Rede e veja a listagem dos demais blogs que aderiram ao movimento.

Technorati Tags: , , , , , ,


terça-feira, setembro 27, 2005

telescópios na escola


Vale uma visita neste projeto super interessante:

O programa educacional Telescópios na Escola visa o ensino em ciências utilizando telescópios robóticos para a obtenção de imagens dos astros em tempo real. Os telescópios são operados remotamente através de uma página web, não necessitando de conhecimento prévio em Astronomia.

O uso de telescópios em educação é uma forma agradável e eficiente para os alunos experimentarem ciência e tecnologia enquanto exploram a sua vizinhança no Universo. Os jovens, e aqui estão incluídos os professores, gostam de alcançar novos horizontes. Através deste programa, eles próprios passam a ser os exploradores; escolhem quais objetos estudar (estrelas, planetas, asteróides, cometas, galáxias, etc.); planejam e fazem as observações, com apoio dos membros do projeto; decidem como trabalhar com os dados e ainda aprendem como fazê-lo.

As atividades pedagógicas previstas objetivam desenvolver as habilidades e competências dos alunos no uso do método científico em projetos interdisciplinares, a partir de observações astronômicas, já que a astronomia éuma área interdisciplinar por excelência. Assim, os projetos pedagógicos deverão integrar as áreas de matemática (para correção de medidas, por exemplo), computação, física, química, história, geografia (com estudos sobre regiões e realidades sócio-culturais dos sítios de observação), antropologia (para estudos comparados sobre a diversidade cultural dos conceitos astronômicos), artes (representação simbólica e plástica de objetos astronômicos), mitologia, etc. Essas atividades terão níveis diferenciados de complexidade, que podem ser adequados aos vários graus do ensino e realidades regionais.


Telescópios na Escola

O observatório do Colégio Militar bem poderia estar neste projeto.
update: tive informações que nosso observatório, o Observatório Parobé, aparece com o sendo da UFRGS, por sermos conveniados com ela, embora quem opere e toque o observatório seja o CMPA. Estranho nem constar o nome da escola ...

Technorati Tags: , , , ,

blogagem coletiva - Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe


No dia 28 deste mes de Setembro, ou seja, amanhã, haverá mais um dia de blogagem coletiva em torno de um tema relevante. Trata-se do Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe e os blogueiros do grupo blogleft estarão puxando mais um movimento Nós na Rede.

O aborto é um tema controverso e a sua descriminalização em casos específicos uma necessidade. Porém, sobre todos estes temas os argumentos são apaixonados e dignos de toda a consideração. Quem estiver lendo este post, venha se juntar ao grupo nesta blogagem coletiva, divulgue este post-convite e, amanhã, poste a sua mensagem e linke o Nós na Rede.

O logo para ser adicionado ao post pode ser copiado aqui >> http://static.flickr.com/22/41152505_667e709970.jpg, ou nos blogs que fizeram parte da blogagem de sete de setembro (outras cores).

Para maiores informações sobre o tema:
:: Campanha luta pela descriminalização do aborto na América Latina e Caribe
:: Aborto no Brasil - página de bioética da UFRGS.
:: Bioética e Reprodução - UFRGS
:: Mulher ou sociedade: quem decide sobre o aborto ?
:: Outro olhar sobre a luta pelo direito ao aborto
:: Grupo começa a discutir descriminalização do aborto neste mês
:: Governo adia entrega de projeto sobre aborto
:: A favor e contra
:: CNBB divulga documento contra distribuição de contraceptivos e aborto

Technorati Tags: , , , , , , ,


domingo, setembro 25, 2005

e com vocês a Uncyclopedia*


Que se define assim:

Uncyclopedia is an encyclopedia full of misinformation and utter lies. It's sort of like Congress or Parliament.**

A institucionalização da não-informação pelo menos está as claras :)
Quem sabe temos alguma colaboração brasileira para os Cem piores filmes de todos os tempos.

* pesquei este registro em um blog muito interessante que achei por aí >> O Escriba da revolução v2.0
** isto é um estímulo para aprender outra língua. Comece colando em http://world.altavista.com/.




sábado, setembro 24, 2005

Google compra a Rede Globo?


