domingo, agosto 31, 2003


[Referências ao Smart Mobs no Ponto Media]


ESTAS FÉRIAS li Smart Mobs, de Howard Rheingold, um dos livros mais interessantes que li nos últimos anos e que considero essencial para quem saber como vão evoluir as comunicações móveis nos próximos anos. Temas para trabalhos de investigação vi às centenas, ideias para negócios às dezenas. A quantidade e qualidade de referências bibliográficas é impressionante. Absolutamente a não perder. O livro tem site próprio.
[link]

JÁ AGORA, ler também o artigo que Rheingold escreveu para a Online Journalism Review: Moblogs Seen as a Crystal Ball for a New Era in Online Journalism.
[link]


:: o Ponto Media é o weblog de Antonio Granado





Image Courtesy NASA, J. Bell (Cornell U.) and M. Wolff (SSI)
[Marte]



Não consegui ver Marte. Parecia uma conspiração do tempo aqui em Porto Alegre.
De dia céu limpo, à noite muitas nuvens. Depois, chuva direto.

Bem, agora só daqui a 200 anos.


sábado, agosto 30, 2003


[REVISTA RADAR]

Já está nas bancas, mas quem for quiser pode pedir aqui, a Revista Radar. Nas palavras do criador:

"Os que freqüentam a FRAUDE já devem estar sabendo, mas repito pra geral. Eu e a revista Zero criamos uma nova revista chamada RADAR. A número 01 está nas bancas. Era pra ser meio Wired mas acabou tendo um lado gonzo, também. E lá vamos nós."

------------------------
Eduardo Fernandes

da

Revista Zero www.revistazero.com.br
Revista Fraude.org www.fraude.org
Livro O Prazer de Decepcionar







[as coisas antes das pessoas]

As pessoas envolvidas, suas necessidades, sua saúde não são a preocupação primeira quando assuntos referentes a produção de remédios são tratados. Até porque estes assuntos estão nas mãos de mercadores, representados pela OMC (Organização Mundial do Comércio). Logo, as prioridades são o lucro de quem comercializa remédios.
Assim, o acordo que sanciona a importação de gnéricos por países que não tenham condição de os produzir, já vem viciado, engessado e moderado pela poderosa OMC e seus representados.

:: ler a notícia



foto da agência estado
[Nossa primeira medalha]

Pratiquei ginástica olímpica dos 8 aos 18 anos, mais ou menos. Parei definitivamente de treinar ao entrar para faculdade de educação física. Entrei com a idéia de continuar mas, para minha surpresa, além de não dispormos dos aparelhos que estavam retidos no porto por uma burocracia qualquer, não havia treinador. Tanto que, três anos mais tarde, recém formada, fui contratada para ministrar esta disciplina na graduação. Depois disso, fui treinadora, mas atleta nunca mais.
Não lembro ao certo quando descobri que andar de cabeça para baixo, girar em torno de barras, praticamente voar, não era uma coisa natural do ser humano. Acredito que foi na primeira vez que engordei bastante, na gravidez de minha filha, e que fiquei entalada com o barrigão de sete meses numa paralela e as alunas tiveram de me resgatar :) Descobri, em seguida, que a força, a explosão, a destreza e a flexibilidade não eram propriedades inerentes no meu corpo e sim habilidade adquiridas tão cedo que me levaram a fazer esta confusão.
Hoje ainda sonho que estou realizando os exercícios que realizava, andando como anda um ginasta normalmente: correndo, saltando, girando e fazendo acrobacias, sempre que for possível. Um ginasta criança não dá a volta na cama, ele a transpõe rolando para frente. Um ginasta adulto faz o mesmo, se não tiver ninguém olhando :)
Quando vi esta gauchinha voadora recebendo sua medalha no Mundial, me deu uma alegria muito grande. E pude reconhecer o esforço, pois sei as condições de treinamento que têm atletas amadores até conseguir algum resultado em alto nível, e mesmo depois disso. Aí vai a foto da Daiane com a sua medalha, a primeira da ginástica olímpica neste nível. Que ele possa ser muito feliz com esta conquista!




[ontem foi uma noite de submarino]

Ou o que eu imagino que seja, pois nunca entrei num. Silêncio, frio, vazio. Lembrei até de uma coisa que escrevi um bom tempo atrás, numa outra noite de submarino. Agosto costuma ser repleto delas.

O que há na solidão além do fato que dói?
O silêncio dos submarinos? bop... bop... ressoa o sonar da alma
Na parede do quarto... bop... bop...
A solidão dói porque está cheia demais.
Porque é povoada de sonhos, de ausências, de impossíveis...
De fantasmas tão queridos quanto distantes.
De dimensões de espaço e de tempo que se aproximam e nunca se tocam.
bop... bop... - emite o sonar...
E o eco traz apenas o frio das noites de agosto...


sexta-feira, agosto 29, 2003


[Encontro de pesquisadores gaúchos em defesa da Fapergs]


Organizado pelo Conselho Superior da entidade, o evento acontece dia 9 de setembro, às 9h, no Auditório de Economia da UFRGS (Rua João Pessoa, 52 - Porto Alegre/RS)

Leia a íntegra da carta enviada pelo Conselho Superior da Fapergs >>> no Jornal da Ciência




[foi só falar]

Em seguida ao post anterior, encontrei a matéria do Techdirt sobre a derrota da Microsoft para a Eolas no caso da patente de um componente do IExplorer, que remeteu a uma notícia do NewsRadio. Voltando ao NewsDesk e, subindo um pouco mais nos meus feeds RSS (hoje comecei de baixo), encontrei o post do Ronaldo Ferraz Superfície Reflexiva que explica-linka muito bem o assunto. Logo, copio-colo um pedacinho aqui e linko para o lindo blog do Ronaldo.

O Jonas Galvez comentou hoje em seu blog sobre a recente decisão judicial referente ao caso Microsoft vs. Eolas, sobre o uso de plugins em navegadores, ou seja, a inserção de objetos externos que rodam no contexto de um página como applets Java, objetos ActiveX, Flash e outros. A Microsoft perdeu o caso e, segundo informações divulgadas em uma nota oficial do W3C (a Microsoft é parte do consórcio e o caso afeta a todos outros membros), vai fazer mudanças em seu navegador em um futuro próximo para conformar-se à decisão.
:: leia mais


quinta-feira, agosto 28, 2003



[patentear softwares?]

É o espectro que ronda a Europa. Li, no Caspa TV, que no dia 1º de setembro o parlamento europeu estará decidindo se permitirá ou não o patenteamento de programas informáticos. Dizem que, se aprovada esta possibilidade, poderemos ter programs patenteados baseados numa simples descrição do algorítmo. Isso limitaria e muito a criação de novos programas.

Links sobre o assunto:

:: yahoonews

:: debate sobre as patentes

:: protestos na internet

:: outras notícias na Proinnova

:: repercussão, via Slashdot




[Educational Blogs Cluster]

Saiu no Kairosnews, postado pelo Albert Delgado, a notícia da criação do EdBlogger Praxis, incluindo referência aos primeiros colaboradores. Abaixo a notícia:
"I am introducing the Educational Blogs Cluster at http://educational.blogs.com . It was a summer project that is turning into an adventure. I have set up blogs around MT, Radio, Manila, and Typepad, which are applications I use. I added my existing blogware and blog tools weblog, Disruptive Technology and a digital convergance blog called the "Digital Hub" to the cluster . For example, on the Manila Blog Portal homepage, on the left navigation bar, there are examples of different ways Manila is used in education. On the right side, are the major designers, coders, and support pages. I then try to update the latest info regarding that application on that particular blog. I started a meta-blog called EdBlogger Praxis that deals scrictly with the educational uses of blogs in education from K - Edu. I searched for weblog sites independent of blogware platform that seemed interesting. Then I thought to ask the site managers for their idea behind the formation of the blog and a bit about themselves. I am also asking them to post information on lessons learned on the journey, when they can. The first two contributors came from Portugal and Brazil, respectively. We have had veteren edblogger Tim Lauer, who is now a new principal of a Portland elementary school, contribute about his journey with blogging. Anne Davis, shared a bit about herself and the use blogs in a collaborative way at Georgia Sate U, Department of Education."






