V Ciclo de Palestras do CINTED - um micro resumo do dia
Como eu ainda não estou senhora das tecnologias móveis, deixei para postar em casa alguma coisa do que vivenciei no V Ciclo de Palestras do CINTED, que iniciou hoje e se estende até sexta-feira, na FACED e no CINTED da UFRGS. Consegui encaminhar a minha primeira aula no CM e voar para a UFRGS para a abertura do evento e as primeiras palestras. Aliás, o vai e vem entre UFRGS e CM (vide a imagem do ecosistema) foi uma constante e, agora, estou semi-sequelada. Assim, vai ser um texto bem resumido porque o dia foi longo e já estou indo nanar.
Abertura >> Feita pela Profª Liane Tarouco - CINTED/UFRGS e pelo Prof. Julio Nitzke - SEAD/UFRGS. Em sua fala, o Prof Julio declara que vivemos um momento de muita efervescência em relação a EAD. E, também, um momento muito delicado. Quando a LDB solicita que os professores do ensino fundamental e médio tenham formação superior, o MEC aposta na EAD e lança o Pró-Licenciaturas para capacitar 150.000 professores. Porém, diz ele, temos de ter consciência que a EAD não é uma solução mais fácil ou mais barata. A sua grande vantagem é atingir todas as regiões. O Prof Julio continua, contando que a formação se dará partindo da Academia e, por meio das secretarias municipais e estaduais, atingindo os alunos. Uma tarefa que terá muitos desafios. A EAD no Brasil e no mundo ainda se apoia muito no ensino tradicional, no material escrito. Isso, considerando a distância, gera solidão e evasão, pois falta interação. É necessário, então, uma mudança de paradigma, evitando pegar curriculos e práticas do ensino presencial e colocar no ensino online, pois não adianta. Encerrou dizendo que o projeto vai gerar muitas parcerias e muita cooperação entre as instituições do Estado.
A Prof. Liane abriu o Ciclo de Palestras salientando o grande número de trabalhos inscritos, sua diversidade e sua procedência de diversos cantos do Brasil e a dificuldade da Comissão Científica em selecionar os trabalhos para apresentação e publicação na revista Renote. Sobre a revista, relatou a sua trajetória de sucesso que, em apenas dois anos de existência a colocou no Qualis B.
>> Redes acadêmicas virtuais para a formação de professores - Ana Cláudia Pavão Siluk - UFSM Pesquisa sobre as redes acadêmicas virtuais, como RIES, RAU, RISEU, RIFAD que teve como conclusões:
redes precisam mais estudos e investimentos
ainda existe muita resistência às trocas virtuais
os materiais apresentados são de boa qualidade e os assuntos são atuais
a interatividade é baixa
os programas de formação não são consistentes
a atuação dos mediadores é fraca
Segundo a pesquisadora, o ideal seia um híbrido entre rede virtual/presencial, principalmente por causa da resistência à interação unicamente virtual. Apontou a necessidade da formação por uma rede com estrutura tecnológica que dê suporte a interação/cooperação e com pessoas que possam atuar como dinamizadores. A sessão de perguntas terminou com um pequeno debate sobre as dificuldades da participação nas interações online.
>> Internet avançada e educação matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line - Marcelo Borba – UNESP – Rio Claro/SP Videoconferência Apresentação do TIDIA suportado pela FAPESP O projeto visa estudar aspectos diferentes da internet avançada que está sendo implementada no Estado de São Paulo. Composto de três divisões:
Incubadora - centro de criação e colaboração em projetos
Kyatera - redes de fibras óticas
Aprendizagem Eletrônica (AE) - grupos de pesquisa
Construção de uma plataforma (código aberto) que se aproveite das possibilidades da nova internet, isto é, integrando texto, vídeo, áudio, gráficos e escritas específicas. Por enquanto a Incubadora e o AE estão mais avançados que o Kyatera (quando deveria ser o contrário). Pergunta :) Se a rede não está pronta, o quê fazer? R: espera-se que os 40 laboratórios estejam ligados até o final de 2006. É necessário investimento privado para expansão. Comentário: a videoconferência não fez jus ao avançado das fibras óticas sonhadas :) Congelou o pesquisador várias vezes e quase causou um incidente interestadual :)
>> Jogos Computadorizados para Aprendizagem Matemática no ensino fundamental: refletindo a partir dos interesses dos educandos Cibele Figueiredo - UFSM ... http://www.inf.pucrs.br/~jricardo/revolution
>> O papel do jogo no ensino de radioatividade: os softwares Urânio-235 e Cidade do Átomo - Marcelo Leandro Eichler - UFRGS apresentação dos softwares, sendo que o segundo é criação do apresentador e é um software criado à partir de um tema gerador, tendo abordagem multi, inter e transdisciplinar. http://www.iq.ufrgs.br/aeq
>> Utilização de Jogos na sala de aula: aprendendo através de atividades digitais... - Mary Lúcia Pedroso Konrath – PPGEdu - UFRGS desenvolvimento de software com fundamento na teoria de Piaget, principalmente. Destinado a crianças de 4-7 anos. http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~mary/jogo/bruxaria.swf
Estes são alguns dos trabalhos que assisti e algumas das notas que tomei. Se possível, darei um update completando algumas lacunas.