Sinais de fumaça contam que o Google está investindo em TV por IP e em vídeo sob demanda. Estão recrutando profissionais especialistas nesta área.

Os mais alarmistas apregoam que o Google está prestes a adquirir a Rede Globo e transformar os astros do plim plim em astros googlais. Tomara que a NET esteja no pacote ...

(brincadeirinha, nada como um boato para assanhar um sábado morno)

o boato :) saiu aqui.

Technorati Tags:

Apolonio de Carvalho


Morre aos 92 anos o primeiro general do PT, Apolônio de Carvalho.

Figura legendária, a trajetória de vida do primeiro general do PT se confunde com o roteiro de um romance épico. Oficial do Exército brasileiro, engaja-se na luta democrática contra a ditadura getulista. Preso em 1935 como membro da Aliança Nacional Libertadora (ANL), vive, com centenas de outros presos políticos, o drama retratado por- Graciliano Ramos, em Memórias do Cárcere.

Libertado, filia-se ao PCB e segue para a Espanha juntamente com outros milhares de revolucionários internacionalistas de todas as partes do mundo para lutar contra as tropas nazifascistas de Franco, em defesa da República popular; como os personagens de Por Quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway.

Derrotado na Espanha, Apolônio, o "Apolinário" de Jorge Amado em Subterrâneos da liberdade, asila-se na França, junta-se à Resistência e participa da guerrilha dos maquis, responsável por importantes e decisivas derrotas das tropas de ocupação alemãs.

[leia na Fundação Perseu Abramo este e outros textos]

Technorati Tags: , , , ,

esta semana


as minhas rosas
barranco, postada por suzzinha.
De tempos em tempos me acomete uma síndrome que, em criança, me fazia sapatear e/ou chorar por horas, sem descanso. Agora, é difícil eu sapatear em público, até porque não combina muito com a idade, para dizer o mínimo. Porém, isso não evita que eu sinta vontade e que estes episódios de tédio+ira+frustração+revolta+... aconteçam de vez em quando.
Esta semana foi assim: de sapatear. Não por nada muito definido, profundo ou digno de um ataque de raiva. Mas por pequenas coisinhas que foram se amontoando no hori zonte de cada dia.

Um aluno se machucou sério na minha aula, outro quase; não veio resposta , ainda, da banca que julga a minha passagem direta ao doutorado (além de não poder receber nenhuma ajuda para apresentação de trabalhos, vou ter de me inscrever na seleção do doutorado pagando a taxinha de inscrição); venceu o seguro do carro e o orçamento da renovação mataria qualquer cardíaco; minha cachorrinha definitivamente está com Alzeimer ou algo parecido; Seu José, pelo terceiro mês consecutivo, atorou as minhas orquídeas e não cortou fora uma floresta de ervas daninhas do barranco; encaminhei a DE no colégio, porém nuvens negras pairam no horizonte; continuo não conseguindo fazer uma dieta decente e cada um destes itens anteriores me fez comer uma tonelada de doces.

Viram só? Nada de muito ruim, porém a soma deles não combina, dá um número impossível, o código entra em loop e engasga.
Por isso o silêncio aqui, por isso o silêncio de todas as coisas que eu estava escrevendo, por isso o sumiço. Não fui a nada que não fosse obrigatório e vou ficar que nem um urso hibernando neste fim de semana. Enquanto isso, um deboche de primavera faz de conta que chega lá fora. Nem os passarinhos estão acreditando muito...

.............when you're sure you've had enough of this life, well hang on.

Technorati Tags:


terça-feira, setembro 20, 2005

o nosso norte é o sul


Pra me aquecer mate quente,
pra me esfriar geada fria.
Não vai ficar pra semente
quem nasceu pra ventania.


segunda-feira, setembro 19, 2005

netvibes



netvibes, postada por suzzinha.

Netvibes uma ferramenta à la webnote, gera uma página paticular com conteúdo a sua escolha. Podem ser adicionados feeds rss isolados ou, até, um arquivo opml inteiro. É possível ter na página um webnote pequeno para recados, previsão do tempo e busca no google.

Os módulos de conteúdo são móveis podendo sua disposição/edição ser feita/alterada facilmente.
Infelizmente a página é visível apenas para o usuário e, tendo um login e senha, é possível acessá-la em qualquer lugar. Pode ser interessante para projetos colaborativos.


