Ainda não me decidi se uso O flashmob ou A flashmob. Acredito que o correto seria a flashmob. Mas deixa prá lá, pois isso tem tanta importância quanto as performances estilo pastelão que vem sendo realizadas no Brasil. Aliás, falando nisso, encontrei uma outra origem e definição para as flashmobs. Aqueles que estavam preocupados com o ridículo dos brasileiros ficarem imitando as besteiras do exterior, podem ficar descansados. As flashmobs são idéia brasileira e, usando tecnologia wi-fi. Não tem nada mais flash e mais mob, mais organizado e usando comunicações diversas e instantâneas que um arrastão.
Logo, somos os pioneiros.
A definição original encontrei no Carne Crua, nas palavras do Alberto:
:: hoje às 15 horas acontece uma nova flash em São Paulo. Vai ser performática e não dou mais detalhes porque não sou desmancha prazer :) Resta saber se o recente criado movimento Hack'n Mob vai tentar algum take over. Lembrei os bons tempos de guerra virtual no Irc :))
Por outro lado, uma Smart Mob, ou uma mobilização inteligente, pode ser uma ótima estratégia para os movimentos sociais. Coisa que já é feita, mas que pode muito bem ter um apoio tecnológico que faça diferença.