sábado, março 29, 2008

avatares e cartoons




Cartunize-se! Bah, eu sei bem (ou não :))), como o pessoal adora estes bonequinhos. Quem não está muito afim de dar a cara pra bater, sempre pode dar o boneco.

Mas o Cardoso se superou na investigação da arte de avatarizar a própria figura e escreveu um relatório de pesquisa amplamente documentado. Auto-etnografia pura.

A avaliação dos sites de produção de avatares, inclusive o que produziu eu os meus colegas de trabalho acima, é imperdível. (um link pra quem me achar aí em cima!)

Deixo a dica e saio correndo para mais uma manhã de basquete.

>> Cartoon Yourself Up

Marcadores: , , ,



quinta-feira, março 27, 2008

Zemanta - aplicativo para melhorar o conteúdo das suas postagens ...


Um ghost writer portátil, tele-prompt para postagem ou cola para falta de conteúdo? Ainda não sei como classificar este aplicativo de auxílio à postagem.

O Zemanta sugere fotos, imagens, links, artigos relacionados ao texto que estiver sendo escrito na postagem. Pensando bem, se funcionar razoavelmente bem, vai dar uma ajudinha na falta de criatividade de alguns blogueir@s.

É uma extensão do Firefox, compatível com diversos aplicativos de blog.

Brinquei um pouquinho com o demo e, para a minha postagem anterior, as sugestões incluiram as imagens de uma noiva, de uma gravata pegando fogo e de um dos cavaleiros do apocalipse (a Peste, suponho); um texto sobre células-tronco e outro sobre pessoas prendadas, ... Entre os marcadores sugeridos: Economia e negócios, preposições em espanhol, Uruguai, Saúde Reprodutiva, ...

A web semântica é só em english...

Para não ser tão chata, aí vai um link com mais informações: Read Write Web

Marcadores: , , , , , ,


internet, cultura, ritos e temporalidades


Hoje estava lendo um artigo que questionava se a internet era em si mesmo uma cultura ou se inseria na cultura humana como um artefato cultural. E eu fiquei pensando no assunto, constatando que tudo que se refere a rede acaba por se inscrever em espaços que se incluem uns nos outros.

Rede de redes. Movimento dialético, que se constitui em sucessivas interações. Rede inapreensível, a não ser por momentos que não se repetem da mesma forma.

É por aí que a rede, além de meio, de extensão das nossas possibilidades, cria, por si só, uma cultura, que contém e é continente da cultura humana.

E eu segui pensando nas diversas culturas que se inserem, se separam, mas, ao mesmo tempo, se ligam no espaço cultural maior. Nas comunidades que se formam por meio de suas práticas, seus ritos e sua temporalidade especial.

A escola, o hospital, por exemplo, são espaços que possuem esta temporalidade própria, linguagem, rituais. São culturas e artefatos culturais ao mesmo tempo.

Faz um tempo, eu escrevi sobre o hospital. Sobre a temporalidade alterada, a centralidade dos procedimentos de cura, o deslocamento dos papéis e práticas habituais das pessoas, a opacidade da identidade e da individualidade de cada um.

E eu continuo pensando sobre a centralidade em torno da qual cada rede gravita, até porque se diz sempre que a rede não tem centro. Estes centros, que alteram a realidade a sua volta, são como eu imagino as dobras no espaço-tempo. Uma inflexão, um espaço com lógica própria e que altera as propriedades do que está ao redor.

Investigar as redes, passa por sincronizar com o ritmo, se inserir nos rituais, compreender a rede como cultura e artefato, habitar e conhecer os habitantes e os artefatos que eles criam.

E eu continuo pensando...

Marcadores: , , , ,



quarta-feira, março 26, 2008

a alegria de ser professora


Tudo bem que hoje recebemos a triste notícia de que, ao que tudo indica, teremos de buscar na justiça os nossos direitos. Desde quando dois professores de instituição federal, de mesmo nível, com mesmo cargo, com mesma titulação podem ter salários diferentes?

Pois é isso que está pretendendo o novo acordo proposto pelo Governo aos sindicatos. Carreira? só para os professores federais vinculados ao MEC. E os professores dos Colégios Militares não são vinculados ao MEC, dizem eles.

Obedecemos as diretivas do MEC, estamos incluidos nas estatísticas do ensino público, somos uma IFE - instituição de ensino federal -, mas não somos do MEC e vamos ganhar menos que os professores dos CEFETs, dos colégios de aplicação, ...