Desta vez sobre os WIKIS


Os WIKIS são o assunto deste mes da newsletter do Senac-SP. Ivanir Costa discorre sobre o assunto, trazendo a palavra de muitos profissionais da educação. Estou lá entre eles, colaborando com uma experiência desenvolvida na Ufrgs e com alguns comentários sobre o assunto.

O link para a matéria é: Wikis fazem a internet colaborativa

Technorati Tags: , , ,

História da Comunicação


Uma linha do tempo interessante, proposta por Nathan Shedroff, traz a história da comunicação desde 35000 AC até 1998 DC. Cores diferentes vão marcando as ocorrências de cada período, como a Linguagem, a Escrita, Matemática, Computação, Difusão,...

O projeto está em construção e as categorias estão ainda agrupadas juntando, por exemplo, rádio e televisão na mesma legenda. Seria interessante se esta linha do tempo pudesse ser, ela mesma, multimídia.

Obrigada, Elmine!
Technorati Tags: , , , ,


domingo, setembro 18, 2005

direto de chiapas


Estou escutando as discussões da Primera Sesión Plenaria de la Otra Campaña, ao vivo de Chiapas, pelo Centro de Medios Independientes del Sureste Mexicano.
É nestes momentos que a Internet se alia para divulgar a palavra que, por outros meios é calada.
Para quem quiser ouvir, hoje das 9h em diante:

http://orelha.radiolivre.org:8000/cmldf.ogg.m3u , ou em outros espelhos encontrados em IMC Chiapas.

Obrigada Elenara!

testando ferramentas: Writely e FooPad


Me cadastrei no writely (dica do Sérgio) e estou testando o editor colaborativo, que tem uma interface fácil e que não demora à carregar. Os documentos podem ser compartilhados para edição conjunta com outros usuários e, depois, publicados como página web ou postados no blog (blogger).

Este texto será um teste das possibilidades do editor e, também da ferramenta de postagem. O editor tem a opção de modo de edição em html e em texto e apresenta a maioria dos comandos de edição.

Fiz um cadastro para teste no FooPad, um aplica  tivo web que, mediante inscrição, gera um wiki. O meu é  este aqui: http://suzzinha.foopad.com/page/ e só pode ser editado (aí difere do normal dos wikis) mediante o login e senha.

Technorati Tags: , , , , ,


sábado, setembro 17, 2005

think free, uma alternativa ao MS Office



think free, postada por suzzinha.

Na foto o ThinkFree Write, editor de textos que substitui o MS Word e um pequeno texto que escrevi. Existe ainda o Think Free Show, que faz apresentações como MS Power Point e o Think Free Calc, que substitui o MS Excel. O aplicativo possibilita postar diretamente em algun s serviços de blog e, também, criar arquivos pdf. Dá para experimentar a versão demo ou se registrar para uma conta gratuita. Possivelmente, haverão contas não gratuitas com mais opções.
O demo não permite salvar o documento gerado, mas não fiz inscrição para saber se a versão gratuita faz isso. Alguém se habilita a experimentar? Este post veio de uma dica do Anibal

Technorati Tags: , ,


quinta-feira, setembro 15, 2005

entre o público e o interesse privado


Acossados pela violência, poluição e, também, pela invasão das máquinas no espaço que antes era público, alguns se refugiam em shopping centers e outros bunkers de consumo e pseudo segurança, abrindo mão do que antes era lugar de gente: as ruas e as calçadas, os parques e as praias. E esta calamidade se estende aos poucos para a internet, pressionando as comunidades colaborativas e livres com senhas e portais gigantescos, com leis e formas de propriedade. É do que fala este interessante artigo de Paul Mobbs, reproduzido pelo Observatório da Imprensa, que diz lá pelas tantas:

De várias formas, nossos espaços comuns têm sido subtraídos, entregues a interesses privados. Conseqüentemente, a capacidade de organização e protesto em torno de questões locais e nacionais tem sido marginalizada. Torna-se cada vez mais difícil o engajamento popular, uma vez que os espaços públicos, embora abertos aos nossos direitos de consumidores, encontram-se inacessíveis aos nossos direitos civis e políticos.