[bem vinda ao Mozilla]

Hoje foi a última gota e lotou a minha capacidade de paciência com o Internet Explorer, o navegador obrigatório que vem com o Windows que é o software que obrigatoriamente vem nos computadores. Enchi, tanto de um quanto de outro e vou partir para o Linux assim que tiver um tempo para poder instalar e aprender.

Em homenagem ao PROJETO DE LEI N.º 1739 DE 2.003, do Deputado Sérgio Miranda que determina licitação separada para aquisição de hardware e software, acabo de instalar o Mozilla e habilitá-lo como meu navegador padrão. Não sei se estas petições online tem algum poder de barganha, mas esta aqui eu assinei. Penso que quem se revolta com este tipo de negócio que te obriga a pagar por uma coisa para ter outra, deve assinar a petição e divulgar o projeto do deputado. Botar a notícia na rua, fazer barulho.


quarta-feira, agosto 27, 2003


Blogs, Universos em Prosa, um livro digital copyleft
[Blogs, Universos em Prosa, um livro digital copyleft]


Um ebook ou, mais precisamente, um blogbook.

Reunindo textos diversos, uma construção sempre inacabada, esta iniciativa de Rossana Fischer subverte as formas tradicionais de publicação. Brotando de todos os lados, qual rizoma, a narrativa se constrói no cotidiano. Aberta, polifônica, permeada por muitas vozes, autoria partilhada.

:: confira


terça-feira, agosto 26, 2003



[yahoo news via rss]


:: entre aqui para copiar os feeds. Em inglês, não encontrei em português.



do site Agência Carta Maior
[LER GRAMSCI, ENTENDER A REALIDADE]

Saiu o livro organizado por Carlos Nelson Coutinho e Andréa de Paula Teixeira, LER GRAMSCI, ENTENDER A REALIDADE. Uma coletãnea de artigos das conferências e mesas redondas do seminário internacional, promovido pela Internacional Gramsci Society (IGS) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A conferência realizou-se em setembro de 2001e contou com a presença de pesquisadores gramscianos de 13 países (Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, México, Reino Unido e Romênia), abordando os seguintes temas: Por que Gramsci, Hegemonia e contra-hegemonia no início do milênio, Americanismo e fordismo hoje, Sociedade civil e Estado na era da globalização e Gramsci no mundo de hoje. E, ainda, quatro grupos de trabalho: Educação e sociedade, Questões de hoje à luz de Gramsci, O marxismo de Gramsci e Edições e traduções.

::Carlos Nelson Coutinho e Andréa de Paula Teixeira (Organização) - Editora Civilização Brasileira


10ª Jornada Nacional de Literatura


Vozes do Terceiro Milênio: a Arte da {inclusão}


Inicia hoje em Passo Fundo. Presenças confirmadas de Edgar Morin, Frei Betto, Drauzio Varella, o francês Roger Chartier e o neto de Hemingway.


:: informações, programa, inscrições no site do evento

:: notícia no Estadão

:: sinapse do Bica

Marcadores: ,





[fotos da primeira mobilização inteligente (smart mob) no Brasil]

by maratimba, digo, mlkby maratimba, digo mlk,também
CabaretRadioSarajevo no aro povo trocando livros na rua


:: aconteceu em 21/08

:: veja mais em http://mara.timba.org/

:: fotos de http://mlg.host.sk





[iniciando no EdBlogger Praxis]


Hi Edbloggers!

Estou muito contente por ter aceitado o convite de Alberto e estar aqui colaborando com este grupo. Meu nome é Suzana e sou professora de educação física e engenheira civil e moro em Porto Alegre, no Brasil. Estou fazendo mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, pesquisando sobre a formação de professores em sua intersecção com as tecnologias da informação e da comunicação. Em minha pesquisa, uso weblogs , pois penso que este ambiente, que pode ser construido de forma livre e gratuita por qualquer professor, possibilita o uso autônomo e autor da tecnologia na educação. [zaptlogs] é o blog colaborativo que utilizo com professores/estudantes da UFRGS. Nele os professores, que são de diversas disciplinas e níveis de ensino, estão vivenciando as possibilidades dos weblogs, adquirindo habilidades no uso da tecnologia e construindo seus projetos educacionais.

I'm very happy to be here. Thanks Alberto for inviting me.
My name is Suzana, from Porto Alegre, Brazil. I'm a teacher of Physical Education and Engineer too. I'm studing for master degree in Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. My interest of study are teacher's work and formation and technology.
I'm using weblogs with teachers that are studing in UFRGS. I think weblogs can help teachers to include educational technologies in their work with autonomy and authorship. You can see how they are learning in our collaborative blog, [zaptlogs].

best wishes,

Suzana




segunda-feira, agosto 25, 2003



[weblogs]

:: enquanto a AOL lança o seu serviço AOL Journals olha só o que acontece se você entra em http://blog.yahoo.com

:: C|NET




[a BBC pretende colocar todo o seu arquivo online]

A BBC tornou pública a sua intensão de encontrar um meio de colocar todo o conteúdo dos seus arquivos de rádio e TV online. Dizem que isso pode ser considerado uma segunda fase da revolução digital, uma fase que será mais sobre o público que o privado; será sobre serviços livres e gratuitos; sobre inclusão e não exlusão. Será sobre como o dinheiro público pode ser combinado com as novas tecnologias digitais para transformar as vidas de todos.

:: original em inglês no BoingBoing, por Cory Doctorow

:: Danny O'Brien dá detalhes e comenta esta que parece ser a entrada de um grande veículo de comunicação no open access.

:: em portugues na INFO Online



[nós somos da pátria a guarda...]

Esqueci de contar que o meu "não precisei levantar cedo hoje" foi por uma bela razão: o Dia do Soldado. Lá no CM somos todos, de certa forma, soldados e, hoje, não tem expediente. :)
Parei aqui para lembrar estes anos de quartel e o meu contato com a vida de soldado. Registro que, quando falo soldado, estou me referindo ao militar em geral, com ou sem estrelas.
Lembro de iniciar com um certo receio minhas atividades no CM. Um receio que vinha de minha adolescência, dos tempos de ditadura militar, do papel que o exército escolheu assumir naquele período tão crítico de nossa história.
Porém, meus receios foram injustificados. Mais surpreendente que as coisas nas quais o exército não mudou, são as coisas nas quais ele mudou. Penso que, como toda a instituição, o exército tem sua contradição e fica tensionado dialeticamente entre o transformar e o conservar.
Nestes oito anos, aprendi (contraditoriamente) a amá-los e odiá-los. Odiá-los naquilo que "fecham" e amá-los ao ver aflorar, de repente, a inocência.

A seção de educação Física (SEF) é um divertido lugar onde se trabalhar. Somos uns 20, entre civis e militares. O chefe da seção é sempre um militar e, nos últimos 4 anos, têm sido tenentes. Uma desvantagem comparando com as seções chefiadas por Coronéis. (é..., isso conta)
O penúltimo chefe, era o exemplo do militar honesto, ativo, um tanto ingênuo, mas carismático, cheio de grandes e boas intenções. Jovem, atrapalhado, tendo que lidar com professores mais velhos, era o herói (no sentido romântico) de todas as alunas e um modelo para os alunos. Além disso, era muito divertido e tinha um jeito extraordinário de lidar com a sua mini tropa militar: os sargentos, cabos e soldados da seção.