O MEC não nos quer e o governo está pronto para penalizar uma IFE de ensino básico que está entre as melhores do Brasil. E, pelo jeito, estão para assinar um acordo que contraria o Regime Jurídico Único, art 41, § 4, que fala da isonomia de vencimentos.

Mas, ... mesmo tendo que enfrentar mais esta ingratidão, ser professora é algo muito bom. E ser professora de Educação Física é melhor ainda. Hoje eu dei a minha aula normal, para os meus 34 guris e uma guria (grande, Juliana!) do 1º ano. Duas quadras, bolas de basquete quase em número bom, muito calor e muita alegria.

Embora eu xingue eles bastante e apite nos momentos mais descabidos, eles sabem que é por amor ao basquete :) (brincadeirinha) E, como eles amam também, está tudo resolvido :))
Hoje vale o elogio para esta gurisada guerreira, alegre, pilhada (neh, Zem) ! A aula foi dez.

Marcadores: , , , , ,


autoridade, reputação, democracia e as\os midias sociais


Quem lida com listas de discussão, foruns e outros meios comunicativos mais 'antigos' sabe que a metade do barulho é feita, no máximo, por 20%, dos membros. Estes são os verdadeiros participantes da lista ou forum.

Nas agremiações, associações, grupos, ... presenciais, a regra é a mesma. O princípio de Paretto ou a Lei 80 - 20, plenamente exemplificado. Onde, nisso tudo, aparece (ou não) o poder dos 80 ou da longa cauda das estatísticas?

O texto de The Wisdom of the Chaperones, de Chris Wilson, fala da Wikipedia, do Digg e de outros espaços colaborativos na rede, problematizando a quantidade\qualidade da participação, a questão da autoridade e da reputação, e trazendo o foco sobre o mito da democracia na web 2.0.

Interessante leitura :)

Marcadores: , , ,



terça-feira, março 25, 2008

hoje no cmpa!


8h

/mode general on

11h

cmpa em dia de general

11h:20min

cmpa em dia de general

16h

/mode general off

eu?

olhando o pátio e tentando ler um pouco.

Marcadores:


eco socialismo


Michael Löwy pensando alternativas para o atual modo de produção e sua economia do desperdício, fala sobre o socialismo ecológico como forma de ajudar os nossos capitalistas a partir para critérios não-monetários e extra-econômicos. (e assim desaparecer...) Busca Marx para lhe ajudar a explicar a importância de colocar como prioridade as necessidades sociais e o equilíbrio ecológico.

Um pequeno trecho do artigo (tradução em português de Portugal):

Como distinguir as necessidades autênticas das artificiais, falsas e criadas? A indústria da publicidade – induzindo necessidades através da manipulação mental – invadiu todas as esferas da vida humana nas sociedades modernas capitalistas: não apenas alimentação e vestuário, mas também desporto, cultura, religião e política são moldadas de acordo com as suas regras. Invadiu as ruas, caixas de correio, ecrãs de televisão, jornais, paisagens, numa forma permanente, agressiva e insidiosa, e contribui decisivamente para os hábitos de consumo compulsivo e conspícuo. Além disso, gasta uma quantidade astronómica de petróleo, electricidade, tempo de trabalho, papel, químicos e outras matérias-primas – todas pagas pelos consumidores – para um tipo de "produção" que não só é inútil, de um ponto de vista humano, mas directamente em contradição com as reais necessidades sociais.

Recomendo muito a leitura!

Ecosocialismo e planejamento democrático

Publicado em Socialismo e Liberdade, Fundação Lauro Ramos

Marcadores: , , ,


cultura móvel


Este é o início do artigo escrito por Kate Kelland para a Reuters UK:


"Pode parecer algum dialeto tribal, mas qualquer representante da cultura jovem não terá problema algum em traduzir e responder à altura. Uma nova linguagem está se desenvolvendo por meio dos telefones móveis e dos adolescentes fanáticos por eles,. Uma linguagem baseada no texto preditivo gerado pela pressão das teclas do telefone."
(está em inglês e a tradução acima é minha e bem livre...)

. read more

... postagem agendada. Esta hora eu ainda estou na reunião do general!

Marcadores: ,



domingo, março 23, 2008

tempo de escrever


warcraftO relativo sumiço é por conta do meu projeto do doutorado que tem que tomar sua forma definitiva nos próximos tempos. E, depois que eu engreno na escrita, ela me contamina e altera definitivamente a linha do tempo ao redor.

Aproveitei o feriado para ler, reler, escrever, re-escrever, andar e recuar no caminho. Mais do que isso, fazer o caminho.

