quinta-feira, junho 21, 2007

Amazônia: Desafiando o Rio-Mar


Um projeto muito interessante de ser acompanhado, principalmente por professores e alunos de qualquer parte do Brasil. Transcrevo na íntegra as informações sobre o lançamento do Projeto e convoco os colegas professores a divulgar o projeto colocando em seus blogs o logo com o link para o sítio de divulgação.

## --- ##

A Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira realizará, em 26 de junho próximo, às 13:45 horas, o lançamento do Projeto-Aventura: Desafiando o Rio-Mar, com a finalidade de mostrar a realidade Amazônica sob os mais diversos enfoques.

Tal trabalho será baseado na navegação a ser realizada no trajeto Tabatinga - Belém pelo Cel Eng R/1 HIRAM REIS E SILVA, professor do CMPA. Cabe ressaltar a experiência adquirida pelo referido oficial em competições de canoagem realizadas no estado do Mato Grosso do Sul onde sagrou-se campeão da modalidade.

A travessia visa reconhecer, de caiaque, o Solimões/Amazonas, na sua totalidade, e ainda trechos de seus principais afluentes; observar a fauna, a hidrografia, o relevo; entrevistar autoridades locais, representantes dos habitantes da floresta; identificar a cultura regional. Esta jornada é baseada, também, na possibilidade da experiência do Cel HIRAM comer e beber apenas aquilo que puder caçar, pescar, apanhar ou receber das populações ribeirinhas.

Os locais percorridos serão objeto de estudo por diversas cadeiras, das quais podemos citar:

§ Literatura - buscará nos escritores e poetas relatos de cada região;

§ Educação Artística - identificará os principais eventos culturais dos povos da floresta buscando reproduzir estas manifestações artísticas no âmbito do CMPA;

§ Matemática - analisará graficamente o deslocamento através das medidas de amplitude, desvio padrão, variância ... ;

§ Biologia - estudará a flora e fauna e projetos que estejam sendo levados a efeito pelos diversos órgãos de pesquisa da Bacia Amazônica (INPA, CBA, Museu Emílio Goeldi, Universidades ...);

§ Física - análisará os dados enviados sobre a velocidade da correnteza e do deslocamento;

§ Química - estabelecerá contato com pesquisadores locais a respeito da prospecção da biodiversidade na busa do desenvolvimento de produtos fitoterápicos;

§ História - estabelecerá link com o passado histórico na área do trajeto;

§ Geografia - estudará as características físicas.

Embora o esboço inicial da viagem já esteja sendo delineado (já estamos na 4ª versão) no site hyperlink "www.amazoniaenossaselva.com.br", este está sujeito a alterações para atender ao interesse dos alunos.

Dia-a-dia as informações colhidas serão reportadas à equipe multidisciplinar do Colégio Militar de Porto Alegre, que poderá acompanhar o deslocamento pelo rastreamento via satélite, o que será possível graças ao patrocínio da SKYSULBRA, e elaborará um documento, a ser transformado em livro, no ano de 2009 (talvez com o apoio da editora da PUCRS), que deverá conter os mais variados conteúdos, ricamente ilustrado, a fim de levar aos leitores o conhecimento político, social, histórico, fisiográfico, cultural e do meio-ambiente da região explorada.

A data de largada de TABATINGA está prevista para o dia 1º de outubro de 2008, quando o rio estará com sua menor cota, e a data prevista de chegada a BELÉM será 04 de fevereiro de 2009.

Marcadores:



terça-feira, junho 19, 2007

Flickr e Youtube



Agora com a opção de acesso usando o português.

Recentemente, numa disciplina do Curso de Pós-graduação em Informática na Educação da UFRGS, os alunos e alunas realizaram trabalhos em grupos sobre diversos aplicativos, entre eles o Youtube e o Flickr. Uma das maiories dificuldades enfrentadas neste trabalho foi a barreira da língua. Muitos professores não dominam o inglês que é a língua mais usada na internet.

Dez dias depois aí estão eles, Flickr e Youtube, com versões em português. Eu penso que foi vantagem para os alunos ter de pesquisar e trabalhar na página em inglês, pois assim superaram um limite que vai possibilitar que ousem mais na busca de conhecimentos.

... só pra registrar :)

Marcadores: , ,



domingo, junho 17, 2007

BrasNet, fim de uma época da internet no Brasil


Este meu afastamento das coisas da rede, me fizeram perder o final de uma época. Para mim, a morte da BrasNet encerra o final de uma época. Foi no IRC que comecei a conhecer a internet e aprendi a maioria das coisas que sei.

Na BrasNet, comecei como conta a história abaixo. Este texto é parte da minha dissertação.

E, se a BrasNet morreu, morre junto os meus alter egos lá. Descansem em paz SusieQ ( Ircop da BrasNet, Op dos canais #ajuda e #Brasnet), RuNNer (o guri :) do RuNNer Script) e suzzana (a usuária comum).

