Para o termo em Inglês: Entrada: co-a-lescer Pronuncia: "kO-&-'les Função: verbo Inflecções: co-a-lesced; co-a-lesc-ing Etimologia: Do Latin coalescere, de co- + alescere crescer -- mais no Dicionário Universal da Língua Portuguesa Data: perto de 1656 sentidos intransitivos 1 : crescer junto 2 a : unir-se num todo : FUSE <cidades separadas coalesceram numa única, espalhada colônia -- Donald Gould> b : unir-se para fins comuns: juntar forças <pessoas com diferentes pontos de vista coalescem em facções opostas -- I. L. Horowitz> 3 : surgir da combinação de diferentes elementos <uma resistência organizada e popular imediatamente coalesceu -- C. C. Menges>
Durante todo dia eu tentei coalescer a experiência do Tech Matters Advanced Institute na minha mente. Procurei por temas maiores ao redor dos quais ancorar minhas observações e lições. Enquanto me esforço para escrever, refletir, entender, continuo voltando a minha questão original.
Questão: O que acontece quando vinte professores juntam-se num laboratório de informática por mais de quatro dias?
Resposta: Uma comunidade de aprendizagem se forma. (?)
Boa resposta, mas o que isso significa e porque é importante? Estarei fazendo a pergunta errada? Imaginando como o instituto, que facilitou o desenvolvimento desta comunidade, pode ser uma questão mais forte.
Questão: Quais ações do instituto contribuíram para o desenvolvimento desta entrelaçada comunidade?
Resposta: O foco em usar a tecnologia para dirigir a prática dos professores, claramente fixada nos objetivos do instituto e nos objetivos dos participantes, a aplicabilidade da experiência, o tempo para praticar com uma variedade de ferramentas, e um ambiente interpessoal com bom suporte físico.
Questão: Em que caminhos estas ações contribuíram para uma experiência positiva de aprendizagem para os participantes do instituto?
Resposta: ???
Não há resposta simples para esta pergunta. Nos próximos dias examinarei e discutirei cada elemento. Um claro entendimento da natureza de cada elemento, eu creio, será vital para o entendimento das relações entre eles. Entender estas relações será determinante para recriar outras experiências positivas e proveitosas de aprendizagem com a tecnologia.
Meu comentário: será interessante aguardar a seqüência desta reflexão. Uma coisa posso adiantar, como crítica: a visão do uso da tecnologia como guia da prática docente, segundo objetivos pré-fixados. Ao meu ver, o correto seria o contrário: a prática docente (entendendo esta como práxis) guiando o uso da tecnologia. Uma prática docente ancorada numa concepção de educação e de mundo solidariamente construída e uma tecnologia que é pensada junto com este projeto.