Todo início de ano recebemos soldados novinhos em folha, uma gurisada de 18 anos, que está fazendo o serviço militar. Chegam um tanto aterrorizados, mais pela imaginação do que pela recepção que tiveram. Batem continência até para os gatos que moram no rancho. Ao final do ano, alguns deles engajam no exército, mas a maioria volta à vida civil.
Soldado que cai na seção de educação física é um sortudo, cai no paraiso. Aprende a montar quadras desportivas, cuidar do material, acompanhar professores e alunos em jogos e competições e... a jogar xadrez ...... (Xadrez é um vício da Seção, todos jogam. Há um ranking permanente de de auto-promoção, difamação do inim, digo, do adversário, vitórias efêmeras e derrotas retumbantes)
Porém, ser recebido no paraiso tem seu preço: o cara está sujeito a ser batizado, a qualquer momento, com algum trote ultrajante :).

Foi o que aconteceu com um soldado recém chegado, um enorme guri dos mais ingênuos, que teve o azar de pegar um dia em que o tenente estava com a corda toda.
Perto do meio dia, o tenente mandou chamar o soldado e informou-o de que um helicóptero pousaria no pátio do CM e que ele deveria fazer a sinalização para o pouso. O pobre soldado se apavorou e, vencendo a timidez, falou que não sabia como fazer a sinalização, que nunca havia nem sequer chegado perto de um helicótero, e...

O tenente, seríssimo, cortou o assunto dizendo:
- Você receberá treinamento e deve preparar-se depressa e adequadamente para a missão.
Terminou invocando todas as desgraças que poderiam acontecer a quem envergonhasse a SEF, etc. , etc.
Em seguida, pegou duas raquetes coloridas de tenis de mesa e começou a 'dar o bizú', ou seja, ensinar os sinais. Quem olhava de uma certa distância, ficava na dúvida se ele estava sendo atacado por um enxame de abelhas ou se praticavam uma nova modalidade de ginástica rítmica.
A operação toda incluia diversos movimentos de braços, ajoelhar-se cruzando as raquetes a frente e, de repente, saltar para a posição em pé e executar alguns saltitos estranhos abanando as raquetes.

O soldado passou praticando toda a tarde, repetia a coreografia em todos os intervalos possíveis nas atividades, para delírio dos malvados... Pior mesmo era a expectativa, ... A todo momento alarmes (falsos) de helicóptero chegando soavam na Seção.
À tardinha lhe informaram que a missão fora abortada (ufa), mas que, no dia seguinte, um submarino atracaria no laguinho da Redenção e que ele fora escolhido ... Aqui ele começou a desconfiar... mais uma inocência perdida...

[a SEF tem muitas histórias. Outro dia eu conto o caso do peixe do tenente ou, se tiver coragem, conto como fui presa pela PE no meio de um comboio em São Leopoldo]




[RSS no café da manhã]

O post anterior foi feito de pijama, também, às 10 da manhã de uma segunda-feira, na qual não precisei levantar cedo. Estou sentada ao micro, NewsDesk aberto, lendo notícias e reportagens que me parecem interessantes, principalmente para minha pesquisa. Blogando aqui algumas, anotando para reler mais tarde outras.
Estas notícias estão em jornais, revistas e weblogs de diversas partes do mundo, de fontes oficiais ou de fontes oficiais para mim, agregadas no leitor de notícias.
Graças aos céus não é um blogging televisivo, pois o inverno no sul tem a tendência de tornar nossos trajes 'de acordar' uma visão dantesca.




[tele blogs]

O estilo weblog pode estar chegando a televisão. Quando num noticiário comum, o âncora, de repente, chama a reportagem e surge um outro cenário - a cozinha de uma casa onde um reporter de pijama, sentado à mesa do café, rodeado dos principais jornais, faz um um resumo comentado das principais notícias em diversos campos - isso é quase blogging.
Pois já está acontecendo e, quando acontecer com canais de televisão comunitários ou pessoais - fora do esquema que vigora hoje - será realmente blogging.

:: aconteceu na CityTv de Toronto, no Canadá, e foi blogada pelo BoingBoing e o PijamaPorter foi Bob Hunter, co-fundador do Greenpeace.


domingo, agosto 24, 2003


CLIE PEG-UX50 da Sony
[as vezes o fetiche das mercadorias bate forte...]








:: mais fotos e descrição



:: e sem mais palavras !



[Porto Alegre não esquece Carlinhos Hartlieb]

Vinte anos depois de sua morte, lembrar Carlinhos é reviver a história da música gaúcha. Porto Alegre anda revivendo:

:: Na Casa de Cultura Mário Quintana, entre setembro e dezembro, haverá palestras, exposições, mostras de áudio e vídeo referentes à obra de Carlinhos Hartlieb.

:: Está prevista para novembro a re-edição das Rodas de Som no Teatro de Arena, por Bebeto Alves e Nelson Coelho de Castro.



[Power Point II]

Recebi uma agradável visita do Nemo Nox, do Por um Punhado de Pixels, aqui no blog e ótimas sinapses para enriquecer aquela coleção sobre o Power Point. Inclui duas que falam do MsWord. Ainda não as li na íntegra, mas já socializo aqui.

MS-Word is Not a document exchange format
http://www.goldmark.org/netrants/no-word/attach.html

Don't Use Microsoft Word on the Internet
http://home.vicnet.net.au/~vicwalk/no-msword.html

Friends Don't Let Friends Use PowerPoint
http://www.business2.com/articles/mag/0,1640,9265,00.html

Is PowerPoint Too Dumb for Words?
http://www.darwinmag.com/connect/opinion/column.html?ArticleID=117

PowerPoint, No! Cyberspace, Yes
http://www.ntlf.com/html/pi/9705/creed_1.htm

Obrigada, Nemo! beijinhos suzzísticos :)




Creative Commons License
[revisão dos termos da licença Creative Commons para a Educação]

Considerando as especificidades do meio educacional, vem sendo discutidos os termos para a licença para trabalhos na área da Educação. Um texto dando notícias sobre o status desta discussão pode ser lido no Kairosnews.

:: como outras coisas, guardo aqui a referência, mesmo sabendo que será difícil poder aprofundar depois.


sábado, agosto 23, 2003


[incubado num weblog]

O livro de Clarah Averbuck, Das coisas esquecidas atrás da estante, lançado no final de maio, pela editora 7 Letras, contém narrativas extraídas/gestadas no seu blog. O exercício da escrita online, no formato da internet, passa para o tradicional papel. Uma trajetória inversa, interessante de ser acompanhada.
Tempos atrás visitei o seu blog e gostei do seu texto. Tem ritmo e é direto, sem retoques.

:: mais no .. IG.. e na 7 letras




[diversas sobre o PowerPoint]

Enquanto uns amam, outros odeiam. Nestes últimos dias recolhi dezenas de informaçõea a respeito deste popular aplicativo para apresentações do Office.

(em inglês)

:: Mais Power que Point (leia, também, os comentários)

:: Aprendendo a amar o Power Point

:: Power Point é o mal

:: Examinando artigos sobre o Power Point




[pesquisa e tropeços]

Hoje me animei a postar no [bloglab] os meus tropeços como pesquisadora. Meio incompleto e superficial ainda, mas um início deste aprendizado que é expor online um processo que a maioria reelabora quinhentas vezes antes de apresentar.
Coragem, Su.....................


sexta-feira, agosto 22, 2003


foto do site Mobile Tracker
[Olha aí...]

Saiu na Mobile Tracker: primeiro smartphone Linux é lançado pela Motorola.

O A760 tem vídeo e áudio, navegador, USB, Bluetooth e câmera.
Obs: a versão Linux que ele roda é a MontaVista Linux Consumer Electronics Edition (CEE). Primeira versão comercial para o Linux OS.