---------------------------------------------------
...

Em princípio, tratei de aprender como manejar o correio eletrônico e o navegador. Fiz isso explorando, testando, errando, perguntando, lendo os arquivos de ajuda. Havia um determinado ícone da tela, colocado por iniciativa do técnico que fizera a instalação, que se tornou muito importante na minha aprendizagem. Era o acesso para um aplicativo chamado Avalanche que, quando executado, fazia conexão com algum tipo de lugar e abria uma janela oferecendo várias opções de acesso desconhecidas. Depois de algumas tentativas sem encontrar nada, escolhi a opção chamada #scripts e abriu-se uma grande janela. Digitei, então, a frase que foi a minha primeira interação com pessoas na internet:

<marginal> o que são scripts?

A frase surgiu na tela. Aparentemente, marginal era eu.

<scripter> script é isso que vc ta usando para entrar aqui.

Na conversa que se seguiu, descobri que Avalanche era um script criado para um aplicativo chamado mIRC e que IRC era o tipo de rede que eu estava acessando. Foi neste espaço que comecei a aprender sobre a internet e seus usos. Da navegação solitária passei aos territórios povoados e colaborativos. Ouvindo, perguntando, seguindo dicas, pesquisando ...

O contato com aquelas pessoas, algumas distantes e desconhecidas, me fez compreender a rede e muitas de suas possibilidades. Fez com que eu pudesse transpor para a internet e exercitar, também, a forma de aprender que já estava implícita na minha relação com os livros. Aprender de forma independente, autônoma, fora dos limites dos programas e currículos, buscando o conhecimento que está no mundo nas práticas das pessoas.

Não só descobri o que era um script, como construí um, o RuNNer , no início para uso próprio e, mais tarde, para alguns amigos. Isso depois que explorei tanto alguns scripts, desconstruindo-os a ponto de chegar-lhes nas tripas, descobrindo que eram programados usando uma linguagem parecida com as que eu aprendera no curso de engenharia. Mais tarde, devido às solicitações, decidi disponibilizar o RuNNer na rede. Como uma coisa leva a outra, aprendi html para poder fazer a página. Foi nessa época que me tripliquei na rede: suzzana, a usuária comum; RuNNer, a scripter que todos imaginavam ser algum adolescente; SusieQ, a Ircop, uma das poucas operadoras da rede Brasnet .

Foi possível constatar que construir conhecimento passa pelo contato com informações distribuídas nos mais variados espaços. Uma condição de possibilidade mediada pelas pessoas que interagem nas redes, dialogando, cooperando, construindo sentido.

Marcadores: , ,



quarta-feira, junho 13, 2007

Google Voyer 2.0



Google Voyer 2.0, originally uploaded by suzzinha.

Era só uma questão de tempo para o Google Maps ficar mais íntimo...

Apontar, localizar, dar um 360º na rua e... a confusão tá feita.

Fechem as janelas!

Marcadores: , ,


Que tal ler os seus scraps por RSS ?


Não só os seus, os dos outros, também.

Bah...,... pior... (como diriam os meus alunos)

Não só ler, mas distribuir !

Como?

Entre no seu scrapbook. Lá no alto, na URL da página, copie a parte final, que é semelhante à:

uid=141972111057303184678

O feed rss do seus scraps será:

http://www.indian-tv.com/orkut.php?uid=141972111057303184678

Dá para ler qualquer scrapbook equando estou logada no Orkut. Depois vou testar se funciona estando eu fora do Orkut.

Pode ser usado para ler o que se passa nas comunidades, também:

http://www.indian-tv.com/orkut.php?cmm=5285793

por exemplo... (mas mostra só os títulos dos tópicos do forum)

Colado de Devil's Workshop

Marcadores: , ,



terça-feira, junho 12, 2007

Orkut + RSS


Novidades!

Não sei se tão novas, mas só vi ontem à noite :)

O Orkut está com uma espécie de agregador de conteúdo. No nosso perfil, na barra da direita, aparece um botão "editar feeds" (ou algo assim).

Clicando nele, entramos numa página onde aparecem os nossos blogs do blogger (que podem ser adicionados) e, bem embaixo, existe um campo onde colocar endereços de outros sítios/blogs.

Depois disso, eles aparecerão na barra lateral do perfil e, clicando neles, semelhantemente `qualquer agregador, aparecerão os últimos conteúdos postados.

Esta "conversa" entre aplicativos é característica do que hoje se chama web 2.0. E o Google, dono do blogger e do Orkut, naturalmente fez os dois conversarem mais ainda. As coisas continuam se aproximando no Google way of life. Breve teremos supermercado por rss via Orkut/Google, com direito de compartilhar os nossos pecados gastronômicos e a marca do papel higiênico preferido. (mas isso já assunto para uma outra postagem)



* fica com esta cara

Marcadores: , , ,



domingo, junho 10, 2007

mais do bloglines...


Marcadores: ,


jogos, uma forma de dar vida à uma idéia...


