domingo, setembro 28, 2008

Grêmio ,,,


Minha vó deve estar dando voltas no túmulo. Ela que se tornou uma expert em futebol (especialmente no Grêmio) depois que deixou de andar. Ela sabia tudo sobre os jogos, tudo o que vinha sendo falado em todas as 'salas de redação' da vida.

Quem tinha sido contratado ou dispensado, quais as principais alterações no plantel, qual o técnico incensado, qual o que caiu em desgraça. Era sentar do lado da cama dela e perguntar. Lá vinha a crônica desportiva de primeira.

Ainda bem que ela foi poupada de presenciar o que se viu hoje no campo. Impossível achar alguma coisa para elogiar. Festival de passes errados, indecisão no ataque, uma equipe que ficou trancada numa retranca (!) quando estavam perdendo por 3 gols!

Haja paciência! Ver um jogador que LEVA uma falta anti-desportiva e revida ao invés de esperar a expulsão do outro. E aquele mocorongo que NÃO se esparrama no chão quando o goleiro do Inter empurrou - penalti claro!

4 x 1 - isso é histórico...

Marcadores: ,



sábado, setembro 27, 2008

achado por aí


* sem tempo para fuçar tudo, peço a quem testar que conte a história.

Marcadores: , , ,



sexta-feira, setembro 26, 2008

Hoje foi dia de conversar


Treino na APM

Depois, é claro. Antes, cada equipe começou com uma sacola vazia. Cada cesta valia uma bergamota. Se fosse de 3 pontos, valia duas. Rebotes ofensivos ou defensivos valiam 1 bergamota. Idem cada par de lances livres convertidos. Mas, .... errar passe, errar os dois lances livres, perder a bola ou levar um contra-ataque completo, tirava bergamotas da sacola da equipe.

O empenho nos arremessos e rebotes foi incrível. Teve até um pivô que saiu driblando furioso depois do rebote defensivo, inevitavelmente se esparramou no meio da quadra, mas conseguiu passar. Do chão, gemeu: 2 bergamotas... rebote defensivo, contra-ataque!

No final deu para fazer um piquenique e conversar. Estávamos precisando.

Treino de Basquete

Marcadores: , ,


Projeto Lugar e Ambiente 2008




* foto do site do colégio, autoria do Cel. Araújo.


Ontem, como nos últimos anos, aconteceu a ação prática do Projeto Lugar e Ambiente do CMPA. Quase a totalidade dos alunos, professores, funcionários e militares do colégio estiveram envolvidos na coleta seletiva de lixo acumulada no Parque Farroupilha. Na página do colégio existe uma reportagem bastante completa sobre o evento. Destaco que:

A idéia central é despertar a preocupação com o lugar onde se está, seja ele o lar, a escola, a rua ou a praça, fomentando ações práticas de preservação do meio ambiente, juntamente com a assimilação do aprendizado teórico e geral trabalhado em sala durante todo o ano.

Para realizá-lo, o Parque Farroupilha foi dividido previamente em trinta e cinco células de limpeza, cabendo uma célula a cada turma de alunos, os quais são liderados por um Monitor, orientados por um Professor ou Oficial e auxiliados por um Cabo ou Soldado. O lixo de cada setor é coletado com todos os cuidados de higiene e segurança, classificado e mapeado, sendo os resultados tabulados estatisticamente e informados à direção do Parque. Neste ano, foram recolhidos 52483 objetos. [segue no site do CMPA]


Infelizmente, mas por motivos justificados, eu e meus atletas estivemos fora desta edição. Com a proximidade dos Jogos da Amizade, estamos nos dedicando muito aos treinamentos.

Para não ficar de fora, fizemos um workshop com cerca de 50 bergamotas que, abrilhantando o nosso treino no CPOR, foram a provocação para a discussão do quê pode ficar na natureza, o quê seria lixo orgânico e do quê seria lixo, micro..., mas lixo.

Considerando que 12 guris de mais de 1,80 tendem a não deixar muito lixo orgânico comestível...


* nós no CPOR (faltam 3 :))

Marcadores: , , ,


Trocar livros em Porto Alegre


No domingo, tem mais coisas a fazer na Redenção, além de jogar basquete e passear na feira :) A prefeitura anuncia:

No próximo domingo, 28, das 10h às 17h, junto ao Monumento ao Expedicionário do Parque Farroupilha (Redenção), será realizada a sétima edição da Feira de Troca de Livros de Porto Alegre.
O evento é organizado pela Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, com a participação de 16 bibliotecas. Qualquer pessoa pode chegar em um dos stands e trocar seus ivros, desde que estejam em bom estado. [Prefeitura POA]


Se conseguir me recuperar do excesso desta semana, vou tentar achar algum livro aqui que eu consiga trocar e dar uma volta por lá. Mas 10.000 pessoas são um incentivo bem grande para NÃO ir.