The 5th edition (2004) had participants from 35 countries, including Germany, Argentina, Spain, USA, France, Netherlands, Paraguay, Peru, Russia, Uruguay, Costa Rica, Mexico, Sweden, Japan, Chile, Venezuela, Colombia, Canada, Portugal, Denmark, Finland, and Norway. Even more countries are expected this year.
The main speakers: Jon "maddog" Hall, Hugo "eitch" Cisneiros,Branden Robinson, Randal L. Schwartz, Evan Leibovitch, Marshall Kirk McKusick, Sérgio Amadeu da Silveira, Janet Casey, Marcelo D'Elia Branco, and others. [details]
Uma coisa dos blogs que é única (web falando) é a historicidade conferida pelos arquivos e pelos textos que trazem de volta os arquivos. Ah a importância de um link permanente! Na minha dissertação, ao comentar as mudanças (de todo tipo) ocorridas no blogs pesquisados, escrevi:
Esta avaliação sobre as mudanças no blogfeita por meio da comparação de suas imagens em momentos diversos, assim como toda investigação feita nos blogs do projeto [zaptlogs], só foi possível pela existência dos arquivos Os posts podem ser arquivados de diversas formas: por semana, por dia, por mês. Quando um post épublicado, ao mesmo tempo já é arquivado e é colocado no seu rodapé um link permanente e na parte destinada aos links estáticos ou numa página anexa, um link para o arquivo do período., que é onde as páginas mais antigas ficam estocadas. Estes arquivos demonstram a historicidade possível numa publicação como esta. Por meio dos arquivos, é possível tematizar, pesquisar e refletir sobre o processo do autor.
e, mais adiante:
Se um blog permite ao blogueiro narrar a si mesmo, acessar os próprios arquivos torna possível o distanciamento necessário para observar-se, rever-se, ressignificar-se. Um movimento de metacognição, onde entra o conhecimento de si e de seu processo de aprendizagem. Este distanciamento remete ao conceito de bakhtiniano de exotopia. Para Bakhtin (2000), a autoria pressupõe um excedente de visão sobre o todo e cada parte da obra. O autor chama de exotopia esta visão que vai além do todo da obra, este se colocar fora do autor, que lhe permite dar o acabamento na obra. E, ao colocar-se fora, tornar possível o diálogo consigo mesmo [...]
e depois:
A meu ver, os blogsindividuais, pela sua historicidade, dialogismo e dinamismo, são excelentes substitutos para os portfólios geralmente usados em projetos educacionais que envolvem comunicação à distância. A possibilidade de retomar o passado no sentido que Kosík (1976, p.150) afirma, quando diz que "a realidade humana não é apenas produção do novo, mas também reprodução (crítica e dialética) do passado".
Pensando nestas coisas, acessei aleatoriamente os arquivos deste blog e topei com isso:
A mãe indócil na cozinha. Comida pronta, caipirinha finalizada. Os bárbaros rondando a mesa.
- Cadê os bolinhos, vó???????
Cacofonia de:
- Velhinha, tá na hora!
- sai daí, guri!
- Quem sentou o rabo molhado na minha canga?
- já deram comida para estes pobres animais?
Não, não eram os bárbaros, que neste fim de semana [continua]
... rastros do cotidiano que nos identificam, nos inserem no processo histórico e demonstram que num blog a história pessoal é um contraponto importante ao que se pensa escrever de sério ... E que este sério pode ser muito relativo.
O quê mais estão lendo na Espanha sobre tecnologia agora - ou nos USA sobre o mundo nas últimas horas - ou na Índia sobre ... >> o Newsmap mostra isso num mapa baseado no Google News (infelizmente o Brasil está fora) - (obrigada Aulablog21!)
A ABC divulga inúmeros feeds de podcasts* (bah, é bravo não ter uma expressão decente em português para isso) de seus diversos conteúdos de notícias, política, tecnologia, ... Vamos ver quanto demora para a 'mainstream' daqui se manifestar. *endereços xml/rss que distribuem arquivos de áudio em formato mp3
Tenho de confessar uma coisa: eu sou tri bagunçada com as minhas coisas. Livros por todo lado, documentos por todo lado, roupas por todo lado e por aí a fora. Tem noites que eu tenho de achar um lugar para dormir e gasto um tempão tirando coisas de cima da cama.
