sexta-feira, outubro 17, 2008

na roda da vida


Não muito espaço atrás, teve um tempo onde o tempo assumiu o comando da minha vida e, embora eu tente deixá-lo apenas como co-piloto, nem sempre consigo antecipar sua ganância pelos meus momentos.

O que podia parecer um caso individual de falta de organização e objetivos claros, é na realidade parte do processo de aceleração a que estamos todos nos submetendo. Como mais uma mercadoria entre as outras, nosso tempo entra no giro.

Aparentemente, a velocidade da vida e das coisas se intensificou e nós somos tragados por este movimento. Kosík diria que, indissociável desta aparência, está o contexto criado por nós, como sujeitos históricos. Nem natural, nem imutável, totalidade inacabada na qual somos criaturas e criadores.

Esta capitalização do tempo se mostra nos espaços que ocupamos ou não. As leis da física, algumas delas :), ainda continuam valendo. Eu, por exemplo, ainda não consigo ocupar dois espaços ao mesmo tempo com perfeição. A menos que sejam duas poltronas adjacentes na classe "executiva" de algum vôo internacional.

Bem..., toda esta filosofia de boteco é para explicar este blog parado. Contradição. Há tanto para dizer que se torna indizível. Por tempos, especialmente nesta época do ano, a voragem me pega no contrapé e eu fico no bloqueio.

tempo
* quando se pensa o tempo, se acha o espaço. Vamos ver se alguém descobre de onde é esta foto.

Domingo começam os jogos da amizade de 2008: 500 pessoas se somarão às 1000 do CMPA para 5 dias de alegria e dor. E, este ano, nós seremos os responsáveis pela alegria e pela dor. Para quem pensa que competições esportivas são o reflexo da sociedade individualista e competitiva, eu digo que vocês tem razão. Elas são mesmo. Porém, são isso e mais que isso.

Como eu escrevi recentemente, competir nos esportes pode ir além da disputa. Para os que pensam a educação física, ((aquela disciplina cuja aula é cancelada sempre que é preciso um período de aula para qualquer outra coisa)), como algo separado da educação e que têm dúvidas sobre o papel da EF no currículo da escola, recomendo a leitura deste texto do Prof Adroaldo Gaya, publicado no site dos Jogos como motivação\justificativa\'toque'.

Como podem ver por esta postagem, vou pelos fragmentos. Atravessando o rio pulando de pedra em pedra :))

E enquanto eu me desdobro nas muitas frentes do trabalho, do estudo, aprendo com quem tem paciência >> tem uma sabiá fazendo ninho na minha porta. Faz quase um mês que ela começa, muda de idéia, transfere .... procura o melhor lugar. E eu fico aqui pensando: será que o ovo pode esperar?

pressa....

[/mode introspectivo on] este é um daqueles textos só para mim mesmo ...

Marcadores: , , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]