Quando eu tinha um tempinho para jogar Warcraft, a coisa que mais me atraia era aquela escuridão do mapa. O território só aparecia na medida que o guerreiro tinha coragem de andar nos caminhos escuros.

É mais ou menos assim construir um projeto de doutorado. è preciso limpar o mapa no início, traçar rotas, pensar as trilhas. Mesmo que os caminhos sejam provisórios e que cada curva possa ser o ponto de inflexão para qualquer outra coisa. Até para recuar.

Pois é isso... Estou escrevendo. Mas, como ninguém é de ferro, certa hora da noite eu paro e entro nas loucuras de Março. Os norte-americanos tem cada uma... Os meus guris do basquete iam desconfiar do torneio que classificasse para os 'doce dezesseis'.

Marcadores: , , ,



sábado, março 22, 2008

a dança das estatísticas


Mesmo sabendo que a quantidade, por si só, diz pouco, é impressionante esta apresentação:

link para o vídeo

:: mais detalhes sobre o vídeo
... pode ser que amanhã eu conte porque ando sumida :)

Marcadores: ,



domingo, março 16, 2008

Ritmos e sincronias


strogatz - syncUma das coisas que perpassa toda a formação na Educação Física é o ritmo. Cedinho aprendemos, quem ainda não sabe, a achar o ritmo em todas as coisas. Os ritmos óbvios da dança e os não tão óbvios, mas nem por isso menos cadenciados, das jogadas do basquete.

Na escola, criticamos a quebra do ritmo. A imposição das carteiras cartesianamente colocadas, o movimento mecânico de olhar o quadro e o caderno. Ritmos formatados numa cadência que não respeita a corporeidade dos envolvidos. Desde o aluno que não pode levantar, até o professor, para quem é feio dar aula sentado.

Enquanto isso, aleluiah!, na aula de educação física, a possibilidade de um outro ritmo, memória inscrita nos corpos, sincronia com os ritmos da vida.

Sexta-feira, eu voltava da Redenção, no meio de uns 30 guris, com idades variando entre os 11 e os 18, e vinha conversando com um casal de pais, que fora buscar um dos menores. E explicava que estava trocando o dia do treino dos pequenos de sexta para segunda, pois precisava da sexta para os maiores e, o treino conjunto não era fácil de levar.

- Duas quadras, exercícios e práticas diferentes e, ao final, eu acabo gritando muito com eles, tendo menos paciência que o normal. - falei eu.

Os pais, super-compreensivos e acompanhando de perto o amor do guri pelo esporte, me incentivaram. Um pouco de xingamentos fazem bem ao treino. Mas eu fiquei pensando no ritmo. Ou melhor, na cacofonia (?) dos ritmos. A bateria atravessando o samba e a escola dando aquela rengueada no desenvolvimento.

Sem ritmo não dá. E eu estava relembrando isso nas leituras de hoje. Strogatz, inicia Sync falando de ritmo, dos ciclos e da ordem que emerge do caos. Esta e outras leituras e re-leituras me ajudaram a fechar um pouco mais o foco da minha pesquisa, neste final de semana. Parece que a ordem começa a emergir. :)

Ao mesmo tempo, pelo menos por enquanto, o ritmo deste blog vai entrar numa cadência mais lenta, sai do Allegro das férias para o Adagio ...

Marcadores: , , , ,



quarta-feira, março 12, 2008

que semana!



que semana!, foto postada por suzzinha.

. em casa, quando as coisas não estão nos trilhos o esforço é dobrado para andar em linha reta (as vezes é preciso...)
. no trabalho: tem momentos em que falta dedos para segurar a água da barragem.
. no estudo: na crise, este é o primeiro que fica de lado.
. na vida: que vida mesmo?

Este aí é o resumo da semana. E esta semana começou na quinta passada e, espero, tenha terminado hoje. Foi uma semana de marcar passo na maioria das coisas e de ter de desistir de algumas coisas boas.

Perdi de conhecer o Idelber Avelar, o Milton Ribeiro, o Afonso, o Tiagon , a Gabriela e outros
amigos de tantas conversas aqui pela rede. De consolo ficou a alegria dos meus 'pequenos' hoje. Treino puxado e, apesar do sol quente, do calor, nenhum deles ganhou o distintivo da Legião da Barbie. :)

Marcadores: , , ,



domingo, março 09, 2008

Escritórios do Google


Para quem tem curiosidade de saber como é o ambiente de trabalho nos novos escritórios do gigante Google na Suiça, o Renê publicou uma série de fotos no Google Discovery.