Outro lugar confuso é o meu computador. Só Deus sabe onde vou salvar alguma coisa, qual a idéia de estrutura que está na minha cabeça quandovou abrir um diretório novo.
Hoje, procurando umas imagens para organizar o blog da aprofcmpa dei de cara com umas fotos da praia. Colei uma aqui :) Eu, minha mana, uma garrafa, um copo. Uma festa ... quando? O Batman? Jorge Arlindo na sua melhor forma.
Pelo menos eu acho que é o que vai ser. Mas quero saudar a entrada da Cláudia e do Eugênio na blogosfera. Eu não havia perdido a esperança de tornar públicas as reflexões que eles fazem privadamente. E eis que eles decidiram.
Confiram o Dialógico que, como o nome diz é um convite ao diálogo. No seu primeiro post, um texto do Eugênio, datado de outubro passado, do qual retiro uma provocação:
A ideologia impregna a nossa vida social de ponta a ponta. A ideologia está no PT; a ideologia está no carro que compramos; a ideologia está no livrinho vermelho do Mao; a ideologia está no ataque americano no Iraque; a ideologia está no programa da Xuxa; a ideologia está na coca-cola. Nada está acima ou abaixo da ideologia. Tudo está impregnado por ela. Nada que é produzido na sociedade humana está livre da sua influência. Tudo o que o ser humano faz, o faz a partir dos conceitos, das idéias, que ele tem da realidade. Assim, se o programa da Xuxa não consegue se livrar da marca ideológica, menos ainda um debate político.
Bem vindos à blogosfera, Cláudia e Eugênio. Entrem na conversa sem demoras :)
Ontem a lei de Murphy demonstrou que ainda está em vigor e é aplicada qunado menos se espera. Lucia Malla, que está blogando a visita do Lula em Seul, topou de frente com as conseqüência da Lei ontem. Seu blog ficou fora do ar por quase 24 horas. Olha que nestes 3 anos de blogger/blogspot isso poucas vezes aconteceu. Pois ontem, aconteceu com parte dos milhões de blogs e, entre eles, justamente o da Lucia. E, num caso assim, não tem o que fazer pois não dá nem para desviar a cobertura para outro espaço, pois não há como postar um aviso na página bloqueada.
Enquanto isso, numa lista de discussão o debate sobre os blogs x imprensa oficial rolou todo o dia. O assunto surgiu quando um dos listeiros colocou ser interessante que passássemos para alguém da imprensa a informação de que a Lucia estaria blogando sobre a estada do Lula em Seul. Ontem foi um dia de muito trabalho para mim e me surprendi quando recebi as mensagens da lista. Um tsunami de reflexões, a maior parte delas ótimas.
Gostaria de comentar aqui sobre um pouco do que foi falado lá e acrescentar algumas coisas. Na conversa surgiu a dúvida de alguns e a certeza de outros sobre as diferenças/semelhanças entre um blog e imprensa. Estou colocando aqui na forma como entendi:
blog é cultura rede - imprensa é cultura de massa.
blogs tem alcance restrito a uma comunidade - imprensa tem alcance ampliado
blog é dialógico - imprensa é monológica
blog é acessível à todos - imprensa não (publicação)
blog é mais ágil na publicação do que a imprensa.
blog parte de um ponto de vista pessoal (a visão do cidadão comum) - a imprensa tende (ou tenta) a ser impessoal (a visão do jornal?)
blog é amador - a imprensa é profissional
jornalismo é diferente de imprensa
...Algumas destas características não são excludentes e são híbridas. Algumas podem ter um pode ser bem grande antes do verbo. Eu gostaria de salientar algumas características do blog que são determinantes no sucesso e nas possibilidades desta forma de publicação. Uma é o aspecto público do blog, tanto das suas reflexões quanto da interação que gera e da conversação que estabelece com outros blogs. Jornais conversam muito pouco entre si, até porque a rivalidade impede a menção ao texto do outro. A popularidade e o alcance de um blog cresce na medida em que cresce o diálogo com outros blogs.
No meu entender, um blog cria uma rede de sentidos, que se forma quando o sentido de um encontra e se mescla com o sentido do outro. Este sentido não é inicial ou final, pois se dá na dialética entre os sentidos. Além da simples informação, pode ser conhecimento construido socialmente. Conhecimento construído na interação, entendendo esta como ação entre e que organiza compreensivamente as relações entre os conceitos.
No diálogo entre os textos (entre blogs), a rede de sociabilidades tende a fazer novas conexões e movimentar as existentes. De repente, aquele outro que não conhecemos adentra o nosso espaço e faz ouvir sua voz. Um blog diferentemente de outros tipos de publicação, gera uma resposta quase que imediata do leitor que, ao comentar, se transforma em interlocutor, estabelecendo um diálogo onde estará presente, também, uma audiência que acompanha o diálogo estabelecido, podendo ou não vir a participar.