:: ler a notícia



[testando o fazedor de quadrinhos :)]


* TAZ = Zona Autônoma Temporária :: saiba mais aqui e aqui e aqui
** P2P = peer to peer = pessoa a pessoa :: saiba mais aqui e aqui e aqui




[construindo nossas próprias histórias]


onde?
no stripcreator, que não é das organizações Tabajara :))


quinta-feira, agosto 21, 2003


clique e veja outras imagens
[mobilização inteligente]

NEUROMOB, P2P olho no olho

Substantivo masculino. Neologismo que denomina a versão analógica da troca de arquivos intermediada pela rede de computadores. Ou simplesmente um P2P olho no olho.

Entenda P2P: http://www.camara-e.net/1a1/p2p.shtml

E isso deve acontecer de modo muito simples. No CabaretRadio Sarajevo. Basta um ajuntamento de pessoas e alguma disposição de aplicar princípios bacanas como a Generosidade intelectual.

:: Confira a notícia

:: veja o site: RádioCabaretSarajevo

Se não vejamos, vá à festa e leve um livro. Chegando lá, fique à vontade e troque esse livro com alguém.

Generosidade sim. Mas, como diria o finado Sabotage: 'Tem que ter pra trocar'.

:: por Maratimba

:: comentário: esta é uma iniciativa de mobilização que pode ser um exemplo a ser seguido pelos movimentos sociais.

:: update: a linda e completamente imersa mensagem do Daniel Pádua:
Infelizmente não pude contribuir com a correria, mas deixo uma observação... essa idéia de p2p olho-no-olho tem tudo pra gerar uns bazares TAZ, pra escambo de cultura feita em casa. Estímulo à substituição espontânea das fontes industriais por fontes livres, e à produção artesanal.
E aí neguim pode chegar com CD cheio de músicas livres, fazer paralelo com shows, performances e talecoisa.
Todo mundo é artista. Toda arte tem seu valor. E esse mesmo bazar TAZ já ficando de palco, espaço de comunhão artística.

Que lindo seria se negada começasse a fabricar cartões, quadros, esculturas, e compor musiquetas e tudo mais, só pra poder levar no próximo bazar TAZ
instantâneo e partilhar com todo mundo, pegar artesanato alheio, ver umas performances, tomar umas, beijar na boca, etc. E é claro, deveria ser expresso que nada poderia ser vendido, apenas partilhado. Bazar TAZ de cultura GPL. :)

Bom, é isso. Vai lá e pimba!


:: update 2: postei no Smart Mobs in macarronic english, ofi cors




[Peanuts RSSficados :)]



:: copie aqui o endereço do canal RSS







[Microsoft usa Linux para proteger seus servidores]

quem diria ...

A Microsoft usando Linux para proteger seus servidores dos ataques denial-of-service .
Depois dos ataques e a correria para corrigir os estragos causados pelo vírus Blaster, a Microsoft usou os serviços da Akamai para hospedar e proteger seu site dos ataques. Acontece que a Akamai usa Linux e é neste sistema que o site da Microsoft está rodando por hora. :)

:: leia a coisa toda - por Mitch Wagner para Internetweek


quarta-feira, agosto 20, 2003



[replicando...]

Por que morreu Vieira de Mello

Emir Sader

Morreu porque foi tentar terminar com a ocupação do Iraque por tropas invasoras – conforme ele mesmo as denominava.

Morreu porque tentou minimizar o sofrimento do povo iraquiano, devastado por uma guerra imperial desautorizada pela ONU e repudiada pela opinião pública mundial.

Morreu como mais uma vítima civil de uma doutrina de guerra imperial, que se atribui o direito unilateral de deflagrar guerras preventivas, independentemente de qualquer legalidade internacional, contra quem considere suspeito de ameaçar sua segurança.

Morreu porque as tropas de ocupação, preocupadas em resguardar as instalações petrolíferas do Iraque, não foram capazes de proteger os funcionários da ONU, como é sua obrigação.

Morreu porque seus apelos para que as tropas de ocupação se retirassem imediatamente do Iraque e que o povo iraquiano decida seu futuro livre e democraticamente não foram ouvidos pelos governantes dos EUA e da Grã-Bretanha.

Morreu porque quem defende um mundo multilateral, de negociações justas e pacíficas dos conflitos, está na contramão de uma ordem imperial belicista.
Por isso o Brasil, seus governantes e seus cidadãos estão, a partir de agora, definitivamente comprometidos a lutar pelos ideais pelos quais Sérgio Vieira de Mello morreu: a retirada imediata das tropas invasoras do Iraque, a constituição de um governo soberano, democrático e pluralista naquele país, a resolução pacífica e justa de todos os conflitos internacionais, um mundo multipolar, regido pela legalidade internacional, e não pelas armas.

Para que a morte de Sérgio Vieira de Mello frutifique e estejamos à altura do seu sacrifício. (Agência Carta Maior)

:: Eu acrescento: morreu por causa da omissão da própria ONU que não reagiu a invasão do Iraque.




[As pessoas começam a discutir as flashmobs no Brasil]

People begin to argue flashmobs in Brazil {Smart Mobs and the Power of the Mobile Many}

Posted by Suzana at 02:59 PM

Passed the newness, people start to reflect on the flashmobs and its possibilities as a movement. Social, artistic, non sense?

:: leia o original no Smart Mobs.



domingo, agosto 17, 2003



[ainda as flashmobs]

O Sérgio comentou um dos meus posts fazendo um mix com o artigo do Arthur Xexéo no segundo caderno do Jornal O Globo e trazendo a questão das cabeças analógicas lidando com tecnologias digitais.

Eu faço uma ponte com um comentário do Swerdloff lá no Smart Mobs onde ele, quando surgiu a questão sobre a inutilidade/futilidade da maioria das flashmobs, fala do aprendizado que elas podem promover apesar disso. E que as flashmob são apenas uma pequena parte do fenômeno smart mobs.

Fiquei refletindo sobre a evolução entre a primeira e a segunda flashmobs brasileiras e nota-se claramente o aprendizado, uma orientação mais cuidadosa na segunda, mesmo que apenas no que poderia se chamar de procedimentos padrões de uma flashmob. O lado operacional da coisa toda, também é importante e, as inúteis podem ser um treinamento/preparação para as úteis. (deixando de lado as controvérsias e a discussão dos critérios de útil/inútil)

Pessoalmente, não tenho nada contra performances, diversão ou non sense, mas me preocupa quando tudo se resume a performance / imagem / espetáculo. Como disse o Sérgio, ao mesmo tempo que a banalidade se organiza, vemos os movimentos sociais se organizando da forma como fariam em meados do século passado.



[rolou a segunda flashmob em sampa]

Pelas fotos calculo que foi umas cem pessoas, no máximo. A performance parece que rolou conforme combinado e o segredo, também.
A idéia era que todos chegassem ao endereço combinado - Av Paulista, 900 - se postassem em frente ao telão ao lado do prédio da Gazeta e, pontualmente às 15h, deveriam sacar os controles remotos, apontar para o telão e tentar mudar de canal. As instruções prescreviam, também, que todos deveriam resmungar durante a ação. Após 3 min de clics e resmungos, era o momento dos aplausos e da debanda. Sem entrevistas e nem poses para as fotos.

:: ver as fotos no blog flashmob

Sei lá o que passa no tal telão, mas se são imagens de nossos canais de TV ou dos da NET, resmungos não fazem efeito. Uma idéia melhor era sentar de costas para a tela e puxar um livro para ler.





[loving RSS]

:: acabei de postar um comentário no blog do Dan Gilmor de dentro da janela do NewsDesk. Muito dez!!!




[flashmobs brasilianas]

Ainda não me decidi se uso O flashmob ou A flashmob. Acredito que o correto seria a flashmob. Mas deixa prá lá, pois isso tem tanta importância quanto as performances estilo pastelão que vem sendo realizadas no Brasil.
Aliás, falando nisso, encontrei uma outra origem e definição para as flashmobs. Aqueles que estavam preocupados com o ridículo dos brasileiros ficarem imitando as besteiras do exterior, podem ficar descansados. As flashmobs são idéia brasileira e, usando tecnologia wi-fi.
Não tem nada mais flash e mais mob, mais organizado e usando comunicações diversas e instantâneas que um arrastão.

