* foto do site do colégio, autoria do Cel. Araújo.
Ontem, como nos últimos anos, aconteceu a ação prática do Projeto Lugar e Ambiente do CMPA. Quase a totalidade dos alunos, professores, funcionários e militares do colégio estiveram envolvidos na coleta seletiva de lixo acumulada no Parque Farroupilha. Na página do colégio existe uma reportagem bastante completa sobre o evento. Destaco que:
A idéia central é despertar a preocupação com o lugar onde se está, seja ele o lar, a escola, a rua ou a praça, fomentando ações práticas de preservação do meio ambiente, juntamente com a assimilação do aprendizado teórico e geral trabalhado em sala durante todo o ano.
Para realizá-lo, o Parque Farroupilha foi dividido previamente em trinta e cinco células de limpeza, cabendo uma célula a cada turma de alunos, os quais são liderados por um Monitor, orientados por um Professor ou Oficial e auxiliados por um Cabo ou Soldado. O lixo de cada setor é coletado com todos os cuidados de higiene e segurança, classificado e mapeado, sendo os resultados tabulados estatisticamente e informados à direção do Parque. Neste ano, foram recolhidos 52483 objetos. [segue no site do CMPA]
Infelizmente, mas por motivos justificados, eu e meus atletas estivemos fora desta edição. Com a proximidade dos Jogos da Amizade, estamos nos dedicando muito aos treinamentos.
Para não ficar de fora, fizemos um workshop com cerca de 50 bergamotas que, abrilhantando o nosso treino no CPOR, foram a provocação para a discussão do quê pode ficar na natureza, o quê seria lixo orgânico e do quê seria lixo, micro..., mas lixo.
Considerando que 12 guris de mais de 1,80 tendem a não deixar muito lixo orgânico comestível...