Blogs (posts) são pontos de contato entre textos. Esta constituição de uma rede é difícil de ser alcançada pela imprensa.
O CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação e a SEAD - Secretaria de Educação a Distância/UFRGS promovem o V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos.
Período: 30 de maio a 03 de junho de 2005
Local: Porto Alegre - RS
Palestras: FACED/UFRGS, sala 601 (Av. Paulo Gama 110 Prédio 12201)
Mini-cursos: CINTED - Av Paulo Gama 110 Prédio 12105 Sala 331 (mapa)
Informações:
Av. Paulo Gama, 110 - Prédio 12105 - Sala 334 Fone: 3316-3070 ou 3316-4098
“We look forward to rewarding our most ardent online evangelizers by creating an avenue to increase profits from their websites,” said Skype CEO and co-founder Niklas Zennstrom. “A strong affiliate program not only opens up a revenue stream for Skype devotees, but also provides an interactive communications tool for website publishers to engage in dialogue with their audiences.”
entre a brincadeira e a reflexão - sobre a centralidade do trabalho
A brincadeira que fiz: - Daqui a pouco vai ter esta seção no curriculo lattes...
A reflexão: Compartilho com voces o que escrevi para nosso Núcleo, pois quando se diz que trabalho não é mais a centralidade para o estudo de nossa sociedade e as tecnologias não são importantes dá para pensar que ....
Caros Integrantes e visitantes de nosso Núcleo!
Parece que a Su tem razão. Afinal em tempos de qualidade total, de restruturação produtiva, de produção de subjetividade os mecanismos de controle vão se tornando cada vez mais fechados e as estratégias e alternativas que como escreveu a Professora Anézia engendram "uma universalidade a qual se coloca como necessidade absoluta, por que a sobrevivência humana continuará permanentemente ameaçada, enquanto as necessidades do capital permanenecerem. ... essa é uma tarefa possível e necessária, por que não paramos de lutar, desejar, imaginar. ... para superar as formas pelas quais as pessoas investem em sua própria infelicidade, aceitando sua condição de oprimido por meio de algumas pequenas compensações." Na universidade pública, que alguns dizem que "não custa nada", porque individualmente não pagam, mas que se faz com a contribuição do conjunto da sociedade brasileira, que a financia, parece que as pessoas andam preferindo estes controles, até do orkut. Ou, o mais perverso, individualmente submetem-se e na ausência do controle, sentem-se descompromissados com os colegas, com a turma e com o conjunto da sociedade que financia este estar na Universidade. Nem vou citar aqui o "desengajamento" consigo mesmo, como disse a Cátia! São pequenas compensações trocadas. Como sou teimosa vou continuar acreditando que a maioria das pessoas com as quais convivo não se regem por estas lógicas. Mais, que podemos cotidianamente construir sentidos que nos levem por outros caminhos, que não os da quantificação e do controle do mercado. Mais do que fazer um texto, fazermos a vida. Abraços o todos e todas Carmen
Começa a ser quebrado o monopólio da transmissão de imagens e som via satélite e também a cabo na América Latina (Sistema Sky, DirectTV, NET e outras). Começa a operar hoje a TELESUR, uma iniciativa da Venezuela para quebrar o monopólio de transmissão de imagens e som que tem os Estados Unidos há décadas na América Latina. Este sistema inicialmente contará com 4 países participantes (Venezuela, Argentina, Uruguai e Cuba), funcionará 24 horas por dia e alcançando inclusive os Estados Unidos e Canadá.
E eu, como sempre questionando, me pergunto: qual a razao da diferenca de tempo entre todos - pequena, mas existente - visto que todos tinham tecnologia como a que usei a disposicao? Serah que a necessidade da informacao imparcial gera esse pequeno atraso - ateh o jornalista moldar o texto, por exemplo? E os jornais de TV, em que peh ficaram nessa historia? (Visto que obviamente nao tenho como saber.)
Ou seria este forum um evento menor na agenda de noticias do pais? Serah que estou valorizando demais um mero evento internacional - o presidente participa de zilhoes deles por ano...?
Duvidas, duvidas, na cabeca de uma brasileira...
Fiquei pensando, também... Será que o foco não ficou mais na forma do que no conteúdo, mais no tempo do que na informação? A comunicação quase instantânea tende a ser mais descritiva do que interpretativa. Nisso se perde uma coisa que eu acho essencial na reportagem: aquilo que o reporter agrega ao evento reportado. A visão de quem estava lá, no contexto da coisa toda e que escapa de um texto puramente descritivo. Seria aquilo que separa a reportagem da taquigrafia.