Logo, somos os pioneiros.

A definição original encontrei no Carne Crua, nas palavras do Alberto:
flashmob é um filhote bonzinho do arrastão.

:: confira

:: hoje às 15 horas acontece uma nova flash em São Paulo. Vai ser performática e não dou mais detalhes porque não sou desmancha prazer :)
Resta saber se o recente criado movimento Hack'n Mob vai tentar algum take over. Lembrei os bons tempos de guerra virtual no Irc :))


Por outro lado, uma Smart Mob, ou uma mobilização inteligente, pode ser uma ótima estratégia para os movimentos sociais. Coisa que já é feita, mas que pode muito bem ter um apoio tecnológico que faça diferença.




[os exterminadores do futuro]

O MIT- Massachusetts Institute of Technology - recebeu 50 milhões de dólares do exército americano para desenvolver a armadura dos soldados do futuro. A intensão é reduzir o peso carregado e fazer de cada soldado um exército individual. Uniformes planejados usando nanotecnologia conterão GPS, para orientação nos deslocamentos, serão climatizados e dotados de sensores que enviem informações a base sobre os sinais vitais e avisem ao setor médico caso o soldado seja atingido. PDAs (Personal Digital Assistant) serão equipamento individual possibilitando comunicações quase que instantâneas, equipamentos auxiliares para visão noturna, e mira serão incorporados de forma a fazer parte do uniforme, sem a necessidade de serem conectados. Descobertas como a de microesferas de ferro que podem ser levadas do estado líquido ao sólido em segundos, por meio de forças eletromagnéticas, vão aumentar a proteção individual, mantendo a flexibilidade do uniforme.
Os novos exterminadores estarão prontos para aniquilar civis desarmados ou inimigos praticamente sem poder de reação por volta de 2010. Ao que parece o poder econômico gerou um poder bélico que poderá prescindir outros poderes e manter a hegemonia mundial através do terror oficial.

:: fonte: BBC News


sábado, agosto 16, 2003



[googlelismos]

saiba mais sobre isso



[um comentário justo e equilibrado]

Com um certo atraso :) Era pra ser uma sexta-feira justa e equilibrada

O canal de notícias da FOX intimou Al Franken e sua editora a parar de usar expressão justo e equilibrado (fair and balanced) no título de seu próximo livro.
Fox News Channel has sued Al Franken and his publishing house to stop them from using the expression "fair and balanced" in the title of his upcoming book. "Lies and the Lying Liars Who Tell Them: A Fair and Balanced Look at the Right" será lançado no mes que vem.

A tentativa de censura deflagrou uma reação em cadeia na web, com todos convidando todos para usar e abusar da expressão apropriada pela FOX. Aliás, penso que esta ação da FOX não foi muito justa e equilibrada, mas serviu para mostrar que ainda existe muito espaço onde se manifestam este tipo de censura e poder.

:: saiba mais:

. Al Franken
. washingtonpost.com
. The Neal Pollack Invasion
. Howard Rheingold in Smart Mobs





[RSS de novo]

E desta vez um achado para quem, como eu, está / gerencia uns 30 grupos no yahoo :) Ler seus grupos no leitor de RSS. Funciona quando o arquivo de mensagens é público.

Basta colocar o nome do grupo e é gerado uma RSS URI. Onde? >>> aqui

Colocando o grupo metafora foi gerado o seguinte feed:

http://groups.yahoo.com/group/metafora/messages?rss=1&viscount=15

Para qualquer grupo colocado a URI gerada foi a mesma mudando apenas o nome do grupo, portanto, fica fácil estabelecer outros endereços.
O rss puxa somente o nome do autor e o assunto da mensagem.

comentários:
- pode diminuir o tráfego de emails
- não é necessário se associar a um grupo para facilmente ler suas mensagens.
- vai funcionar bem para grupos onde o campo ' assunto' for corretamente utilizado.
- para ler a mensagem é necessário entrar na página do yahoo ou abri-la no leitor de rss. Por isso o yahoo tão gentilmente possibilitou este serviço.

:: via cogdogblog

:: publiquei, também, no Smart Mobs



[Revolução tecnológica, internet e socialismo]

Laymert dos Santos, Maria Rita Kehl, Bernardo Kucinski e Walter Pinheiro

Editora Fundação Perseu Abramo

O livro é resultado da série de seminários "Socialismo e democracia", realizada pela Fundação Perseu Abramo, pela Secretaria de Formação Política do PT e pelo Instituto Cidadania, sob coordenação de Antonio Candido, Paul Singer e Francisco de Oliveira. O projeto contou com três ciclos de seminários que resultaram, por enquanto, em dez publicações, abordando temas como globalização, economia, cooperativismo e instituições políticas, sempre sob a ótica do pensamento socialista. Revolução tecnológica, internet e socialismo, lançado agora, encerra as publicações do segundo ciclo. A terceira fase dos seminários começará a ser publicada em 2004.

A "virada cibernética", para o sociólogo Laymert Garcia dos Santos, doutor em Ciências da Informação, constitui o processo pelo qual a informação é transformada em mercadoria, conferindo "à tecnociência a função de motor de uma acumulação que vai tomar todo o mundo existente como matéria-prima à disposição do trabalho tecnocientífico". Para ele, muito além de benefícios à humanidade, a "virada cibernética deu novo fôlego ao capital e fragilizou sobremaneira os trabalhadores, os pobres e os excluídos de todo o mundo". O sociólogo analisa com profundidade o processo acelerado de desenvolvimento tecnológico e a conseqüente marginalização de grande parte da população mundial a esses avanços.

:: leia mais na I-Coletiva




[Voltando pra Casa]


Mais uma vez, voltando pra casa... Noite fria. As luzes da cidade espalham névoa e refletem o azul do frio.
Frio. Gelado como minhas mãos em torno do volante. Gelado como o vento que , apesar de tudo, invade...
Olho estrelas geladas no fim da rua. Pálidas, metálicas, sombra de brilho revelando meu rosto branco.
Onde tu estás?
Como naquela música, que sei lá onde ouvi:
Em que estrela você se escondeu? Em que sonho você vai voltar?
Por que tu só vens nos sonhos... Invade como o frio, mas aquece. Pálido, mas ilumina.
Onde tu estás agora?

O rádio do carro canta:

How I wish, how I wish you were here. We're just two lost souls swimming in a fish bowl...

Eu entro na ultima curva, estou chegando...

... year after year. Running over the same old ground.

Deixo a luz prateada de frio e entro no túnel escuro...

What have you found? The same old fears.

Onde tu estás agora?

Wish you were here... Wish you were here.... Wish you were here.....


sexta-feira, agosto 15, 2003



[Semantic Blogging]

Via W3C

Resumo
Workpackage 12.1compreende duas aplicações de demonstrador desenhadas para ilustrar a natureza da web semântica e para explorar questões envolvidas no desenvolvimento de aplicações substanciais da web semântica, dado o estado da arte.
Este documento detalha os requisitos para a primeira destas aplicações; uma ferramenta semântica para blogar aplicada a ao domínio de gerenciamento bibliográfico. Iniciamos com um breve sumário do domínio e de nossas razões para escolher este demonstrador em particular. Delineamos o contexto e os objetivos do projeto, depois disso detalhamos os requisitos e a lista de componentes associados, identificando recursos existentes que são possíveis de inserir no demonstrador. Os requisitos estão separados por núcleo de funcionalidade, que esperamos entregar, e extensões opcionais, que serão empreendidas se o tempo permitir. Uma série de apêndices contém os detalhes do trabalho de fundo e relacionado ao projeto.

