[Richard Stallman: "O software livre não está entre a direita e a esquerda"]
Questões bem interessantes para reflexão nesta entrevista cujo original está publicado na Mobilenews e a tradução para o português na Cidadania na Internet.
Stallman - ... a contracultura estava contra a ciência e a racionalidade. E com isso eu não concordava e nem concordo. Mas existia outra idéia: que o dinheiro não é a medida da vida, não é a última meta. Com isso, sim, concordo.
O software livre muda o eixo direita-esquerda?
Stallman - Sendo de esquerda, gostaria que fosse de esquerda, mas nos Estados Unidos a maioria dos que se interessam pelo software livre pertence à direita, são liberais. Não concordo com eles, acho que temos o dever de cuidar dos enfermos, dos pobres, não deixar ninguém morrer de fome.
Então o eixo direita-esquerda é indiferente na questão do software livre.
Stallman - É outro eixo. O software livre não está entre direita e esquerda.
Mas a esquerda libertária também tem sido, numa boa medida, tecnófoba.
Stallman - Existem bons motivos para a tecnofobia: os computadores trazem junto o perigo de um estado totalitário como nunca.
O pesadelo ciberpunk.
Stallman - Sim e o perigo aproxima-se muito rapidamente. Existem planos para desenvolver tecnologias que reconheçam as pessoas na rua. É muito perigoso para a liberdade. Esta tecnologia em mãos de um governo opressivo como o atual dos Estados Unidos, que não respeita os direitos civis nem a democracia, é muito perigosa.