Fazia tempo que eu não lia o Eric. Olhem o que achei por lá:






Observem a tela depois de sua primeira jogada...

Marcadores: , ,


histórias do tempo...



chuva, originally uploaded by suzzinha.

Hoje, estou tendo um tempo para fazer uma coisa que faz tempo que não faço: ler com tranqüilidade alguns blogs preferidos por meio do bloglines e registrar aqui algumas coisas que achei interessantes.

Os últimos meses se resumiram a Basquete e Ufrgs, não necessariamente nesta ordem, mas com toda a intensidade possível. E, nestas, meu doutorado vai à deriva. Mas o tempo, mais precisamente a falta de, é uma característica da sociedade em que vivemos, do modo como ela vive e produz. Assim, a sua falta não é desculpa. A nossa falta de organização (e de consciência) do tempo nos torna como os que chamamos de irresponsáveis, os que gastam mais do que ganham.

Quem gasta mais do que ganha acaba no SPC (no mínimo). Se o caso for tempo (e não levarmos a sério a máxima que diz que tempo é dinheiro), quem compromete mais tempo do que tem, acaba sempre perdendo alguma coisa, ou morrendo na praia na maioria delas. <<>

Marcadores: ,



sábado, junho 02, 2007

Em vez do pensamento, a imagem do dia...


Quando estou saindo do colégio à tardinha, às vezes à noite, é o momento em que é possível olhar em volta e descansar o olhar em alguma coisa, pensar naquilo que não teve espaço durante o dia de trabalho.

Noite destas, eu e os meus bruxos, estávamos saindo para comer um pastel depois do jogo. Noite fria, céu muito escuro, com uma lua tímida quase se escondendo. Do pátio escuro do colégio, se via a luz do torreão competindo com a lua. E eu parei pra ver...


* cmpa, 24/5/2007

Esta foto foi parar aqui >> nossas janelas, um blog onde estamos flickreando o mundo que nos cerca e nos comunica alguma coisa a cada olhar. Mas depois eu explico isso.

Marcadores: , ,



sexta-feira, junho 01, 2007

Junho, o basquete e a ead


aprendendo juntos

Devo estar batendo o meu record de falta de postagens. Uma por mês?
Quando fevereiro iniciei a correria de 2007, pensei que coisas fossem se ajeitando em março, depois da confusão inicial de horários e atividades.

Que nada! Estou entrando em junho e a correria continua. Se eu jogasse efetivamente em 30% das aulas e treinos que dou de basquete durante a semana, estaria pronta pra ser drafitada para a NBA, para disputar a vaga com o Steve Nash nos Suns.

À noite e nos fins de semana o computador e a UFRGS me pegam de jeito e as 24h estão ficando curtas. A EAD, às vezes, é um jogo tão animado quanto o basquete. E é por estas que o doutorado vai um pouco à deriva.

Ontem finalizei todas as minhas estréias nos Jogos Abertos da Prefeitura de Porto Alegre, Basquete Masculino nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil. As vitórias estão em maior número que as derrotas nos resultados odficiais das partidas. Nos resultados reais, eu considero que estamos empatados em vitórias e derrotas. Nem sempre um time que vence, jogou bem (em todos os sentidos), assim como, nem sempre um time que perdeu a partida foi derrotado em todos os sentidos.

Alguns professores condenam competições esportivas por achar que elas refletem somente a sociedade individualista e extremamente competitiva em que vivemos (e ajudamos a criar). Eu não concordo, embora algumas competições e a postura de alguns técnicos e atletas possam realmente encaixar como uma luva nesta afirmação.

Porém, a maioria dos técnicos, pelo menos no nível estudantil, são, antes de qualquer coisa, educadores e, por isso, a competição é muito mais que uma disputa. Um jogo, sobretudo em desportos coletivos, envolve tantas possibilidades de aprendizagem que, supera em muito uma manhã de aulas na escola.

Aprende-se a olhar o nosso processo, reconhecer os erros e acertos, avaliar, decidir, cooperar. Aprende-se a lidar com as emoções, a ter controle, a ouvir, a obedecer, e a desobedecer, também :) Aprende-se a ser amigo, a valorizar o outro. A enfrentar desafios, a ter humildade e solidariedade.

Estudar a distância (online) é mais ou menos como participar de uma equipe, talvez muito mais do que estar numa classe presencial. Porque, na EAD, precisamos muito do outro. Da sua pronta resposta, da sua atenção, do seu empenho em comunicar bem.

Por isso, eu não considero que a EAD possa sobreviver como educação de qualidade, dissociada da formação de uma rede entre alunos / professores/ cursos. Preencher questionários, executar atividades solitárias, passar textos por email como única opção de aprendizagem é algo muito pobre. É como tentar jogar basquete sozinho. Pode-se até fazer uma bonita jogada, mas à quem ela vai emocionar? O quê se vai aprender?

Bom... hora de trabalhar...


Marcadores: , , ,