:: ler na íntegra no [bloglab]




[esperando respostas]

Mensagem de Nelson Pretto, diretor da Faced/UFBA:

Por que, senhor ministro, um Programa instituído com a participação de tantas instituições - como havia dito a vossa excelência no oficio, o MCT através do CNPq firmou um convênio com a UFBA em solenidade aqui no Palácio da Reitoria - teve uma interrupção tão brusca e sem um mínimo de conversa com aqueles que foram seus parceiros ao longo de todos esses anos?

Por que, senhor ministro, esse governo que tanto fizemos para elegê-lo exatamente pela possibilidade da intensificação das práticas democráticas, possibilitou que a nova gestão (provisória como bem disse vossa excelência em reposta à SBPC) de um Instituto sob seu comando tenha deixado essa situação Ibict/Prossiga ficar sem repostas à tantas manifestações ocorridas ao longo dos últimos tempos?!

Porque, senhor ministro, nós ainda acreditamos que vamos construir um país mais democrático que investe forte em educação, ciência e cultura?

fonte: Jornal da Ciência




[nos weblogs poraí :)]

:: O Audblog proporciona com que se possa postar audio num weblog a partir de qualquer telefone. No momento, oferecido na versão trial.

:: Jornalismo usando Movable Type: o The Mosaic.Edição online 2003 da publicação dos estudantes envolvidos no workshop de jornalismo urbano de San Jose.


quinta-feira, agosto 14, 2003



[primeira tentativa de um flashmob no Brasil]


O evento, conforme foi noticiado pelo reporter Francisco Itacarambi do IG:
SÃO PAULO - Pontualmente às 12h40 foi realizado, o que se pode chamar, de primeiro "flash mob" no Brasil. Cerca de 80 pessoas, segundo a Polícia Militar, cruzaram a avenida Paulista, próximo à rua Augusta, carregando papéis com a mensagem "contra burguês, baixe MP3" e, em seguida, tiraram os sapatos e os bateram diversas vezes contra o chão. O ato durou o tempo do semáforo abrir e fechar.

:: comentário: Foi um evento anunciado com antecedência na imprensa, sem o fator surpresa que caracteriza as flashmobs e, segundo seus organizadores que permaneceram no local dando entrevistas, o evento não tinha nenhum caráter político ou social.
A meu ver, este evento apenas confirmou a tendência, que já se antevia nos anúncios dos grupos divulgados pela imprensa, de uma banalização de um espaço que poderia ser muito bem aproveitado pelos movimentos sociais.
Esta foi a primeira tentativa, resta ver como evolui o fenômeno no Brasil.

:: via Smart Mobs

:: e os gaúchos já se organizam >>> Projeto Povaréu - SL

:: mais notícias:
. yahoonews

:: outras reportagens:
. O poder do PC e da NET pulou aos nossos bolsos, entrevista com Howard Rheingold por Francisco Itacarambi
. Onda flash mob invade o mundo, por Francisco Itacarambi


quarta-feira, agosto 13, 2003



[diversas]

.:: ISSN para weblogs

Anda correndo solto o papo sobre a indexação de weblogs no mesmo estilo como é feita a indexação de periódicos. O que tenho sobre o assunto é:
A partir de uma visita ao site ISSN for Weblogs

Enviei uma questão a Rede ISSN:

Quais as providências que o Brasil está adotando referente a indexação de weblogs? Os Estados Unidos e outros países já estão provendo o ISSN para este tipo de publicação. Consultar: http://fawny.org/issn/?issn

A resposta foi:
Prezada Sra. Suzana,
Aqui no Brasil atendemos por demanda. Assim, atribuímos ISSN para toda e qualquer publicação seriada para a qual este for solicitado, inclusive
blogs.
Cordialmente,
Christine Boianovsky
Centro Brasileiro do ISSN

.:: Smart Mobs

Estreei no Smart Mobs. Um pouco apreensiva pelo meu bad english, mas apostando na nova experiência.
. espie

.:: Tendência de queda no crescimento dos weblogs

Um artigo (na realidade um post) de Bill Thompson no BBC News fala sobre a tendência de uma parada no crescimento dos weblogs e até de um possível abandono do meio. O autor publica suas reflexões sobre o futuro da internet e em como podemos ter certeza de que ela atende as necessidades das pessoas e não apenas as necessidades dos negócios.
Nas suas observações, nota que os posts relevantes na sua comunidade de blogs tem descrescido e isso possa ser o início de um fenômeno preocupante: que os weblogs depois de um grande desenvolvimento venham a perder seu apelo como meio de publicação/expressão.

Eu penso que, passado o momento hype, todo o fenômeno tende a equilibrar-se numa nova estrutura. Lembro aqui Prigogine e o ponto de bifurcação (para uma idéia geral ler Plissê Fractal de Pierre Levy). Acredito que o modismo diminua, fazendo emergir e ter visibilidade as iniciativas que povenham do estudo deste meio, tanto na educação, quanto no jornalismo ou no meio corporativo.

Outra opinião sobre este artigo pode ser lida no EduBlogInsight




terça-feira, agosto 12, 2003



[Web Semântica]


Semantic Web é um projeto interdisciplinar que vem sendo desenvolvido por cientistas de computação de diversas partes do mundo. Estes cientistas vêm trabalhando em criar protocolos, padrões e tecnologias que dêem mais sentido a web.
O propósito da web semântica é mudar a forma de acesso aos conteúdos da web, hoje feito através de palavras-chave, para um acesso feito baseado nas descrições dos conteúdos e no uso da linguagem comum.

:: leia o texto na íntegra



livro de HRheingold
[flashmobs]

Já comentei aqui sobre as flashmobs e a possibilidade de uma tendência a banalização de um espaço que poderia ser muito bem aproveitado pelos movimentos sociais. Para quem não lembra, flashmob é um evento onde pessoas se encontram num determinado espaço, num exato momento e executam uma ação programada e rápida para depois se dispersar. Fenômeno que vem se alastrando nos USA e Europa, vem se caracterizando pelas performances semi artísticas, semi circenses, semi non sense.
Apesar disso, Howard Rheingold, que tem um weblog chamado SmartMobs e que já publicou sobre este fenômeno, acena com a perspectiva das flashmobs serem uma possível forma de mobilização dos movimentos sociais. Penso que pode ser sim este espaço de protesto, resistência e luta, mas vejo que vem sendo ideológicamente ocupado por uma espécie de catarse coletiva banal. Gui Debord descreveu isso antes que acontecesse :)
O conceito de espetáculo unifica e explica uma grande diversidade de fenômenos aparentes. Suas diversidades e contrastes são as aparências desta aparência organizada socialmente, que deve ser reconhecida em sua verdade geral. Considerado de acordo com seus próprios termos, o espetáculo é a afirmação da aparência e a afirmação de toda a vida humana- isto é, social- como simples aparência. (A Sociedade do Espetáculo)

Aqui no Brasil, já se movimentam na direção das flashmobs e me parece que de maneira equivocada em relação a originalidade do movimento. Além da direção performática, estão organizando o movimento com grande antecipação e convocação de midia. Desta forma, será um evento como outro qualquer.
Matérias sobre isso já sairam no BBC Brasil, Folha Online e Info Online. Existem grupos disputando a primeira flashmob brasileira. Um deles tem um grupo no yahoo chamado brasilflashmob e está programando um evento em São Paulo, possivelmente no dia 18. Outro grupo, chamado ARAC (arte comtemporânea), programa um evento para dia 13, também em São Paulo.
Tanto um como outro fogem das características de uma verdadeira flashmob, que já são questionáveis, e caem no espetáculo, a la Debord.
:: saiba mais




domingo, agosto 10, 2003



[já está nas bancas]

