quinta-feira, fevereiro 14, 2008

computador piora desempenho de alunos


É mais ou menos com este título que está atravessando as listas e os blogs a polêmica criada pelas notícias que comentaram um tanto sensacionalísticamente os resultados de uma pequisa da UNICAMP divulgada num artigo na Revista Educação e Sociedade de dezembro de 2007.

O artigo do Dr Jacques Wainer e outros contexta as políticas públicas e iniciativas que apoiam a massiva informatização das escolas. Alegam que:

Os resultados demonstram que para os alunos de todas as séries e para todas as classes sociais o uso intenso do computador diminui o desempenho escolar. Para alunos da 4ª série, das classes sociais mais pobres, mesmo o uso moderado do computador piora o desempenho nos exames de português e matemática.

(destaques dos autores)

E concluem que:

Esses resultados indicam claramente que é preciso repensar o papel do computador no ensino, sobretudo para os alunos mais pobres, para quem o uso do computador está surpreendentemente associado a uma piora nas suas notas.

Li o artigo Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar rapidamente e não questiono, por isso, os dados quantitativos levantados e nem o tratamento estatístico.

Porém, chamou-me imediatamente a atenção o fato de não haver nenhuma contextualização ou aprofundamento qualitativo da pesquisa que pudesse confirmar ou não o que os números apontavam. Imagino que seja uma pesquisa inicial.

Por enquanto, foi uma pesquisa de cunho positivista e este tipo de pesquisa falha, em primeiro lugar por deixar de lado o contexto e, em segundo lugar, por não qualificar, por exemplo, "uso intensivo do computador", considerando esta variável como se fosse uma constante. E, nesta mesma linha, aponta conclusões demasiado lineares.

Todavia, é necessário que eu leia com mais cuidado para poder ampliar (ou não) estas críticas iniciais.

Além disso, cabe registrar que a maioria das pessoas está discutindo o assunto sem ler o artigo, com base nas matérias da Reuters, UOL e outros canais de notícias que não aprofundam o tema e, muitas vezes, tendem a se concentrar nos aspectos mais espetaculares da coisa.

E assim, a idéia desta postagem é deixar a bola picando e trazer esta questão ao debate.

Referência:
DWYER, Tom et al . Revealing myths: computers and school performance. Educ. Soc. , Campinas, v. 28, n. 101, 2007 . Disponível em: . Acesso em: 14 Feb 2008.

--------

update >> um pouco do que já anda rolando por aí:

Computador só serve para aluno rico?
- por Simão Pedro
Laptops educacionais prejudicam o aprendizado - por Jaime Balbino no Dicas-L

Marcadores: , , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]