Por outro lado, creio que Lucia está fazendo um trabalho inovador que, por isso mesmo, é um aprendizado em todas as suas fases. >> vale a pena seguir a reportagem
A visita de Lula a Coréia estará sendo blogada por Lucia Malla,
E ela já começou:
De segunda até quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na Coréia do Sul, para participação em um seminário de investimentos e dar uma palestra no Sexto Fórum da ONU sobre Governância. Fiquei sabendo dessa participação através do grupo de brasileiros que encontrei em Seul há 2 semanas, no festival primaveril "Hi Seoul!". Embora tenho críticas a algumas medidas adotadas por Lula - mas sempre tentando entender que a figura dele é representativa, que ele não governa sozinho, blábláblá - é uma oportunidade única de ver o presidente do meu país de cidadania num evento gratuito em outro país.
Decidi então ir a esse fórum: pedi dispensa do trabalho por meio dia, e estarei lá com meu super-kit "máquina fotográfica + laptop + AirPort", tentando uma proeza que jamais me imaginei fazendo...
Estarei blogando ao vivo, direto de Seul, a partir das 9 da manhã de terça (horário coreano - 9 da noite de segunda horário de Brasília).
Dei um upgrade numa proposta antiga de transformar um blog caixa de areia, usado para oficinas e aulas sobre blogs, num projeto colaborativo. Enviei para várias listas e contatos diversos um convite para participar no Vamos Blogar?.
O convite teve como alvo, preferencialmente, professores e outros profissionais ligados à educação, à comunicação e ao uso de tecnologia em ambientes educacionais/comunicacionais. O tema para contribuição é bastante amplo: tecnologias da informação e da comunicação, seu uso na educação, na comunicação e em projetos diversos, cibercultura, cultura hacker, software livre, softwares sociais (wikis, blogs, rss, ...).
As postagens podem ir desde as dicas técnicas até as reflexões teóricas. O interessante é mesclarmos projetos, idéias e pessoas formando uma rede onde blogs, projetos e teorias possam dialogar.
Por enquanto a adesão é tímida. Colaboração/cooperação não é uma coisa fácil para uma cultura absurdamente individualista como a que é incentivada hoje. O pessoal da academia, também, se preocupa exclusivamente com os Qualis A ou B da vida e se esquece do valor social de suas idéias e pesquisas. Aí, uma alternativa de compartilhar como a proposta do Vamos Blogar não seduz muito ou, até, intimida.
O projeto, em todos os casos, é para ser um ecosistema que se auto-organize na medida da interação entre os participantes. E, estes, podem incluir qualquer um que tenha como contribuir no tema, com aquilo que posta em seu blog particular ou divide em listas de discussão. Aliás, quem ler este posts e estiver interessado, me escreva :)
Gosto muito de ler o blog do Cardoso. Aliás, eu não sei se gosto, mas leio, porque depois da primeira palavra em maiúsculas fico presa no texto. Uma coisa meio hipnótica. Na espera da próxima capisloqui vai se lendo o que está no meio. A maior parte das vezes é muito divertido.
Pois bem, o guri escreveu um livro, Cavernas & Concubinas, publicado pela Editora DBA.
Muitos dos textos já haviam sido publicados no seu blog (<< li isso numa entrevista dele para a TPM) e eu estou apostando que deve ter ficado muito bom o livro. RESTA saber SE tem o MESMO ritmo do blog.
A tagueção continua. Agora é o Friendster que está disponibilizando uma ferramenta que, adicionada aos posts de um blog, permite que os leitores possam anonimamente classificar o conteúdo.
James Farmer publica uma lista de artigos sobre weblogs apresentados na BlogTalk. A BlogTalk 8 está terminando hoje em Sidney, Australia e é uma conferência informal onde é previsto que os artigos sejam lidos antes e as sessões sejam focadas no diálogo.
Revenge of the Sith é o terceiro filme da trilogia que estreou ontem e que boa parte da blogosfera anda comentando. Os comentários variam, procure por Nemo, por ex, ou pelo Maron. Aprenda algumas lições com o filme (Adam).
Star Wars blogs é o serviço de blogs da comunidade Star Wars. Notem que já vem com algumas categorias pré-definidas que agregam posts de diferentes autores. Fan é fan (sic), como diz um amigo meu.
Por absoluta falta de tempo de comentar por mim mesma, até porque ainda não pude verificar todos os caminhos, posto aqui uma parte do que o Marmota escreveu sobre o lançamento da BandNews (FM), o novo canal de notícias da Bandeirantes:
Trata-se da consolidação do FM como opção jornalística em meio a quantidade gigantesca de frequências com pura música e entretenimento. Quem fez a primeira aposta nessa faixa foi a CBN, das Organizações Globo, há mais de dez anos. Por muito tempo, foi a única a transmitir simultaneamente em 780kHz, ali no lado informativo do dial AM (o esquerdo), e nos 90,5MHz, estação que já foi Globo FM, Excelcior FM e até Rádio X.