Como educadores não podemos mudar a atual situação que caracteriza a vida profissional e pessoal do professor do ensino básico e do ensino superior. Mas podemos postular, e trabalhar para isso, que é indispensável mudar. Queremos alcançar nossa independência cultural. E a formação do professor é crucial na concretização deste anseio. Desejamos um professor que tenha suas necessidades materiais e espirituais básicas positivamente satisfeitas. Por outro lado, necessitamos urgentemente materializar um tipo de formação para o professor de natureza científica, artística e técnica de elevado nível, realizada dentro de perspectivas interdisciplinares, de unidade teórico-prática e que, no possível, o ensino seja um processo de pesquisa.
:: Augusto Nibaldo Silva Triviños :: Carla Dutra Burigo :: Magda Colao :: (Brasil)

Uno de los aspectos estructurantes de la educación moderna es la visibilidad del educando como constructor de conocimientos. Para la realidad escolar tradicional, el alumno es siempre el sujeto passivo, que reproduce el saber enseñado; se parte del pricipio que él debe ser socializado de acuerdo al mundo del adulto, por lo tanto hay que silenciarlo pedagógica e culturalmente. La modernidad de la cultura pedagógica es hacer visible al educando como actor de su aprendizaje, por que le interessa aprender aquello que tiene sentido para su situación de niño y jóven, para proyectarse en un mundo que debe ser construido por ellos.
:: Rolando Pinto Contreras :: (Chile)

Se piensa entonces, en un profesor investigativo crítico, orientado primeramente por un interés emancipador de su propio conocimiento, actuando desde esta lógica hasta la liberación de la sociedad de las fuerzas ideológicas opresoras sociales. Un profesor que tienda al despertar cotidiano de su conciencia, mediante la autorrefléxion, refléxion social y la crítica, asumiendo y apropiándose de ésta para develar la ideologia homogeneizante y tecnicista de los discursos pedagógicos neoliberales los quales inundan y disfrazan las politicas educativas de nuestra sociedad.
:: Carol Torres :: Norma Cárdenas Saldaña :: Rodiro Lagos Vargas :: (Chile)


Editora UFRGS - livraria@ufrgs.br - 51-33164202 www.editora.ufrgs.br



créditos a http://www.bryanbell.com/2003/07/21#a551
[como colocar um feed RSS no seu blog]


Este pequeno caminho já foi passado à varios amigos e, para não ter de repetir e repetir, resolvi colocá-lo no [bloglab]. Fica de utilidade pública :))



o campeão :)
[paiêeeeeeeeee]

Ô pai!
Bem que eu tentei ligar!
Mas, você deve estar de papo pro ar
Na beira de uma destas praias bonitas
Ou voando estrada a fora de motorhome
Como um easy rider do ano 2000

Ô pai!
Isso aí não é coisa de pai...
Dizem que você já está na 3ª idade
Você devia estar de pijamas e chinelo
Quando muito fazendo o churrasco de domingo

Mas pai...
Você anda por ai solto no mundo
Seguindo a estrela do dia
Indo onde o prazer lhe leva
Na liberdade que venceu construir...

Pô pai!
Aqui tá um frio danado
Dentro e fora da gente...
E eu estou numa idade difícil, pai.
Grande demais pra sentar no seu colo
Pequena demais para ficar sozinha.

Por isso , pai
Estou aprendendo contigo a não aceitar os rótulos
Que a vida e as pessoas tentam por em nós
Vou ser rebelde como você! Mas, não se assuste...
Por enquanto só estou aprendendo a dirigir o ônibus...

* escrevi isso para o meu pai uns dois anos atrás e nunquinha mostrei para ele. Hoje coloco aqui. Talvez um dia eu mostre à ele, se ele parar na frente de um computador :)
** o danado deve estar neste momento comendo camarão na beira de alguma praia em Porto Seguro, só prá variar...


sábado, agosto 09, 2003



[porque hoje é sábado :)]


ZÉ dA LuZ !




[os weblogs e as eleições americanas]


David Winer comenta no BloggerCon 2003 sobre as eleições americanas (em New Hampshire, Iowa, ...) e a idéia de fazer uma blogbertura das mesmas. Ele verificou a agenda dos candidatos na web e encontrou muita coisa, organizando um diretório. O plano, agora, é fazer viagens diárias a N.H. durante a campanha, levando o laptop e câmera digital e encontrar os candidatos. Ele espera encontrar muitas outras pessoas com weblogs fazendo o mesmo. O objetivo é usar a tecnologia para involver o eleitorado na escolha do presidente. Talvez possamos estruturar a eleição em nossos próprios termos, estilo Cluetrain. - diz ele.

.:: na íntegra

Uma idéia boa termos uma legião de blogueiros seguindo os passos de nossas autoridades (estabelecidas ou não) e reportando tudo fora dos canais oficiais.



sexta-feira, agosto 08, 2003


[Projeto ZAPT - 06/08/2003 - II]


Na segunda parte da apresentação, aprofundei as informações sobre os weblogs, descrevendo sua origem e desenvolvimento, seu funcionamento, características e aplicações. Falei sobre os servidores de weblogs, tecnologias associadas como os editores html, o RSS, o Blogchalk, etc. O assunto foi novidade para a maioria dos presentes, inclusive para os alunos do mestrado a distância em Informática na educação - MEAD.

Na seqüência, comandei uma pequena oficina sobre os weblogs, onde os participantes puderam utilizar um blog especialmente criado para a ocasião, o vamos blogar ?
Os participantes foram motivados a usar o ambiente normal do Blogger e, depois, o editor html para blogs, o WBloggar, podendo comparar suas possibilidades e compreender o funcionamento de um weblog.

Combinei com o grupo que a apresentação e o weblog seriam deixados online para que pudessem ser explorados durante a semana. A noite, conforme combinado, enviei e-mail aos participantes agradecendo e divulgando os endereços.




[Projeto ZAPT 06/08/2003 - I]


Dentro da programação da semana acadêmica / 2003 da Faced / PPGEdu / UFRGS, apresentei pelo TRAMSE o Projeto ZAPT. A apresentação realizou-se no dia 6 de agosto, das 14 às 17h, no LIES.

ZAPT significa Zona de Apoio e Pesquisa em Tecnologia e é um projeto integrado de pesquisa vinculado ao TRAMSE . Tem como objetivo geral criar um nicho de investigação sobre as tecnologias educacionais informatizadas - TEI na pesquisa e sua inserção na formação do educador para acolher, orientar, dar suporte e divulgação aos projetos desenvolvidos pelo TRAMSE no que se refere à compreensão crítica, criação e utilização das TEI nos seus diversos projetos em trabalho, educação e movimentos sociais.
Na primeira parte da apresentação, descrevi as características e objetivos do ZAPT e falei sobre seus primeiros sub projetos:

Portal do TRAMSE - O portal TRAMSE está sendo construído de modo a abrigar todas as informações, projetos, pesquisas e publicações do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.

[zaptlogs] - O zaptlogs é um projeto de pesquisa sobre a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Utiliza os weblogs, como ambiente principal de interação, por considerar que este formato de publicação na rede mundial de computadores apresenta características que o tornam um suporte ideal para o desenvolvimento de processos cooperativos com autoria e autonomia.

A apresentação foi feita usando os computadores do laboratório, com os participantes podendo navegar pelos tópicos apresentados e formular perguntas abertamente durante todo o processo. Os dois assuntos despertaram muito o interesse dos participantes, principalmente dos intgrantes do núcleo de pesquisa. Várias sugestões foram feitas em relação ao portal e o [zaptlogs] suscitou muita curiosidade.



quinta-feira, agosto 07, 2003



[creative commons - BR]


A Fundação Getúlio Vargas será a parceira da Creative Commons para o uso da licença no Brasil, inclusive com perspectivas para licenciamento de eventos/obras culturais.