Marcadores:


links interessantes para aplicativos e recursos educacionais


Marcadores: , , , , , , ,



sábado, março 08, 2008

Ah... a comunicação


A comunicação é algo fascinante. É impressionante como você emite "abc" e, lá no outro extremo do telefone sem fio, alguém entende "def". Isso, às vezes, adquire perspectivas kafkianas.

Esta semana, depois de expor minhas idéias sobre um assunto, eu cai na bobagem de tentar explicar que eu não era cdf, como estavam dizendo e, sim, xyz. Me senti literalmente em O Processo!


A tirinha do Angeli foi copiada do Tiagón, via Google Share, e ilustra bem a minha sensação ao expor as minhas idéias.

Marcadores: ,


Midias Sociais e Educação


É inegável o poder apaixonante que têm blogs, wikis, sites de redes sociais, e toda a diversidade de aplicativos chamados sociais, sobre o imaginário dos professores. Mal conhecemos o aplicativo que constroi uma apresentação de slides, por exemplo, e já imaginamos toda uma série de práticas e de possibilidades que seguiriam o seu uso na educação.

Porém, o que na maioria das vezes acontece é que relacionamos estas possibilidades com aquilo que já conhecemos e com as nossas práticas na sala de aula. Isto é normal, pois é sempre de algum lugar existente que avaliamos o novo.

Como a maioria de nós ainda trabalha dentro de uma estrutura de funcionamento da escola, que não se modifica muito faz um bom tempo, estas nossas novas práticas, deixam de antemão este aspecto de novidade, pois se inserem em processos que já existem, sem alterar de forma significativa o processo.

Isso acontece, por exemplo, quando colocamos aquela aula, que seria falada e escrita no quadro de giz, numa apresentação de slides animados e com som sincronizado. O único diferencial talvez seja na produção visual, pois o processo continua sendo expositivo e sem possibilidades de interação.

O mesmo se dá quando usamos com os alunos outros suportes para os seus trabalhos. Entregar num CD um trabalho escrito é quase o mesmo que entregar a versão escrita e impressa do trabalho. Colar num blog um texto digitado num editor de texto, só difere de entregar o texto escrito ao professor, pelo aspecto público e aberto à comentários de um blog (aqui já temos algumas diferenças um pouco mais consistentes).

Assim, além de por à disposição as possibilidades que a midia social oferece de interação, compartilhamento, diálogo, intertextualidade etc., o uso de midias sociais deveria vir atrelado a uma proposta educacional que problematizasse o próprio uso da midia. E que, pelos seus procedimentos, garantisse aquilo que está apenas como possibilidade: a interação, a intertualidade, a polifonia, o diálogo, ...

E é nesta mediação que reside a função do professor no processo.

Fazer vídeos, podcasts, hipertextos, construir blogs, publicar em wikis, compartilhar links, participar de redes sociais são coisas fáceis de aprender e de usar. E o nosso aluno rapidamente aprende. Fazer com que o produto deste uso de midias sociais seja relevante para a formação do aluno é o mais difícil. Fazer com que o uso das midias sociais seja um fator de enriquecimento da aprendizagem de alunos e professores e consequentemente, da formação destes alunos e professores, é onde reside a tarefa de todos que não só fazem, mas refletem sobre a sua ação.

Estas são umas idéias iniciais para reflexão. Na seqüência poderíamos começar a pensar na crítica do formato e das funcionalidades de cada uma destas mídias. Do que elas possibilitam, mas ao mesmo tempo formatam, por exemplo. Mas, isso é assunto para outra postagem.

Marcadores: , ,



quarta-feira, março 05, 2008

CMPA e tempos de general



CMPA e tempos de general, foto postada por suzzinha.

Bandeiras tremulando por todo canto.

Hoje tudo se movia na cadência da próxima inspeção na escola. "Dia de
General" é dia de fazer tudo que funciona bem aparecer, de dar uma
polida em tudo que funciona mais ou menos e de sumir com tudo que não
funciona.

Dia de 'apertar' os procedimentos. E, nestas, os alunos e os soldados
novos andam prestando continência até para as vassouras.

Isso que hoje foi só ensaio.

Marcadores: ,



segunda-feira, março 03, 2008

arroio do sal nos anos 50



arroio do sal nos anos 50, foto postada por suzzinha.

E a casa da Bisa Nayr já estava lá.

Marcadores: ,



domingo, março 02, 2008

links do dia!


Marcadores: , , , , , , ,