Enfim, A rede BandNews de rádio começa em quatro grandes capitais: São Paulo (96,9MHz), Rio de Janeiro (94,9MHz), Porto Alegre (99,3MHz) e Belo Horizonte (89,5MHz). Até o final do semestre, Brasília, Curitiba, Recife, Salvador e Santos também fará parte da rede. >> leia tudo
saindo ... continuo depois ...
update sábado, 21/05/05, via Blue Bus: A nova rede de radio de noticias Bandnews está anunciando um grande elenco de colunistas, alem de Fernanda Romano, nota esta manha aqui. Distribuiu release em que relaciona Dora Krammer, 'politica', Sergio Dávila, que mandará material da California, onde é correspondente da Folha, JR Duran, que vai 'tocar' o assunto 'estilo de vida' e ainda, entre outros, Marcos Sá Correa, que responderá por 'meio ambiente e urbanismo'. A emissora pode ser localizada em Sao Paulo na frequencia dos 96,9, em 94,9 no Rio, 99,3 em Porto Alegre e 89,5 em Belo Horizonte.
Verdade. Desde o dia 14 passado é proibido ler o Onde anda Su? e mais alguns outros blogs. Confira a lista no Index Blogum Prohibitorum. Porém, como diz o Paulo, tudo que é proibido é mais gostoso ...
Post do Nemo: O relançamento dA Casa das Mil Portas parece ser um sucesso. Links pipocando por toda a blogosfera, um quaquilhão de page views por dia, e hoje apareceu novamente em primeiro lugar no TopLinks. Thanks a todos que estão prestigiando o projeto!
Como estou por lá, (que honra, nos fundadores!), copiei o banner e linko aqui no blog. Mesmo este blog estando tão confuso quanto o meu quarto!
Este gráfico da technorati imagem mostra o comportamento da blogosfera entre março de 2003 e fevereiro de 2005 e indica que a blogosfera dobra de tamanho a cada cinco meses. Hoje, a technorati registra 10 milhões de blogs (e o nº 10.000.000 é um blog chinês), isto é, em menos de três meses houve um acréscimo de 2,5 milhões indicando que a progressão continua.
Hoje só saio para retirar o aparelho. Estou cheia do bip bip bip e um pouco preocupada com a integridade física da geringonça. Ela já escapou umas duas vezes de perecer afogada no vaso sanitário e sobreviveu ao ataque do cachorro que odiou o rrrrrrrrrrrrrrr que ela faz quando começa a funcionar. Falta pouco!
Divulguei senhas e alternativas de postagem no Vamos Blogar? e o pessoal começa a se mexer. Os mais curiosos e ousados são os primeiros. Benvidas Eliane e Mary Grace. É incrível como seguir alguns procedimentos técnicos simples ainda inibe muitos professores, mesmo os que se interessam por trabalhar com as TIC. Por isso, não vou esperar grandes adesões ao Vamos Blogar, embora tenha certeza que um espaço comum, com muitas alternativas de postagem devesse ser enriquecedor para as nossas práticas, em todos os sentidos.
Em 13 de maio de 1888, o Brasil tornou-se o último país do mundo a abolir a escravidão negra em suas terras. Hoje, mais do que celebrar a data, devemos usá-la como marco para a denúncia do racismo e da necessidade de ainda lutarmos muito pela nossa liberdade.
Wilson H. Silva
Nos livros escolares, a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel é sempre cercada de muita festa e representada como um dos maiores símbolos da disposição das elites para atender os clamores populares e fazer justiça. Nada poderia ser mais falso.
Não que o evento, ocorrido há 117 anos, não tenha sido festejado ou seja completamente desprezível. Houve muita festa, é verdade, protagonizada particularmente pelos negros e negras, que se encontravam nas senzalas e nas ruas das cidades.
Contudo, cerca de 80% a 90% desses negros, segundo historiadores, já estavam libertos, seja com a fuga, seja pela alforria forçada, provocada, geralmente, pela falência do sistema econômico e político do Império. >> continue lendo
Vou ler com calma para depois comentar. O que queria divulgar é a presença do Blogologo nesta matéria:
Os brasileiros são a maior presença mundial no Orkut. Entre os 5,3 milhões de usuários, 69% declaram ser brasileiros. Por isso vale a pena descobrir as comunidades e dar uma navegada por aquelas que estão mais ligadas à sua área profissional e, quem sabe, fazer bons contatos.