E segue contando o que vem acontecendo com a internet na lógica da privatização dos espaços comuns, no sequestro da expressão livre.
Vale a pena ler.

Technorati Tags: , , , , ,

Marcadores: , , , , ,



quarta-feira, setembro 14, 2005

frio ... frio ... frio ...


Nestes dias frios, onde a cor mal consegue pintar um pouco o cinza insistente, o parque é só solidão ...

Marcadores: , ,


novidades na blogosfera e adjacências


Só para registrar:

Google associa orkut com gmail e várias teorias conspiratórias circulam na blogosfera. mais infos no Estadão

E para aumentar ainda mais a abrangência, lança o Blog Search, sistema de busca específico para conteúdos em blogs. Numa olhada rápida dá para perceber que blogs 'blogspot' são os primeiros a aparecer.

enquanto isso... chove lá fora, está um frio danado e eu estou com sono e cheia de coisas para fazer.

Technorati Tags: , , , , , ,

Marcadores: , , , , , ,



sábado, setembro 10, 2005

antes da tempestade


Foi só falar em primavera e solzinho que o tempo fechou, os ventos desataram a enloquecer o meu sino e o meu latifúndio vertical mostrou as cores da chuva.

Roupas fora do varal, janelas fechadas e pode vir tempestade!

Marcadores: , ,


Jogos Internos CMPA


cerimônia de abertura
abertura, postada por suzzinha.

Era onde andava Su nos últimos dias, depois do sete de setembro. Como sempre a gurisada aderiu entusiasmada aos jogos que acontecem todos os anos. Na foto acima um panorama da abertura dos jogos, com o sol tímido deste fim de inverno, e o colégio todo em forma na cerimônia de abertura.

As competições envolvem atletismo, orientação, voleibol, basquetebol, handebol, futebol e futsal. Existem, também, jogos de newcomb e caçador para os pequenos, além de outras atividades como futebol no sabão, escalada.

Um dos pontos altos dos jogos é a corrida das arcadas onde competem alunos de todas as séries e que tem como vencedores o aluno e a aluna que conseguirem dar a volta mais rápido por dentro das arcadas que circundam o colégio. É uma prova em que os menores participam, mesmo sabendo que só tem chance de vencer com o tempo e onde alguns alunos surpreendem, vencendo colegas mais desenvolvidos e com mais idade. Vou ver se pego uma foto legal, pois esta e outras provas dos jogos foram adiadas ontem, por causa da chuva.

atletismo visto de dentro do estádio
atletismo, postada por suzzinha.
Na foto, a vista do estádio Ramiro Souto na Redenção durante a competição de atletismo.

Uma excessão nestes anos de jogos foi o sol quente na competição de atletismo, a primeira dos jogos e sempre a mais tumultuada de organizar. Nesta e em todos os desportos a gurisada compete dentro de sua faixa etária.

atletismo
atletismo, postada por suzzinha.

Aqui está o meu ângulo de visão das provas, porque eu estava na mesa de inscrição/apuração.


Marcadores: , , , , ,



quarta-feira, setembro 07, 2005

outro sete de setembro


ou de como a nossa ( ) in ( ) dependência vem tentando (ou não) acontecer.

Conta a história da história que o nascimento de Cristo não foi em 25 de dezembro, que foi um pouco antes, lá por abril. Lá vai a ciência desvelando mais uma mentira famosa. Conta que a Igreja, para dar um empurrãozinho no cristianismo colocou o Natal bem na data de uma festa pagã popular. Sabe como é, festejando juntos, aos poucos os festejos e as festas se identificam e se diluem uma na outra. Foi assim que a festa do sol virou natal.

Foi mais ou menos assim que o sete de setembro marcou a independência do Brasil. Não que alguns fatos , o grito no Ipiranga, a separação legal do Brasil de Portugal etc., não houvessem ocorrido, porém faltou a essência da coisa: a independência. Aliás, a verdade, como no caso da data do nascimento de Jesus, não era importante. Importante era a forma que lhe foi dada.

Já nos disse Debord (1997, p. 18) que quando o mundo real se transforma em simples imagens, as simples imagens tornam-se seres reais e motivações eficientes de um comportamento hipnótico. E a nossa independência é uma imagem tantas vezes recriada que temos como dado aquilo que precisa ser construído.

