segunda-feira, dezembro 31, 2007

é quase 2008!



quase 2008, upload feito originalmente por suzzzinha.

31 dez 2008! Entrando no sexto ano deste blog e em mais um início cheio de boas intenções.

Mais um ano estudando enquanto tem samba e movimento na cozinha lá atrás. Mas com a paisagem diferente... viva a conexão sem fios!

Um ano que termina com alguns do clã longe, vivendo novas aventuras, mas com a família inteira e feliz, que esta é a maior benção.

Marcadores:



sexta-feira, dezembro 21, 2007

Feliz Natal!



FELIZ NATAL

........FELIZNATAL

................FELIZ NATAL

........................FELIZ NATAL

........,,,............,,.......FELIZ NATAL

.........,,,...,,,,............,,,......FELIZ NATAL

Marcadores:



domingo, dezembro 16, 2007

Mapas - meme da página 161


Andei explorando um pouco o mais o Mindomo. Segui um pouco a trilha do meme (meme ou corrente?) a partir de um blog inicial cheguei a



* coloquei apenas uns poucos links, para ex.


Pelo mapa (clique na imagem para ver e interagir), dá para ver que o aplicativo forma mais hierarquias do que redes.

Marcadores: ,



sexta-feira, dezembro 14, 2007

O Google e a Wikipedia


Considerando que a maioria dos links apontados numa busca do Google apontam para algum tópico na Wikipedia, o gigante não se incluiria fora da aventura. Parece que ao invés de simplesmente indexar conteúdo, o Google (Google Knol) vai criar conteúdo. Não sei é como vai resolver esta questão de "avaliar as fontes".

Para saber mais:

Blog do Google
TechGuide

Veperu
TechCrunch

Para olhar (clique para ver mesmo @@):

Marcadores: , , ,


comentarios...


Feitos por aqui ou por ali:

......Para o Idelber no Biscoito Fino e a Massa, excelente post (poste?):

Estou aqui no intuito de "abiscoitar" o doce. Mentira! Vim aqui teleguiada pela expressão "porta-seios" que instantaneamente me remete a minha tia Alba que, num distante carnaval, revistou todo um bloco de drag quens (qual o termo em português mesmo, hein hein, deputado?), em busca de "seu porta-seio e sua cinta" infamemente furtados do varal.

......Para as minhas e meu orientandos no PROA, genericamente:

Guarda com carinho esta experiência e continua envolvida com as coisas que aprendestes neste curso, mantém o teu blog :) Aproveita para relatar lá a tua experiência e transforma aquele espaço num lugar onde podes agregar toda a tua aprendizagem e um meio de integrar esta grande rede.

......Para os meus guris no Orkut, na comunidade:

o bom da vida é ver que muitas coisas nunca mudam :)))

CIUMENTOS!!!

Marcadores: , , ,



domingo, dezembro 09, 2007

a privacidade nas redes sociais


Os mesmos que empreendem toda uma campanha individual de "olhem, eu estou aqui e sou..." que atravessa os blogs e os perfis do Orkut/Facebook, participam da discussão sobre a privacidade na rede, quando o que é mostrado foge ao (seu) controle.

É por aí que toda uma discussão anda envolvendo os usuários do Facebook, sobre o sistema Beacon de publicidade. Este sistema captura as suas ações na rede (andanças, compras etc), por exemplo a compra de algum item numa loja virtual, e o adiciona ao seu perfil no Facebook.

Imagine as conseqüências :)) Numa hipótese bem leve, seus filhos vão ficar sabendo o que o Papai Noel vai trazer de presente. Ou, numa hipótese /calamidade mode on, seu namorado vai ficar sabendo daquele imenso artefato motorizado comprado numa SexShop.

E, pior..., de início a adesão a este BigBrother Social era sem a opção do usuário e, depois da gritaria, parece que agora aparece esta opção de permitir ou não a publicação destes dados de forma visível para todos.

