sexta-feira, maio 08, 2009
As propostas de mudança na educação do RS
comentários:
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Oi, prof. Su. Realmenet, uma coisa é propor que professores trabalhem em conjunto (geo e his) pra abordar uma atividade em comum, tipo Google Earth para ver aspectos históricos e geográficos... Outra coisa é fazer o professor que já é multifuncional, fazendo mil coisas a mesmo tempo dentro de sua disciplina tenha que também assumir áreas que não são de sua formação. Diria que é o método Frankenstein de ensinar. Não há como concordar com essa prática. O exemplo da pequena cirurgia foi ótimo. Acougueiro também é um quase cirurgião, dentista idem... Sem palavras... Leia o que Serra disse sobre o problema do ensino (em sua opinião de economista): http://br.noticias.yahoo.com/s/05052009/25/manchetes-serra-atribui-falhas-no-ensino.html E após esse discurso o que ele fez em SP: http://br.noticias.yahoo.com/s/07052009/25/manchetes-professores-apontam-falta-dialogo-governo.html Algo como o Paul Ricoeur dizia de concordância discordante acho, só que elevada ao surrealimo. Um abraço,
# postado por José Antonio Klaes Roig : sex. mai. 08, 10:35:00 PM 2009
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:: Pois é Su, lembrei muito das questões da flexibilização do trabalho, do trabalhador "que deve fazer de tudo".... Menos trabalhadores, os mesmos salários, dar conta da mesma carga horária anual, um multiprofissional?????? Há disciplinas em que faltam professores e não há trabalhadores reserva, nem mesmo aqueles contratos que aceitam estudantes para ocupar o lugar de professores formados conforme exigência legais.
# postado por Mara : sáb. mai. 09, 07:36:00 AM 2009
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:: Boa esta do método Frankenstein, José :) A Mara traz um ponto interessante: com professores polivalentes + a possibilidade de adequar número de aulas de disciplina em currículo acabariam as dificuldades em suprir algumas aulas e a carga horária do professor ficaria lotada :) Outra coisa: pressupor este tipo de trabalho integrado e multi, inter, trans disciplinar requer pensar nas condições de trabalho do professor que devem prever tempo para reunir a equipe, planejar, discutir, avaliar, construir materiais, ... A secretária traz como exemplo o Colégio de Aplicação (que não tem professores que ministrem duas disciplinas, mas que faz um trabalho integrado), mas se esquece de mencionar que os professores do Aplicação ganham cerca de 3x o que ganha um professor do Estado e têm a metade da carga em sala de aula. (a outra metade destina-se as atividades que vão garantir a qualidade das aulas). abraço!
# postado por Suzana Gutierrez : sáb. mai. 09, 04:21:00 PM 2009
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