No Brasil do século XX, conviveram e lutaram entre si três projetos de desenvolvimento e de sociedade (FRIGOTTO, 2004 ; FIORI, 2002): liberalismo econômico, nacional desenvolvimentismo, desenvolvimento econômico nacional e popular. O primeiro, baseado no ajuste fiscal, na redução do Estado, esteve (está?) recentemente atuante, dando sustentação ao governo de Fernando Henrique Cardoso; o segundo, foi o expoente da era Vargas, com seus avanços e suas mazelas e cuja legislação trabalhista vem sendo posta em questão hoje. O terceiro, o plano de construção de uma nação soberana que se relacione internacionalmente em autonomia, considerando a nossa história e valorizando nossa cultura e valores, nunca esteve no poder. Esperava-se que chegasse ao poder quando assumiu Lula.

Os dois primeiros projetos, cada um ao seu modo, legalizaram a desigualdade e a forma excludente de ser de nossa sociedade. Do terceiro, esperava-se que pudesse por fim à nossa dependência e subordinação ao capital e às suas personificações internacionais. Isso implicaria, entre outras coisas, em rever/renegociar nossa dívida externa ; em implantar uma reforma agrária que evitasse que, num país imenso e deserto, milhões de pessoas não tivessem a oportunidade de plantar e viver; uma reforma social (tributária, educacional etc) que diminuisse o fosso de desigualdade.

Porém, para se tornar elegível, Lula e o PT venderam a alma, estabeleceram alianças indefensáveis, que alguns (e eu entre eles) consideraram estratégicas e que hoje vêm a fazer com o governo e o partido a mesma homogeneização com as forças de direita que a igreja conseguiu implantar, num certo sentido estratégico também, entre cristianismo e paganismo ao alterar a data do nascimento de Jesus. Assim, como que se cria uma direita progressista que apoia Lula e uma esquerda moderada que põe em prática os projetos da direita. Deste estranho casamento surge a conjuntura a que estamos submetidos agora e que não deveria, mas surpreendeu a esquerda que acredita que um outro Brasil é possível.

No meu entender, adiamos mais uma vez a possibilidade de legitimar os festejos de sete de setembro e realizar de fato a nossa independência. A resolução da crise que estamos vivendo vai apontar o tamanho deste adiamento. Cabe a esquerda olhar para trás e ver onde as ações acumuladas romperam o limite da medida e determinaram uma trajetória diferente para o seu projeto. Cabe, também, não se deixar levar pelos oportunismos gerados pelo contexto, os quais a direita mais reacionária vem aproveitando tão bem. Desconsiderar as imagens e evitar o comportamento hipnótico.

O que faz um pesquisador quando o fenômeno estudado remete para um beco sem saída? Além de considerar bem se este sem saída é definitivo, o normal é voltar aos dados , à história e ver onde a trajetória eventualmente se desviou. Não permitir que a aparência encubra a essência das coisas. Porque a realidade não se mostra imediatamente ao homem (KOSÍK, 1976). Por isso, muitas vezes, as pessoas conhecem ou manejam a realidade, mas não a compreendem. A divisão do trabalho coopera para a fragmentação do conhecimento e a visão parcial da realidade imediata e, também, para a aceitação de afirmações que até invertem o sentido das coisas.

Neste sete de setembro, proponho uma reflexão que considere que estamos juntos num país e num mundo onde os bons frutos da nossa prática social e do nosso conhecimento se multiplicam e, ao mesmo tempo, se concentram nas mãos de uma parte da humanidade cada vez menor. Uma reflexão que possa pensar alternativas à partir desta consciência e que possa nos conduzir à verdadeira independência. Uma independência que não é um prescindir do outro, ao contrário, uma independência que parte da consciência de nossa interdependência como seres humanos e da autonomia como imperativo ético.