Nos blogs também é possível fazer networking. No mínimo, você vai aprender um pouco mais sobre assuntos como administração, tecnologia ou marketing.
Estou em casa com uma preguiça de interminável depois de uma semana de correria, exames médicos, laudos, aulas, chuva e projetos. Tudo misturado, tudo desordenado e eu sem vontade nenhuma de conectar as coisas. passei por este blog, mas não me animei a falar nada sobre o que andei lendo e vivendo.
Olhei na diagonal o que andam falando sobre a cmsi-rio, tentando entender o que eles querem dizer com sociedade civil, tentando assimilar um pouco da avalanche de informações que rola sobre o evento, tentando entender porque esta avalanche só rola muito em-off.
Passei na diagonal pelas xo&%¢¬centas listas de discussão que participo. Saúdo a fundação da Blog-left onde nem todos têm blog e nem são left, mas que falam pelos cotovelos, o que eu particularmente gosto em listas de discussão. Aliás, já surgiu lá o papo sobre o volume de mensagens, comum à quase todas as listas.
Falando de listas, não foi o caso da Blog-left, mas tem certos listeiros que se sentem ofendidos pessoalmente se alguma mensagem não seja do seu interesse. Geralmente, criam um volume dobrado de mensagens reclamando disso. E a maioria não sabe e nem procura saber, ou entender como fazer para não ler certas mensagens, entrar e sair das listas. Limitam sua ação ao cortem-lhe a cabeça!, toda a vez que algum colega ousa trazer algum assunto off-topic deles.
Depois dos últimos dois anos de quase sedentarismo absoluto o meu eletro de esforço deu BOM, incrível! Mas as taxas que foram a síntese de todas as porcarias que comi foram alarmantes. Resultado: estou de dieta e desta vez sob ameaças bem definidas. Segunda-feira vão me colocar um aparelho que mede e mapeia a pressão arterial de tempos em tempos. Vou virar uma professora inflável e que apita periodicamente... espero que o aparelho seja resistente e sobreviva à turma de basquete da 6ª série.
* a imagem é a versão desolada da foto que meus alunos fizeram de mim.
Uma Fotinho do Pessoal << foi o que escreveu Rafael quando enviou esta foto direto do laboratório de informática para este blog. A idéia era demonstrar como blog+flickr substituem com vantagens os lentinhos fotologs. A gurisada, que é tri rápida, já entendeu que as adoradas fotos de câmeras de telefones celulares poderão estar instantaneamente à vista de todos.
Quem sabe que eu dou aulas de educação física deve estar se perguntando o que eu estava fazendo na sala de informática ... Chovia muito e não temos local coberto para as aulas, que, então são "teóricas". A sala de informática é um bom lugar para aulas de educação física, já que educação física não se resume a correr e jogar. Geralmente, as pessoas carregam e usam o cérebro nas atividades ditas físicas e vice-versa. Não deixamos em algum armário o corpo durante as aulas de geografia, embora alguns professores e escolas tentem mantê-lo em estado semi-vegetativo nestas ocasiões.
Aproveitei a chuva para falar de basquete, de pesquisa na internet e para brincar. (update em 10/05)
O título do trabalho é Gender similarities and differences in online identity and language use among teenage bloggers - Semelhanças e diferenças de gênero na identidade online e no uso da linguagem entre adolescentes blogueiros. O estudo teve como foco o uso da linguagem e a constituição de identidades online.
Os resultados apontam que os adolescentes divulgam na rede uma grande quantidade de informações pessoais, tais como, nome, idade, localização. A maioria dos blogs aborda assuntos comuns da faixa etária, como escola, relações íntimas, identidade sexual, musica etc. Existem mais similaridades do que diferenças entre os sexos no uso do blog.
Não li o trabalho ainda, mas já coloquei na lista das leituras :)
No post anterior eu falei do Avalanche e até coloquei um link para uma entrevista do seu criador. Depois disso, revirando um pouco os meus guardados digitais, achei este papo que tivemos lá na Brasnet em 1999, quando eu á era um rato de internet em tempo integral. Colei aqui inclusive com as mensagens de fundo dos Ircops.
Dez anos de internet - um pouco das minhas lembranças
Podemos pensar que, no acesso à internet, está implícito o abrir de uma janela para outra dimensão, rica em novas possibilidades interativas, ou um abrir de comportas para um dilúvio de informações, que tanto podem nos potencializar o conhecimento, quanto nos sufocar na alienação e na banalidade.
