quarta-feira, dezembro 05, 2007

direto do google reader



Depois de meses sem ter tempo para ler MESMO o que anda rolando pela blogosfera, estou tendo alguns momentos onde posso ficar vagabundeando por meus sítios preferidos. Se, há algum tempo atrás, este blog era considerado vanguarda no lançamento das últimas novidades na área das tecnologias da informação e da comunicação, principalmente às mais ligadas à educação, agora ele é um exemplo de defasagem :)

Mas..., isso sempre pode mudar e a idéia é focar mais no meu doutorado e tentar não deixar a roda do tempo me tirar de circulação como aconteceu este ano.

Assim, aproveito estas resoluções para 2008 e começo a postar algumas das coisas que li, mas não registrei :)

José Luis Orihuela - conselhos aos alunos que estão iniciando o curso Documentação Informativa, mas que servem para qualquer curso sobre tecnologias:

1. Especializa-te em temas e não em meios.
2. Aprende a converter as tuas idéias em projetos
3. Aprende a converter teus projetos em negócios (* aqui eu relativizaria...)
4. Concentra-te na linguagem e na narrativa e não na tecnologia (* eu adicionaria: sem perder de vista o contexto onde elas se inserem)
5. Começa a construir a tua identidade profissional agora
6. Aprende a trabalhar com outras pessoas
7. Aprende a pensar criativamente
8. Aprende a trabalhar rápido e bem
9. Comece um blog (*mas não perca mais tempo com a forma do que com o conteúdo)
10. Pergunte

Aplicativos:

Nirudia - um fotolog que une imagens + tags (marcadores) + Google Maps. Mais uma alternativa para fazer atividades colaborativas.

Thumbalizr - aplicativo web que captura a imagem de páginas na web. (a imagem desta postagem é um exemplo)

Software Livre para a criação de livros - tradução dos Profs Ezequiel e Gilian. >> link no Escola.br

...

Marcadores: , , , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]