update 12:10 >> vamos as referências:
DEBORD, G. Sociedade do espetáculo Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FIORI, J. L. Nome aos Bois. Instituto da Cidadania. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2002.
FRIGOTTO, G. Brasil e a política econômico-social: entre o medo e a esperança. Trabalho necessário. ano 3 n. 3 Rio de Janeiro: UFF, 2005.
KOSÍK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

update 12:25 em diante >> outros posts dos blogleft:
:: Nós na Rede - Ações coordenadas de blogagem coletiva, projeto que nasceu da Blog-Left (copiei da Elenara) >> a qualquer momento deste batday.
:: Pátria - Afonso
:: Sete de setembro com Nós na Rede - Elenara
:: Hoje é feriado, mas eu trabalho - Lixo tipo especial.
:: Ode ao umbiguismo - Monicômio
:: Independência ou Morte - Túlio Vianna
:: O que significa independência hoje - Stuck in Sac
:: Independência e Corte - Lucia Malla
:: O país do swing é o país da contradição - Denise Arcoverde
:: Independência ou Maya - smart shade of blue
:: Às margens do Ipiranga - NCC
:: Te amo mesmo assim - Pensar Enlouquece
:: Como mulher de malandro - Contra o Consenso
:: Repensando a independência - Cynthia Semíramis

update 15h >> outros blogs que aderiram, coletado pela Denise:
:: Brasil - À Francesa
:: Brasil - Pelo Cordão - C.O.S.F. Com o sotaque francês
:: Design brasileiro - Básico e Necessário
:: Dia da independência do Brasil - Nutriane
:: Independence Day - Chez Moi
:: Liberdade, Liberdade - Encontros do Cotidiano (minha mãe)
:: Meu País - Papel Maché
:: Onde cantam os sabiás... - Tudo Pode Acontecer
:: Pátria Amada!!! - Entre Dois Mundos
:: Sete de Setembro - A Sopa no Exílio
:: Sob o mesmo céu - Macaxeira Blues

Tags: , ,

Marcadores: , , , , , , , , , ,



terça-feira, setembro 06, 2005

segurança na Internet


Saiu a cartilha de segurança para a Internet da CERT que:
contém recomendações e dicas sobre como o usuário deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de ameaças na Internet. Além disso, apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet e fornece uma série de procedimentos que visam melhorar a segurança de um computador.
O conteúdo aborda assuntos como:

* 1. Segurança de Computadores
* 2. Senhas
* 3. Cookies
* 4. Engenharia Social
* 5. Vulnerabilidade
* 6. Códigos Maliciosos (Malware) >> aqui explica tudo sobre virus, pishing, trojans e spywares.
* 7. Negação de Serviço (Denial of Service)
* 8. Criptografia
* 9. Certificado Digital

Uma boa leitura e referência.

Marcadores: , , ,



segunda-feira, setembro 05, 2005

Telefones móveis para a aprendizagem


Eu queria ter mais informações sobre este projeto. MobiLed é o nome e envolve gente da Africa do Sul, Brasil, USA e Finlândia. Parece que inclui a utilização de tecnologias móveis, wikis, blogs etc na aprendizagem em comunidades de países em desenvolvimento.

Marcadores: , ,


Na dúvida, mundo se informa por blogs


Artigo da Folha de São Paulo enviado para a lista Intermezzo:

Se o 11 de Setembro foi o evento marcado pelos recados nos celulares e pelos e-mails enviados pelas vítimas e o período oficial da Guerra do Iraque não viu mais do que meia dúzia de diários virtuais narrarem os acontecimentos do front (como Salam Pax), a tragédia do furacão Katrina entrará para a história como o dia em que a imprensa tradicional cedeu lugar aos blogs.

:: leia mais

No final da reportagem a comprovação do eu falei num post anterior:

Idelber Avelar, fez de seu O Biscoito Fino e a Massa um necessário centro de divulgação de nomes de pessoas, a maioria brasileiros, que se encontravam no centro do furacão e, passado o pior, já deram sinal de vida ou continuam desaparecidas.

update >> Neste tema, uma lista de blogs e outros elaborada pela Denise:

  • Notícias da Destruição em New Orleans - Biscoito Fino.
  • Política de Bush Agrava Desastre do Katrina - Stuck in Sac.
  • Qual é a graça, smirking chimp? - Stuck in Sac.
  • O Haiti é ali - Trovas & Trombos.
  • Save N.O. - Lixo Tipo Especial.
  • Hurricane Katrina, 5 dias depois - Coisas da Laurinha.
  • Race and Class - (P)arte.
  • Solidarité e Fraternité - (P)arte.
  • Katrina - Diario de Bordo.
  • When the levee breaks (ou Ensaio sobre a Cegueira) - Número 12.
  • Muddy Water - Pecus Billis
  • A história de Alex e Oliver em New Orleans - LLL.
  • Esbranquiçamento de corais e aquecimento global - Lucia Malla.
  • Incompetência, descaso, ou ambos? - Nemo Nox.
  • Carta de Michael Moore a Bush - Nothing simple is ever easy.
  • Their potato is baking - Smart Shade of Blue.

