quinta-feira, maio 26, 2005

Blogs e imprensa


Ontem a lei de Murphy demonstrou que ainda está em vigor e é aplicada qunado menos se espera. Lucia Malla, que está blogando a visita do Lula em Seul, topou de frente com as conseqüência da Lei ontem. Seu blog ficou fora do ar por quase 24 horas. Olha que nestes 3 anos de blogger/blogspot isso poucas vezes aconteceu. Pois ontem, aconteceu com parte dos milhões de blogs e, entre eles, justamente o da Lucia. E, num caso assim, não tem o que fazer pois não dá nem para desviar a cobertura para outro espaço, pois não há como postar um aviso na página bloqueada.

Enquanto isso, numa lista de discussão o debate sobre os blogs x imprensa oficial rolou todo o dia. O assunto surgiu quando um dos listeiros colocou ser interessante que passássemos para alguém da imprensa a informação de que a Lucia estaria blogando sobre a estada do Lula em Seul. Ontem foi um dia de muito trabalho para mim e me surprendi quando recebi as mensagens da lista. Um tsunami de reflexões, a maior parte delas ótimas.

Gostaria de comentar aqui sobre um pouco do que foi falado lá e acrescentar algumas coisas. Na conversa surgiu a dúvida de alguns e a certeza de outros sobre as diferenças/semelhanças entre um blog e imprensa. Estou colocando aqui na forma como entendi:
  • blog é cultura rede - imprensa é cultura de massa.

  • blogs tem alcance restrito a uma comunidade - imprensa tem alcance ampliado

  • blog é dialógico - imprensa é monológica

  • blog é acessível à todos - imprensa não (publicação)

  • blog é mais ágil na publicação do que a imprensa.

  • blog parte de um ponto de vista pessoal (a visão do cidadão comum) - a imprensa tende (ou tenta) a ser impessoal (a visão do jornal?)

  • blog é amador - a imprensa é profissional

  • jornalismo é diferente de imprensa

...Algumas destas características não são excludentes e são híbridas. Algumas podem ter um pode ser bem grande antes do verbo. Eu gostaria de salientar algumas características do blog que são determinantes no sucesso e nas possibilidades desta forma de publicação. Uma é o aspecto público do blog, tanto das suas reflexões quanto da interação que gera e da conversação que estabelece com outros blogs. Jornais conversam muito pouco entre si, até porque a rivalidade impede a menção ao texto do outro. A popularidade e o alcance de um blog cresce na medida em que cresce o diálogo com outros blogs.

No meu entender, um blog cria uma rede de sentidos, que se forma quando o sentido de um encontra e se mescla com o sentido do outro. Este sentido não é inicial ou final, pois se dá na dialética entre os sentidos. Além da simples informação, pode ser conhecimento construido socialmente. Conhecimento construído na interação, entendendo esta como ação entre e que organiza compreensivamente as relações entre os conceitos.

No diálogo entre os textos (entre blogs), a rede de sociabilidades tende a fazer novas conexões e movimentar as existentes. De repente, aquele outro que não conhecemos adentra o nosso espaço e faz ouvir sua voz. Um blog diferentemente de outros tipos de publicação, gera uma resposta quase que imediata do leitor que, ao comentar, se transforma em interlocutor, estabelecendo um diálogo onde estará presente, também, uma audiência que acompanha o diálogo estabelecido, podendo ou não vir a participar.

Blogs (posts) são pontos de contato entre textos. Esta constituição de uma rede é difícil de ser alcançada pela imprensa.

Technorati Tags: , , , , , ,

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]