A primeira metáfora lembra um livro que eu gosto muito: Aventuras de Alice Através do Espelho, de Lewis Carroll (s/d), onde uma menina, ao saltar para dentro de um espelho, encontra um mundo onde o tempo e o espaço assumem diferentes formas. Neste mundo desconhecido, ela parte para aventuras, tendo que reorganizar sua forma de pensar e mobilizar de modo diferente os seus conhecimentos. A segunda metáfora subentende a aceitação do movimento, do fluxo das interações. Ação, no primeiro caso, reação, no segundo. Penso que as duas coisas acontecem, pois ambas estão inseridas no movimento das contradições de nosso humano viver, uma é o resultado do diálogo com a outra.
Foi com este jeito alice que conectei pela primeira vez à internet. Fazia algum tempo que eu possuía um computador, quando pude ampliar suas capacidades, melhorando a memória, o espaço em disco, instalando um moden e multimídia. Minha tela passou a contar com novos ícones, portas para novas descobertas que fui acessando aos poucos. Em princípio, tratei de aprender como manejar o correio eletrônico e o navegador. Fiz isso explorando, testando, errando, perguntando, lendo os arquivos de ajuda. Havia um determinado ícone da tela, colocado por iniciativa do técnico que fizera a instalação, que se tornou muito importante na minha aprendizagem. Era o acesso para um aplicativo chamado Avalanche que, quando executado, fazia conexão com algum tipo de lugar e abria uma janela oferecendo várias opções de acesso desconhecidas. Depois de algumas tentativas sem encontrar nada, escolhi a opção chamada #scripts e abriu-se uma grande janela. Digitei, então, a frase que foi a minha primeira interação com pessoas na internet:
<marginal> o que são scripts?
A frase surgiu na tela. Aparentemente, marginal era eu.
<scripter> script é isso que vc ta usando para entrar aqui.
Na conversa que se seguiu, descobri que Avalanche era um script criado para um aplicativo chamado mIRC e que IRC era o tipo de rede que eu estava acessando. Foi neste espaço que comecei a aprender sobre a internet e seus usos. Da navegação solitária passei aos territórios povoados e colaborativos. Ouvindo, perguntando, seguindo dicas, pesquisando ...
O contato com aquelas pessoas, algumas distantes e desconhecidas, me fez compreender a rede e muitas de suas possibilidades. Fez com que eu pudesse transpor para a internet e exercitar, também, a forma de aprender que já estava implícita na minha relação com os livros. Aprender de forma independente, autônoma, fora dos limites dos programas e currículos, buscando o conhecimento que está no mundo nas práticas das pessoas.
Não só descobri o que era um script, como construí um, o RuNNer, no início para uso próprio e, mais tarde, para alguns amigos. Isso depois que explorei tanto alguns scripts, desconstruindo-os a ponto de chegar-lhes nas tripas, descobrindo que eram programados usando uma linguagem parecida com as que eu aprendera no curso de engenharia.
Mais tarde, devido às solicitações, decidi disponibilizar o RuNNer na rede. Como uma coisa leva a outra, aprendi html para poder fazer a página. Foi nessa época que me tripliquei na rede: suzzana, a usuária comum; RuNNer, a scripter que todos imaginavam ser algum adolescente; SusieQ, a Ircop, uma das poucas operadoras da rede Brasnet.
Foi possível constatar que construir conhecimento passa pelo contato com informações distribuídas nos mais variados espaços. Uma condição de possibilidade mediada pelas pessoas que interagem nas redes, dialogando, cooperando, construindo sentido. E é por isso que continuo por aqui.
A epopéia da luta pela jornada de oito horas e a tragédia dos Mártires de Chicago precisariam ser mais conhecidas do povo trabalhado do nosso país. Afinal, foram elas que deram origem ao Dia Internacional da Solidariedade dos Trabalhadores, há mais de um século. No entanto, mais desconhecida ainda é a saga dos muitos Primeiros de Maio que vêm marcando desde então o movimento operário e sindical brasileiro.
Quando muitos trabalhadores passaram os últimos dias dando contas e pagando imposto sobre sobre os ganhos da mísera medida do trabalho pelo tempo de trabalho, à qual chamam hipocritamente de Imposto de Renda, é bom relembrar algumas coisas. Lendo, por exemplo, o artigo do qual reproduzi um pequeno trecho acima.
Maratonistas de Londres monitorados por tecnologias sem fio
Na Maratona de Londres foi usada tecnologia Bluetooth para monitorar corredores, conforme o esquema acima. O sistema inclui localização por GPS e monitoramento cardíaco. [pulicado em The Bluetooth Weblog, de onde retirei a imagem]
Testando de novo o código do post anterior. Desta vez appontando para um endereço em outro servidor:
Descobri que em blogs simples do blogger (hospedados no blogspot) não funciona. Acredito que não admitem frames.
Update: o engraçado é que na janela acima (olhem dentro) o script funciona no interior da página, mas se vamos lá olhar, não está funcionando. Ou seja o blogspot não mostra, enquanto o Terra mostra.