  • Technorati Tags: ,

    Marcadores: , ,



    domingo, setembro 04, 2005

    Mapa de informações sobre o Katrina e suas conseqüências



    katrina map, postada por suzzinha.

    O povo das cidades atingidas pelo furacão podem usar este mapa para adicionar informações sobre as condições de diversos pontos das cidades, bem como sobre pessoas desaparecidas e outras informações relevantes. Apenas pede-se que não sejam adicionados pedidos de informação. Um interessnate uso da tecnologia. [mais informações em http://www.scipionus.com/]

    Marcadores: ,


    boa vida...


    yshana na boa vida
    boa vida, postada por suzzinha.

    as delícias de uma velhice assistida ou de como aproveitar ao máximo um berço quase esplêndido...

    Marcadores: , ,


    uma questão de classe


    Li, principalmente em weblogs, alguma coisa sobre o furacão Katrina e todo o desastre que está acontecendo em New Orleans. Assisti os noticiários na TV, mostrando imagens da destruição da cidade e do sofrimento a que estão submetidos seus habitantes.

    Li, também, as emocionadas críticas ao governo dos USA sobre a incompetência e o descaso no socorro às vítimas e, posteriormente, no acolhimento e tratamento dos desabrigados. Li sobre as diferenças de tratamento dos fatos pela imprensa oficial, onde na cata por alimento e água os brancos acham e os negros saqueiam. Aliás, nas imagens da TV quase que só aparecem negros. Embora apenas 30% da população seja de brancos, é surpreendente que quase não apareçam nas imagens.

    Antes e além do racismo envolvido em todo estes tristes acontecimentos está estampada claramente a questão de classe. Quem historicamente não tem facilidade em acessar certos bens (inclusive comida) é tido como assaltante numa situação onde estes bens não estão acessíveis para ninguém. Então, quem na situação normal é reconhecido como quem pode pagar, acha; quem na situação normal é reconhecido como aquele que não pode pagar, saqueia; isso na situação onde qualquer um está tentando sobreviver.

    Aqueles que entendem os USA como um lugar onde os direitos são respeitados, onde uma vida digna está acessível à todos, onde a democracia é exemplo, devem observar em detalhes este desastre em New Orleans. Com todo o aparato tecnológico, os conhecimentos, a estratégia, as táticas preventivas (ops, acho que estas só se aplicam à guerra no quintal alheio), os pobres de New Orleans estão literalmente afundando sozinhos.
    Nesse sentido, Bush teve de ouvir Fidel Castro oferecer 1000 médicos e toneladas de remédio para ajudar New Orleans. Se achasse que é retórica ou oportunismo deveria aceitar.

    Estranhamente tudo isso me fez lembrar algumas palavras de um teórico muito amaldiçoado até pela esquerda:

    Mas, para um marxista, é impossível fazer uma análise sem uma caracterização de classe do fenômeno considerado. Os sistemas ósseo e muscular não esgotam a anatomia de um animal; no entanto, um tratado de anatomia que tentasse abstrair-se dos ossos e dos músculos, ficaria balançando no ar. A guerra não é um órgão, mas uma função da sociedade, quer dizer, da sua classe dominante. É impossível definir e estudar uma função sem compreender o órgão, quer dizer, o Estado; é impossível conseguir um entendimento científico do órgão sem compreender a estrutura geral do organismo, quer dizer, a sociedade. Os ossos e os músculos da sociedade estão construídos pelas forças produtivas e as relações (de propriedade) de classe. (TROTSKY, sd, p. 152)

    e são estes esqueletos que saem do armário nos momentos de crise.

