Os mesmos que empreendem toda uma campanha individual de "olhem, eu estou aqui e sou..." que atravessa os blogs e os perfis do Orkut/Facebook, participam da discussão sobre a privacidade na rede, quando o que é mostrado foge ao (seu) controle.
É por aí que toda uma discussão anda envolvendo os usuários do Facebook, sobre o sistema Beacon de publicidade. Este sistema captura as suas ações na rede (andanças, compras etc), por exemplo a compra de algum item numa loja virtual, e o adiciona ao seu perfil no Facebook.
Imagine as conseqüências :)) Numa hipótese bem leve, seus filhos vão ficar sabendo o que o Papai Noel vai trazer de presente. Ou, numa hipótese /calamidade mode on, seu namorado vai ficar sabendo daquele imenso artefato motorizado comprado numa SexShop.
E, pior..., de início a adesão a este BigBrother Social era sem a opção do usuário e, depois da gritaria, parece que agora aparece esta opção de permitir ou não a publicação destes dados de forma visível para todos.
O google já busca e registra s nossas preferências e movimentos, mas, por enquanto isso não é divulgado. Ainda não ficou claro para mim como funcionará esta coisa toda o Facebook, até porque não o utilizo muito. Porém, polêmicas entre público e privado na rede são sempre interessantes. Esta, em especial, pode ser ampliada lendo: O Facebook e aprivacidade