terça-feira, julho 15, 2003

Coalescência


Retirado de eBNguest, que retirou de Merriam-Webster Online:

Para o termo em Inglês:
Entrada: co-a-lescer
Pronuncia: "kO-&-'les
Função: verbo
Inflecções: co-a-lesced; co-a-lesc-ing
Etimologia: Do Latin coalescere, de co- + alescere crescer -- mais no Dicionário Universal da Língua Portuguesa
Data: perto de 1656
sentidos intransitivos
1 : crescer junto
2 a : unir-se num todo : FUSE <cidades separadas coalesceram numa única, espalhada colônia -- Donald Gould> b : unir-se para fins comuns: juntar forças <pessoas com diferentes pontos de vista coalescem em facções opostas -- I. L. Horowitz>
3 : surgir da combinação de diferentes elementos <uma resistência organizada e popular imediatamente coalesceu -- C. C. Menges>


Durante todo dia eu tentei coalescer a experiência do Tech Matters Advanced Institute na minha mente. Procurei por temas maiores ao redor dos quais ancorar minhas observações e lições. Enquanto me esforço para escrever, refletir, entender, continuo voltando a minha questão original.

Questão: O que acontece quando vinte professores juntam-se num laboratório de informática por mais de quatro dias?

Resposta: Uma comunidade de aprendizagem se forma. (?)

Boa resposta, mas o que isso significa e porque é importante? Estarei fazendo a pergunta errada? Imaginando como o instituto, que facilitou o desenvolvimento desta comunidade, pode ser uma questão mais forte.

Questão: Quais ações do instituto contribuíram para o desenvolvimento desta entrelaçada comunidade?

Resposta: O foco em usar a tecnologia para dirigir a prática dos professores, claramente fixada nos objetivos do instituto e nos objetivos dos participantes, a aplicabilidade da experiência, o tempo para praticar com uma variedade de ferramentas, e um ambiente interpessoal com bom suporte físico.

Questão: Em que caminhos estas ações contribuíram para uma experiência positiva de aprendizagem para os participantes do instituto?

Resposta: ???

Não há resposta simples para esta pergunta. Nos próximos dias examinarei e discutirei cada elemento. Um claro entendimento da natureza de cada elemento, eu creio, será vital para o entendimento das relações entre eles. Entender estas relações será determinante para recriar outras experiências positivas e proveitosas de aprendizagem com a tecnologia.

Meu comentário: será interessante aguardar a seqüência desta reflexão. Uma coisa posso adiantar, como crítica: a visão do uso da tecnologia como guia da prática docente, segundo objetivos pré-fixados. Ao meu ver, o correto seria o contrário: a prática docente (entendendo esta como práxis) guiando o uso da tecnologia. Uma prática docente ancorada numa concepção de educação e de mundo solidariamente construída e uma tecnologia que é pensada junto com este projeto.

Marcadores: , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]