    Para saber tudo sobre New Orleans, não leia a Zero Hora, nem o UOL, tratados de anatomia que esqueceram os ossos, leia o Idelber, jornalismo open source, como diria a Ana.

    Technorati Tags: , , , , , ,

    Marcadores: , , , , ,



    sábado, setembro 03, 2005

    blogs, webquests, projetos etc.


    Lá do Vamos Blogar?:


    Que tal registrar, comentar e avaliar recursos educacionais? :: leia mais
    e
    webquests, pedagogia de projetos e taxonomia de Bloom, o que uma coisa tem a ver (ou não) com a outra?

    Technorati Tags: , , , , , , ,

    Marcadores: , , , , ,



    sexta-feira, setembro 02, 2005

    rss para IM


    rss2jabber é uma nova aplicação que agrega RDF/RSS/Atom feeds e os distribui para clientes de mensagens instantâneas (Trillian etc).
    É possível subscrever múltiplos feeds e selecionar a forma de atualização e o número de artigos que vai receber de cada vez.
    Para experimentar o rss2jabber é preciso ter uma conta no jabber.
    Depois, usando o seu aplicativo jabber favorito, adicione >> rss2jabber@jabber.at à sua lista de contatos e mande este comando:

    help

    depois, por exemplo, mande:

    sub http://slashdot.org/index.rss 3:30 4

    este comando vai subscrever o feed RSS da slashdot, que se atualizará à cada 3h e 30min, enviando 4 artigos por vez. [traduzido 'livremente' de Robin Good]

    Vamos ver como isso funciona e se não aparece logo para outros IM.

    Marcadores: , ,



    quinta-feira, setembro 01, 2005

    BLOGDAY


    Apesar de eu encontrar um dia do blog meio parado, acho que vale a pena aderir ao chamamento e recomendar aqui cinco blogs para que os meus cinco leitores acessem.
    Meu critério de escolha não é indicar os blogs que eu leio mais seguidamente, nem os favoritos neste ou naquele assunto. Pensei em indicar blogs que não tenham sido comentados aqui antes e que eu penso que merecem muitas visitas pela qualidade da produção de seus autores.
    Diário de Bordo - O blog pessoal do Marcelo Cabral, onde ele fala de tudo um pouco. É bom conhecer melhor o autor de um aplicativo que é a alegria de milhões de blogueiros . Software brasileiro que ganha o mundo, o wbloggar.

    O Militante Imaginário - Para descrever este blog uso as palavras do seu autor, Claudio Duarte: O imaginário é real, um fato e um fator, isto é, um gerador de fatos materiais precisos. É um nível concreto, essencial, da práxis social total. É no campo do imaginário-simbólico - e do teórico que o formula - que se legitimam e se re-produzem as taras fetichistas da sociedade da mercadoria - meio onde também se pode fazer sua crítica imanente radical. [...] É nesse campo de disputa aberta que a luta objetiva, hoje praticamente paralisada ou bloqueada, pode encontrar seus pares, criando novos caminhos, novos temas de crítica e práxis, uma nova linguagem e, assim, deixar de ser mera "imaginação".

    Cibercast - Blog de podcasts elaborados pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura. Por André Lemos e Equipe.

    COMCULT - Comunicação, cultura e política, blog de Dênis de Moraes, onde a coletânea de artigos, textos e entrevistas nos convida à reflexão e ao debate.

    Vida de Professor - Rafael Robles escreve sobre o ser professor em diferentes contextos. Da República Dominicana, do Haiti, do Irã.

    Estes são os blogs recomendados deste BlogDay :)

    Technorati Tags: , ,

    Marcadores: , ,


    um novo blog


    ... nada como um dia de muita chuva para se fazer aquilo que estava para ser feito há muito tempo.

    Em vez de reformular o template do blog, resolvi criar um outro blog. Ficará no TRAMSE, juntinho com a minha página e seu endereço é http://www.ufrgs.br/tramse/gutierrez/blog/.

    E como um monte de gente já sabe Onde anda Su?, resolvi deixar a relíquia lá, mas linkada aqui.

    Para inaugurar o blog, a chuvosa foto que capturei na Redenção, em frente à UFRGS.

    Marcadores: , , ,