.:: Versão em Português
.:: leia a notícia



[correio da cidadania]


Uma alternativa para a midia tradicional. Neste número:

Editorial: A mensagem do povo
Movimentos sociais vão às ruas por mudanças: Léo Lince, Luiz Antonio Magalhães, Wladimir Pomar, Waldemar Rossi, Osiris Lopes Filho e Coluna Cidade Aberta
Política nuclear do EUA ameaça o mundo: leia as análises de Luiz Eça
Newton Carlos comenta a queda de braço entre o governo inglês e a BBC
Emir Sader avalia os anos 90, a década do desespero
O presidente cordial: crônica de Fábio Luís
Pobre Política: artigo de Frei Betto

.:: URL: http://www.correiocidadania.com.br



runner
[RuNNer]

Incrível, mas ainda curtem o script para mIRC que fiz faz uns 5 anos. Seguidamente alguém me escreve perguntando por atualizações.
olá.. Gostaria de saber....qdo sairá uma nova versão do Runner.?? ..pois esta q uso ja está um tanto defasada..... alguns comandos já naum existem.... Sinceramente.....adoro este script.....naum deixe ele acabar....... obrigada
neide

.:: RuNNer still runs



[eles são mais que inimigos... são irmãos.]

Quando eles eram pequenos, precisei construir um Myke Tyson quase do meu tamanho para que ele não treinasse boxe na irmã. Ela, as vezes, se admirava, e elogiava: -Este guri faz coisas inacreditáveis! Ele respondia: - Mãe, eu não sei o que é isso, mas eu acho que vou bater nesta guria....
Aí eu puxava o Myke Tyson.
Algum tempo depois, ela, da arrogância dos seus femininos dez anos anos decidia: Este guri fede! E ele, fedelho ainda, invadia o quarto dela como se fosse o exterminador do futuro e instalava o pânico entre as bonecas.
Os cachorros, desde o início foram dela, em qualquer situação se posicionam e fazem um escudo protetor em torno da rainha. Um escudinho, já que são poodles. Mas o barulho ajuda.
Mais tarde, bonita e implacável, ela dizia: - Decididamente este guri fede! Ele, pré-adolescente, gordinho e se achando o último, se entristecia. Se bem que, nestas ocasiões, sempre acontecia algum infortúnio com uma das últimas aquisições dela...
A uns dois anos atrás, a paz, as gentilezas recíprocas. Penso que até vi eles se abraçando... Claro, que isso foi no tempo em que ele estava morando com o pai :)
Ontem, enfim a normalidade. Ela pegou os pratos usados e outros ... lixos (ela disse) que ele deixara na sala e os levou para a cozinha? Não... Jogou no quarto dele, é claro. Ele acordou e... jogou pó de café na cama dela. Ufa! (Myke Tyson faleceu faz uns dez anos).
Quando me contaram, humildemente apontei que atirar pó de café era um luxo impensável. Afinal, temos alguma terra no pátio. Fico na dúvida se, nessses nossos tempos, atirar um pouco da pouca terra que se tem não é um desperdício maior, simbolicamente.
Ainda bem que o lindo e forte gato em que se transformou o meu gurisinho não resolve mais as coisas no tapa. E a briga nem foi tanta. Foi mais para não perder o costume. Enfim, ela até deixou uma lasanha para nós igualzinha a que fez para levar para o namorado :)
Ah... os cachorros ainda vivem. E continuam do lado dela.


terça-feira, agosto 05, 2003



[Redes Sociais e o fortalecimento da sociedade civil]


Howard Rheingold comenta o artigo publicado no First Monday:

The authors of The Augmented Social Network ask questions that I posed ten years ago in The Virtual Community: "Could the next generation of online communications strengthen civil society by better connecting people to others with whom they share affinities, so they can more effectively exchange information and self-organize? Could such a system help to revitalize democracy in the 21st century?" The authors of this First Monday article go beyond asking questions, proposing an architecture for next-generation online communities. Go for it!

.:: tradução minha: Os autores da Rede Social Ampliada fazem perguntas que eu propus dez anos atrás em A Comunidade Virtual: "Poderá a próxima geração de comunicações online fortalecer a sociedade civil por conectar melhor as pessoas com outras com as quais compartilhem afinidades, de modo que possam mais eficazmente trocar informações e se auto-organizarem? Poderá este sistema ajudar a revitalizar a democracia no século XXI?" Os autores deste artigo do First Monday vão além de responder estas questões, propondo uma arquitetura para a próxima geração de comunidades online.

Guardei o link para ler mais tarde o artigo que, a primeira vista, levanta muitas questões para análise.





[sobre o artigo na I-Coletiva]


Recebi algumas mensagens por email e referências em alguns weblogs sobre o artigo que saiu hoje na I-Coletiva: Viajando na Blogosfera. Reproduzo aqui alguns comentários:

Definições

A Suzana Gutierrez, mestranda em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), publicou um artigo na iColetiva sobre blogs. Ela fez um apanhado das implicâncias dos weblogs como vetores de comunicação, além de listar algumas ferramentas como o blogchalking e o RSS, que dão o sentido de comunidade à blogosfera.
.:: no blog Conversação da Luz Fernandez
#

Sou aluna do Curso Sequencial em Planejamento e Organização de Eventos da UNIFACS, em Salvador-BA. Nossa profª de Sociedade da Informação pediu-nos para pesquisar sobre weblogs (a partir do seu artigo). Encontrei quase nehuma opinião sobre o assunto. Por isso quero lhe perguntar se pode me fornecer mais algumas informações ou outras opiniões sobre o mesmo.
Ficarei imensamente grata por qualquer colaboração.
Atenciosamente,
Gisele Reis
#

Olá Suzana, parabéns pelo seu texto Viajando pela Blogsfera.
Tenho brincado de misturar fotojornalismo e internet e a coisa tá ficando séria...
E é uma surpresa muito boa ler um texto como o teu que sintetizou vários questionamentos que tenho feito. legal.
abraço,
Marcelo Min





[Colégio Militar no Pan]


Estarão presentes na delegação brasileira 6 ex-alunos do CMPA:
Roberta Sant'Anna e Daniel Vargas dos Santos - como atletas do pentatlo moderno;
Ricardo Castillo - professor do CM e técnico do pentatlo moderno;
Alexandre Alves Teixeira - técnico de esgrima;
Cap. Herzer - esgrima;
Contieri - técnico do remo.
Carlos Eugênio Ferraro - técnico do Triatlo

fonte: um e-mail de Castillo para Gutierrez




[Richard Stallman: "O software livre não está entre a direita e a esquerda"]


Questões bem interessantes para reflexão nesta entrevista cujo original está publicado na Mobilenews e a tradução para o português na Cidadania na Internet.
Stallman - ... a contracultura estava contra a ciência e a racionalidade. E com isso eu não concordava e nem concordo. Mas existia outra idéia: que o dinheiro não é a medida da vida, não é a última meta. Com isso, sim, concordo.

O software livre muda o eixo direita-esquerda?

Stallman - Sendo de esquerda, gostaria que fosse de esquerda, mas nos Estados Unidos a maioria dos que se interessam pelo software livre pertence à direita, são liberais. Não concordo com eles, acho que temos o dever de cuidar dos enfermos, dos pobres, não deixar ninguém morrer de fome.

Então o eixo direita-esquerda é indiferente na questão do software livre.

Stallman - É outro eixo. O software livre não está entre direita e esquerda.

Mas a esquerda libertária também tem sido, numa boa medida, tecnófoba.

Stallman - Existem bons motivos para a tecnofobia: os computadores trazem junto o perigo de um estado totalitário como nunca.

O pesadelo ciberpunk.

Stallman - Sim e o perigo aproxima-se muito rapidamente. Existem planos para desenvolver tecnologias que reconheçam as pessoas na rua. É muito perigoso para a liberdade. Esta tecnologia em mãos de um governo opressivo como o atual dos Estados Unidos, que não respeita os direitos civis nem a democracia, é muito perigosa.