* Shakespeare & Co.

Marcadores: , ,



quarta-feira, setembro 24, 2008

50 maiores blogs sobre Midias Sociais


Uma lista feita por categorias e usando ferramentas como technorati, alexa, rss, etc. Todos em nem tão plain english, mas quase todos conhecidos. (principalmente dos startups addicts)

Encontrei o SmartMobs lá. A correria dos dosis últimos anos não me deixou tempo para postar muito por lá. Vi hoje que a minha última postagem foi em fevereiro...

Smart Mobs
URL: http://www.smartmobs.com

Smart mobs emerge when communication and computing technologies amplify human talents for cooperation. Howard Rheingold, author of Smar Mobs, is one of the world's foremost authorities on the social implications of technology. Over the past twenty years he has traveled around the world, observing and writing about emerging trends in computing, communications, and culture.


A lista completa está no blog do Evan Carmichael, ao lado do comercial do livro "Fazendo seu primeiro milhão". O que indica o tom majoritário dos blogs.

Marcadores: , ,


mapas mentais / mapas conceituais


Uma série de aplicativos web ou desktop para fazer mapas conceituais ou mapas mentais. Não testei, não analisei nenhum deles. Não sei se são livres ou proprietários. Mas aí vai o link para a lista:

http://www.shambles.net/pages/school/mindmaps/


... Uma hora aí arrumo tempo de dar uma olhada.

Marcadores: , ,



segunda-feira, setembro 22, 2008

Para indicar livros





Se eles estão indexados no Google Book Search é possível inserir no blog usando o seguinte script:

<script type="text/javascript" src="http://books.google.com/books/previewlib.js"></script>
<script type="text/javascript">
GBS_insertEmbeddedViewer('GkCpLIk7aisC',600,500);
</script>

trocando GkCpLIk7aisC pela ID do livro e os parâmetros '600' e '500' pelo tamanho que você desejar.

via Google System

Marcadores: , ,


Gilda


Uma vez eu tive um lambari chamado Gilda. Ela reinou absoluta no aquário, após comer todos os coleguinhas. Criar peixinhos foi uma atividade que me tomou um tempo nos meados da adolescência. Eram relativamente fáceis de cuidar. Relativamente, porque, com equipamento artesanal, muita água de aquário eu tomei usando aquelas mangueirinhas de tirar gasolina.

É... eu não fazia como a minha vó que botava os peixes em cima da mesa enquanto lavava o aquário na pia da cozinha. - É só um pouquinho - justificava ela, enquanto eu olhava com os olhos arregalados os pobres bichinhos pulando na toalha.

O problema é que, embora relativamente fáceis de cuidar, os peixes eram difíceis de transportar e, aí, qualquer saída mais demorada implicava em achar uma babá.

Por um tempo eu pensei ter a solução: meu dentista tinha um daqueles aquários tri profissionais. Segundo me confidenciou, gostava dos peixes porque eram quietos. Considerando que eu estava de boca aberta enquanto ele gesticulava com um daqueles ganchos terríveis e discursava sobre as virtudes do silêncio, meio que entendi onde ele queria chegar...

Assim, quando chegou o verão, eu levei os meus peixes para o aquário dele. Bom, ... a coisa era tão profissional que, além da água, das plantinhas e quinquilharias, eles trocavam os peixes! o.O

Horror! Quando voltei e fui procurar pelo Zézinho e o Joca não achei. Revirei atrás das plantinhas e nada. - Pega qualquer um.. - disse o tiradentes desnaturado.

Foi aí que eu desisti dos aquários. Mas, quando olhei para a carinha da minha gárgula, lembrei imediatamente da Gilda. E vai aí a foto dela, montando guarda nos dvds de basquete, com as asinhas coladas com super bonder depois de ter aterrisado mal de um vôo da estante dos livros.



Caso alguém esteja se perguntando: - Por quê, em nome dos céus, ela está tentando me fazer perder tempo com esta história???

Respondo: Aqui, além de histórias que me interessa contar, tem histórias que me interessa guardar. Porque não quero esquecer.

Marcadores:


A Blogosfera em 2008


Voltando da minha semana de trabalhos forçados, encarei o fim de semana pensando que poderia adiantar leituras e estudo. Porém, uma descompensada básica no trato digestivo me nocauteou literalmente. Assim, estou entrando a minha segunda semana de treinamento intensivo meio na diagonal.

