terça-feira, maio 24, 2005

Blogs x midia oficial


Lucia Malla, blogando a visita de Lula à Coréia do Sul, diz:
Primeira reportagem da Folha Online: ateh o momento nao tinha entrado nada do forum.

Primeira reportagem do Estadao Online: 23h17 horario de Brasilia

Primeira reportagem do Globo Online: Essa noticia no ar as 21h39, apenas relacionada ao Lula, nao ao evento.

Primeira reportagem do UOL Ultimas Noticias: 0h44 horario de Brasilia

Blogagem da Lucia Malla sobre o Forum: 22h39 (horario de Brasilia).

E eu, como sempre questionando, me pergunto: qual a razao da diferenca de tempo entre todos - pequena, mas existente - visto que todos tinham tecnologia como a que usei a disposicao? Serah que a necessidade da informacao imparcial gera esse pequeno atraso - ateh o jornalista moldar o texto, por exemplo? E os jornais de TV, em que peh ficaram nessa historia? (Visto que obviamente nao tenho como saber.)

Ou seria este forum um evento menor na agenda de noticias do pais? Serah que estou valorizando demais um mero evento internacional - o presidente participa de zilhoes deles por ano...?

Duvidas, duvidas, na cabeca de uma brasileira...

Fiquei pensando, também... Será que o foco não ficou mais na forma do que no conteúdo, mais no tempo do que na informação?
A comunicação quase instantânea tende a ser mais descritiva do que interpretativa. Nisso se perde uma coisa que eu acho essencial na reportagem: aquilo que o reporter agrega ao evento reportado. A visão de quem estava lá, no contexto da coisa toda e que escapa de um texto puramente descritivo.
Seria aquilo que separa a reportagem da taquigrafia.

Por outro lado, creio que Lucia está fazendo um trabalho inovador que, por isso mesmo, é um aprendizado em todas as suas fases.
>> vale a pena seguir a reportagem

Technorati Tags: , , , ,

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]