sábado, agosto 11, 2007

semana de basquete!


No sentido literal do termo. Entramos agosto com várias competições iniciando e outras tantas continuando. Os JERGS - Jogos Escolares do Rio Grande do Sul - tiveram o congresso técnico na segunda-feira e, ontem foram os jogos da etapa de Porto Alegre para as categorias Infantil e Mirim masculino e Juvenil Feminino.

Eu treino todas as categorias masculinas e andei na maior correria toda a semana, organizando inscrições , documentos e treinos. Isso porque, além dos JERGS, já estamos por recomeçar os Jogos Abertos da Prefeitura de Porto Alegre e está rolando o 7º Estudantil Paquetá Esportes - Adidas*. (estou postando antes de sair para mais um jogo deste último)

Mas a fala era sobre ontem :)

O JERGS é uma competição gigante, com fase municipal, regional e estadual em diversas modalidades. Competem as escolas públicas de todo o estado. Logo, a maioria são equipes treinadas por professores fora (além) de suas aulas normais. Como falei anteriormente: o esporte na escola depende da doação do professor e dos alunos (e dos poucos administradores escolares que dão valor ao esporte)
Aliás, este ano quase que os JERGS não saem, pois o governo estava por cortar o que ele entende como supérfluo, a única competição esportiva para as escolas do estado.

Ontem vi coisas incríveis e que valorizam cada minuto que eu dedico aos meus alunos e ao esporte. Meninos (e famílias) de escolas carentes e da periferia se organizando para comprar a camiseta do time. Muitos professores bancando as passagens e o lanche para que seus alunos pudessem participar.

Esta não é a realidade do Colégio Militar (e de outras escolas federais), pois mesmo sendo uma escola pública, tratam e valorizam a educação em sua totalidade. Fomos jogar com transporte, uniforme e lanche e os meus treinos são contados como aulas. Mesmo com dificuldades, as escolas federais ainda priorizam os seus alunos. E o Colégio Militar, especialmente, valoriza muito as atividades físicas como componente essencial da educação.

>> foto ruinzinha do meu celular de meio pixel. mas pegou bem a alegria dos meus guris que venceram a etapa Porto Alegre e vão disputar a etapa regional do JERGS.

Mas, foi muito legal ver toda aquela gurisada jogando, entusiasmados, vibrantes. Passamos o dia em jogos. Meu Infantil venceu a competição (detalhes amanhã na página do basquete) eo Mirim ficou em segundo lugar, após um sensacional empate entre três equipes :)

Agora, a técnica campeã, rouca e gripada, vai pegar suas tralhas para ir para mais um jogo. Desta vez dos meus grandões.

* nem ponho o link porque a página é uma daquelas em flash (e outros tantos scripts) e cheia de inutilidades que exapera qualquer um que entre lá querendo alguma informação.

Marcadores: , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]