sexta-feira, junho 03, 2005

V Ciclo - relatos de 02/06/2005


Assisti quase todas as palestras do dia, depois de ter encaminhado as minhas aulas no CM. Anotei pouco, mas aproveitei bastante as apresentações. Não teve muitas novidades e tem uma coisa que me chamou a atenção. Quase nenhum trabalho, pelo menos na apresentação, faz algum tipo de contextualização para dar uma idéia da totalidade onde o tema abordado se insere. As coisas ficam como que perdidas num limbo e, então, algumas grandes confusões teóricas podem obter espaço.
Minhas anotações:

>> Projeto Arara de Brinquedo - Paulo Bortoli – Editora Arara Azul – Petrópolis/RJ
Produção de CDs educacionais para surdos. O trabalho apresentou uma boa revisão teórica sobre as possibilidades dos jogos na aprendizagem. Os softwares são elaborados usando um programa chamado 'superlink' << acho que anotei isso errado.

>> Videoconferência - Usando Tecnologias Interativas como Suporte para Autoria e Construção Colaborativa de Conhecimento - Jorge Ferreira Franco – Poli/USP
Relato de experiências e participação nos projetos Caverna Digital USP e A cidade que a gente quer.
O ar condicionado ligado e fazendo um barulhão e a pouca qualidade da transmissão (nem tanto técnica, quanto de pouca experiência no uso da tecnologia) dificultaram bastante o entendimento.

>> AVALWEB – Sistema interativo para gerência de questões e aplicação de avaliação na Web - Carlos Morais – PPGIE/UFRGS
Apresentação de um gerenciador de questões e exercícios que gera avaliações e relatórios. O software é livre (PHP, MySQL), tem módulo professor/aluno, envia email, cadastra turmas, disciplinas, tópicos e questões. Processa auto-avaliação, também. Emite relatórios diversos.
desenvolvido e documentado na dissertação de Rodrigo Ferrugem Pedroso e na do autor do trabalho.
Para testar: AVALWEB

>> Tecnologia e educação: relações históricas, locais e mundializadas - Fabiane Maia Garcia- ICHL/Universidade Federal de Amazonas
Para mim este foi um dos melhores trabalhos apresentados no V Ciclo. Trouxe questões que ficam à margem da maioria dos trabalhos. Por exemplo: o papel dual que a tecnologia tem na sociedade.
A autora relata a partir da realidade do Amazonas, onde as tecnologias chegam encantando e motivando a escola, num primeiro momento, para depois serem rejeitadas e abandonadas. Abandonadas não só pelos professores que se sentem temerosos e impotentes ante os pacotes tecnológicos que recebem sem participação ou escolha. Abandonadas, também, pelo governo que descobre que a tecnologia demanda investimento constante e que o que o que ela vem enriquecer não deixa de existir sem ela. A escola funciona sem computadores, por ex.

A autora faz um paraleo interessante entre técnica e tecnologia, nos moldes que eu fiz na minha dissertação, mostrando a vinculação da tecnologia à ciência na sociedade capitalista. Salienta a diferença das tecnologias computadorizadas das outras tecnologias, na forma de sua implementação na escola, com um caráter mais impositivo. Aponta, também, as questões éticas vinculadas ao conhecimento (=poder) na sociedade atual.

Gostei especialmente quando ela criticou de forma indireta a maioria dos trabalhos apresentados sobre softwares educacionais ou pedagógicos dizendo que a grande maioria deles ainda funciona no paradigma de premiar a resposta correta com palminhas e musiquinhas e que alguns deles são claramente deseducativos.

Participei da discussão acrescentando que um dos fatores de rejeição da tecnologia por parte dos professores é a sua interferência nos processos de trabalho, principalmente porque ela, contraditoriamente, vem facilitar o trabalho ao mesmo tempo que intensifica a carga de trabalho, pois gera novas tarefas ao profissional.
Incrivelmente, esta contradição fica fora da maioria dos trabalhos e tem alguns até que tem o topete de afirmar que a tecnologia libera 'tempo livre', como se cada um de nós não sentisse na carne que cada vez se trabalha mais.

>> Gestão de Recursos Educacionais: um relato de caso - Raymundo Carlos M. Ferreira Filho - UFRGS
Ambiente de aprendizagem / repositório de objetos educacionais.
ENGEO
* trabalho que contextualiza a tecnologia dentro da sociedade do conhecimento e tem como norte atender exigências de se adequar ao mercado. Resta saber se esta fundamentação perpassa a estruturação do próprio ambiente.

>> Possibilitando um vínculo contínuo de universitários egressos da UFPEL através do desenvolvimento de um portal - Beatriz Wilges - UFPEL
Exatamente o que diz o título. Incrível que é o segundo ambiente a assumir ares orkutianos :)
Portal << está dando erro na página.
Pelo que foi mostrado na apresentação, o portal não é uma página dinâmica e não distribui conteúdo usando rss ou atom. No meu entender, assumiram a arquitetura depósito do orkut, logo agora quando já existe por aí um movimento de orkuticídio.

>> A convergência digital dos meios de comunicação e seu impacto na qualificação dos profissionais da área - Graciana Simoni Fischer - UFSC
Deste trabalho só me ficou a salada teórica que faz a autora ao trabalhar com os conceitos de Qualificação X Competências (assim X mesmo), apresentando o modêlo de competências como um avanço (superação!) do antigo (histórico!) paradigma da qualificação. Ia render uma boa discussão e a Fabiane Garcia até começou, mas foi abortada pelo adiantado da hora. Foi neste trabalho que veio a pérola afirmativa: a tecnologia libera tempo livre, inclusive falando em ócio criativo.

>> O Ensino de Heurísticas e Metaheurísticas na área de Pesquisa Operacional sob a ótica da Educação Dialógica Problematizadora - André Zanki Cordenonsi – UNIFRA/UFSM
Notas sucintas: 1 - AMEM ; 2 - Porque ele não usou Paulo Freire?

>> Palestra convidada: Licenciaturas a distância: a experiência do Consórcio CEDERJ - Prof.Celso Costa - UFF - Vice-Presidente de Educação a Distância do Consórcio CEDERJ.
Foi a palestra mais prestigiada do V Ciclo. A única apresentação em que não pareceu em nenhum momento que os coordenadores estivessem ali cumprindo o programa, apenas. Atraiu professores dos mais remotos recantos da Universidade, até então não vistos no V Ciclo (a grande maioria não esteve presente em nenhuma das apresentações de trabalho que assisti).

Foi bastante interessante conhecer a experiência do CEDERJ, sua estrutura e o atual estado de seu projeto. Foi divulgado que teremos um link para a apresentação, então deixo que ela se auto-explique.

Por aqui encerrrei as transmissões :)

Technorati Tags: , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]