quinta-feira, fevereiro 14, 2008
computador piora desempenho de alunos
comentários:
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Opa Suzana! O artigo em questão trata do uso de desktop em casa ou laboratórios de iformartica e usa como métrica para medir desempenho a prova so SAEB, Logo, de cara a pesquisa não se aplica ao UCA que é outro paradigma nem responde a questão básica.. melhor desempenho para que sociedade? Era industrial ou da informação? Não estou nem de longe desqualificando a pesquisa (nem tem cacife pra isso) mas apenas contextualizando de que contexto ela trata e como a imprensa deturpoi o processo! []'s
# postado por Sérgio Lima : sex. fev. 15, 01:20:00 PM 2008
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:: Olá Suzana, Também li e fiquei surpresa com o resultado da pesquisa. Minha tese é que a raiz do problema é a tradicional falta de planejamento da escolas em implementarem novas tecnologias (somado ao mau uso, óbvio) e a falta de capacitação dos professores. Também trouxe a questão pro meu blog. Abraços e parabéns pelos posts. Conheci seu blog hoje e já estou assinando o RSS. []s
# postado por : sex. fev. 22, 04:26:00 PM 2008
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:: Oi Pro Su. O que seria uma pesquisa positivista ? Acho que computador pra criança é pior que video-game. Algo que tem que ser muito controlado. O que não falta na internet é pornografia, apologia ao uso de drogas, informações erradas e outras "coisitas más" que fazem a cabeça da criançada. Não é a toa que a bandidagem esta proliferando.
# postado por : sex. fev. 29, 06:23:00 PM 2008
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:: Oi Su Mesmo atrasada, resolvi comentar! Em 2006, quando chegaram os resultados do SAERS/2005 (que foi realizado pela 1ª vez no RS) tentamos fazer uma análise dos resultados, cruzando os desempenhos das escolas com e sem LIE. Mas não foi possível chegar a uma conclusão objetiva, pois não haviam indicadores suficientes para definir o quanto o uso do laboratório interferiu ou contribuiu nos resultados. Nos relatórios pedagógicos (tanto do SAERS quanto do SAEB) percebemos que há outros fatores muito mais significativos que interferem sim, por exemplo, a gestão e o papel do professor,... bem mais do que a condição sócio-econômica e o acesso às tecnologias. Acho válida a pesquisa da UNICAMP, mas faltam elementos qualitativos, como você apontou. Quando falamos de 'uso intenso', são levados em consideração que tipo de uso é esse? É com fins educativos? Penso que uma reflexão pedagógica do uso das TICs na escola é muito mais urgente. Mas os dados levantado parecem ter 'despertado' o interesse dos envolvidos. Quem sabe há uma luz no fim deste túnel... E como o Sérgio apontou, temos o UCA por aí! (Eu ainda tenho esperanças!!! heheh) Mas teremos que esperar um pouco para poder fazer um comparativo! Grande abraço Sintian
# postado por Sindy : sáb. mar. 08, 12:29:00 PM 2008
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