O google já busca e registra s nossas preferências e movimentos, mas, por enquanto isso não é divulgado. Ainda não ficou claro para mim como funcionará esta coisa toda o Facebook, até porque não o utilizo muito. Porém, polêmicas entre público e privado na rede são sempre interessantes. Esta, em especial, pode ser ampliada lendo:

O Facebook e aprivacidade


Thoughts on Beacon

Facebook capitula para respeitar usuário

Como "desligar" o Beacon no Facebook

Conversas sobre o Facebook

Marcadores: , , ,



sexta-feira, dezembro 07, 2007

GapMinder - indicadores sociais e mapas





GapMinder é um aplicativo que mostra gráficos de indicadores de desenvolvimento das ações, tipo crescimento populacional, conexões à internet, renda etc. Os gráficos apresentados também sobre mapas mostram o crescimento (ou não) dos indicadores ano a ano. É possível interagir com o aplicativo selecionando países e observando a evolução dos indicadores ao longo do tempo.

O GapMinder é de uma fundação registrada em Estocolmo. Na foto uma idéia da aparêcia dos gráficos.

Marcadores: , , , ,


Coisas da web



Se tem uma coisa que adoro fazer é achar, colecionar e, na maioria das vezes, nunca usar e esquecer, os interessantes (e gratuitos, é claro) aplicativos (ou serviços) que toda hora estão sendo criados e colocados na rede.

Por aí que achei:

Post-it Generator (plus tabajara's memory organizator) >> um gerador de imagens de blocos de recados. << bah custei a achar um nome para isso.

MorgueFile: arquivo de imagens, com buscador e com informações sobre o autor para referência. Aqui a postagem de Garr Reynolds de onde retirei este entre outros tantos arquivos de imagens.

PicNic: Não, não é pausa para o lanche. É um editor web para fotos, no qual se pode editar (muitas ferramentas), salvar para o computador ou em albuns do Flickr, Picasa e outros. É possível enviar para sítios e blogs via email (Blogger, por ex). É preciso cadastro (gratuito).

Marcadores: , , , , , , , ,



quarta-feira, dezembro 05, 2007

mapas mentais / mapas conceituais


Mindomo é um aplicativo web bem fácil de utilizar. A versão gratuita (requer inscrição) permite salvar os mapas construidos em diversos formatos: imagem, .pdf, ... A interface é bem fácil de usar embora seja em inglês.

O meu teste pode ser modificado, pois o salvei com esta possibilidade. As modificações podem ser acompanhadas por RSS.

A aparência do mapa é esta:


Simplinha, usando só o básico.

Marcadores: , , , , ,


direto do google reader



Depois de meses sem ter tempo para ler MESMO o que anda rolando pela blogosfera, estou tendo alguns momentos onde posso ficar vagabundeando por meus sítios preferidos. Se, há algum tempo atrás, este blog era considerado vanguarda no lançamento das últimas novidades na área das tecnologias da informação e da comunicação, principalmente às mais ligadas à educação, agora ele é um exemplo de defasagem :)

Mas..., isso sempre pode mudar e a idéia é focar mais no meu doutorado e tentar não deixar a roda do tempo me tirar de circulação como aconteceu este ano.

Assim, aproveito estas resoluções para 2008 e começo a postar algumas das coisas que li, mas não registrei :)

José Luis Orihuela - conselhos aos alunos que estão iniciando o curso Documentação Informativa, mas que servem para qualquer curso sobre tecnologias:

1. Especializa-te em temas e não em meios.
2. Aprende a converter as tuas idéias em projetos
3. Aprende a converter teus projetos em negócios (* aqui eu relativizaria...)
4. Concentra-te na linguagem e na narrativa e não na tecnologia (* eu adicionaria: sem perder de vista o contexto onde elas se inserem)
5. Começa a construir a tua identidade profissional agora
6. Aprende a trabalhar com outras pessoas
7. Aprende a pensar criativamente
8. Aprende a trabalhar rápido e bem
9. Comece um blog (*mas não perca mais tempo com a forma do que com o conteúdo)
10. Pergunte

Aplicativos:

Nirudia - um fotolog que une imagens + tags (marcadores) + Google Maps. Mais uma alternativa para fazer atividades colaborativas.

Thumbalizr - aplicativo web que captura a imagem de páginas na web. (a imagem desta postagem é um exemplo)

Software Livre para a criação de livros - tradução dos Profs Ezequiel e Gilian. >> link no Escola.br

...

Marcadores: , , , , ,



segunda-feira, dezembro 03, 2007

retrospectiva 2007


Pelo menos de uma parte considerável da minha vida este ano :)



\o\o\o\o\o\o

Marcadores: ,