Todavia, mesmo fora das vias normais do meu trabalho, pude ler que saiu o State of the Blogosphere de 2008, pela Technorati. Ainda não pude ler mesmo, mas adianto que traz algumas novidades em relações aos relatórios passados.

133 milhões de blogs rastreados é um número de respeito e estou curiosa para ler os resultados da pesquisa feita diretamente com os blogueiros. O relatório será apresentado em 5 etapas, sendo que a primeira é Quem são os blogueiros?

David Sifry faz a apresentação do relatório no seu blog.

Marcadores: , ,



domingo, setembro 21, 2008

dardos



[...] a rede de redes entrelaça pessoas e comunidades numa trama que não coincide com o desenho das comunidades materiais. De fato, esta rede costura numa outra dimensão o que, materialmente, pode estar solto ou muito afastado. As novas comunidades são este emaranhado de fios que se sobrepõem às relações entre as comunidades materiais e constroem comunidades multiculturais que mesclam o local e o global e, sendo outras, são, ao mesmo tempo, as mesmas [...] (2004)

Obrigada Fátima e Márcia!


E o meu arremesso vai para os professores blogueiros da Edublogosfera.


Marcadores:



sábado, setembro 13, 2008

correndo!




)) correndo muito
)) Basquete
)) CCK08
)) CMPA
)) UFRGS
)) e as pequenas coisas: clonaram meu cartão de crédito; o Lucas decepou as asas da minha gárgula; indiretamente fui responsável pela inundação da SEF ontem; por isso perdi o lançamento do livro do Prof Lucídio; injustiças no basquete; ...

não necessariamente nesta ordem...


** A foto, para alegrar o dia, é no Parque Floral, em Vincennes, em 12 07 2008.

Marcadores: , , , ,


vidaminha


Para variar eu continuo assumindo coisas que dificilmente poderei cumprir. Não é por tentar estar presente de alguma forma em tudo ou por não perder oportunidades. Geralmente, e não sem alguma falta de modéstia, eu penso que a minha contribuição será importante.

Noutras vezes, com ausência total desta qualidade tão delicada, eu penso que ninguém mais pode me substituir na tarefa. Bom, todo mundo tem defeitos....

E assim, os dias estão passando e eu numa roda viva de incêndios por apagar. Nestas, escrever fica muito atrás nas prioridades.

Isso quando não acontecem os acidentes. Ontem eu estava decidida a sair correndo do treino e ir assistir o lançamento do livro A TRAMA DO CONHECIMENTO, do Prof. Dr. Lucídio Bianchetti, nem que tivesse de pular da viatura em movimento.

Mas, ... como sempre a volta atrasou e na correria de guardar o material, um dos meus baixinhos jogou uma bola de mau jeito. Esta atingiu o registro da máquina de lavar da Seção, que quebrou. Foi água (aos montes!) prá todo lado! Enquanto uns tentavam colocar alguma coisa para bloquear a vazão, outros procuravam o outro registro.

Não havia outro registro num raio de cinquenta metros .... Um soldado saiu em disparada atrás de quem soubesse onde era o registro geral, e nós seguimos tomando um banho e tentando direcionar a água (que a estas alturas já corria para fora das salas) e minimizar a bagunça.

Resultado: me atrasei definitivamente. Pior: tive de aguentar aqueles olhares de "é sempre tu e estes guris..."

Marcadores:



domingo, setembro 07, 2008

A trama do conhecimento e o drama da escrita


Descansando da semana puxada, passei o domingo lendo muito, preparando estratégias para os próximos desafios da equipe de basquete (porque o sábado foi punkkkkk) e aproveitando para divulgar o lançamento em Porto Alegre do livro A TRAMA DO CONHECIMENTO: Teoria,método e escrita em ciência e pesquisa, do Prof. Dr. Lucídio Bianchetti. Atenção para a palestra imperdível.



Na manhã de vento gaúcho, assisti meus alunos guerreiros desfilando. Salve o Brasil, CMPA!

Marcadores: , ,



sábado, setembro 06, 2008

Conectivismo e Conhecimento Conectado


Não se surpreendam se encontrarem por aqui a tag CCK08 nos próximos tempos. É que, na medida do possível, vou acompanhar o curso online Conectivismo e Conhecimento Conectado, do George Siemens e do Stephen Downes. O curso conta com o apoio da Extended Education Faculty da Universidade de Manitoba em associação com o Learning Technologies Centre.

Para quem quiser acompanhar, as informações estão no wiki do curso. Convém uma visita à apresentação do curso, ao blog e ao ambiente moodle. A inscrição pode ser feita aqui.

Para tentar incrementar as possibilidades de participação e aproveitamento do curso, lancei um desafio para o pessoal da edublogosfera. via lista :)

Marcadores: , , ,