sexta-feira, abril 24, 2009
a escola forma para o passado ou para o futuro?
comentários:
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Opa Suzana, [mode tiete on] Quando eu crescer quero escrever assim! [mode tiete off] Eu não discordo que a rigidez das instituições seja mais virtude que defeito, mas no caso da Escola a inércia é flagrante! Vai de pequenos detalhes do cotidiano, (disposição dos alunos) até questões mais estruturais, como currículo! Eu não discordo que "A Escola é obra das nossas Mãos". Mas sabemos, empiricamente, que nossas práticas sociais dentro da Escola só são possíveis se não interferirem no seu modo de funcionamento,por mais contraditório que isto possa parecer! Ou, dizendo de outro modo, na prática a teoria é bem diferente :-) Quando você diz que a Escola é histórica e, portanto, não é fixa e nem imutável, que Ela é parte da prática social humana, não tem como discordarmos, mas (sempre tem o mas), se tomarmos como referencial qualquer outra instituição desta mesma sociedade histórica, verifica-se que o conceito de fixa é mais forte do que de mutável.o Há os ajustes conjunturais, que no fundo são movimentos para que nada mude! Não vai aqui nenhum conformismo ou defesa do imobilismo! O que pudermos fazer, organicamente ou não, para romper com esta inadequação da Escola ao seus objetivos mais explícitos(formar a garotada para o mundo do trabalho e a vida cidadã) tentaremos fazer. Mas eu *desconfio*, cada vez mais, que se nossos esforços fossem feitos fora de amarras instituicionais (pense escolas cooperativas, escolas em acampamentos do mst, e outros movimentos fora da super-estrutura do estado e do capital, se é que existe isto!) o impacto das mudanças seriam mais mensuráveis e o efeito no mudanças mais perceptíveis. Publicar nossas conversas é algo bom. De certo modo sempre foi feito, em escalas menores! Mas repito que temos que transformar nossas conversas em algo mais palpável! Se não, corremos o risco de fazermos o mais do mesmo! Pois o que não falta é conversas publicadas em torno de um ________(coloque aqui o que você quer mudar) melhor :-) E que saber, só falta de um pouco de confiança de que nós podemos fazer diferença se *agirmos* mais organicamente! Já avançamos, pois já estamos conversando organicamente :-) abs
# postado por Sérgio F. Lima : sáb. abr. 25, 02:59:00 AM 2009
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Oi Sérgio Minhas idéias neste assunto vão além do que eu pude escrever aí nesta entrada. É que não deu tempo ainda de continuar :) Mas, ... eu não disse que é virutde da escola ser fixa, de modo absoluto. Falei que ser fixa pode ser até uma virtude em certos momentos. Qdo eu falo de prática social estou falando de forma ampla. Nossa prática social na escola encontra entraves porque a nossa prática social na sociedade ajudou/permitiu/se omitiu ao criar estes entraves. A idéia é mostrar que não estamos fora disso sofrendo consequencias. Estamos dentro criando este estado de coisas. Até por isso é possível mudar. Claro que somente falar disso não vai mudar muita coisa. Mas a rede e as relaçoes sociais que ela permite é uma forma de fundamentar ações, a nossa contra-hegemonia. Mas estas ações tem de ser coerentes com uma visão de mundo que não reafirme aquilo que queremos mudar. A discussão em rede ajuda a dar coerência e consistência a este substrato para que as ações, também, sejam coerentes. Pense na minha provocação sobre o voluntariado, por exemplo. Sem querer torpedear ações voluntárias, temos de pensar a quem (ou ao que) elas servem e quem se serve delas neh. Ah. quando tu crescer vai escrever que nem eu hehehehe (isso pode ser uma praga) abraço!
# postado por Suzana Gutierrez : sáb. abr. 25, 10:09:00 AM 2009
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Olá Suzana Primeiro não concordo com o "ser fixa pode ser até uma virtude em certos momentos" pois o fixo me lembra imobilidade, imobilidade me lembra rigidez, rigidez me lembra morto. E a escola não está morta, ela está parada, sem pespectiva de mudança a curto ou médio prazo. Sim esse debate em rede pode sim trazer luz a algumas "soluções magicas" que por si só durante o debate perdem a força e mostram a todos qual o caminho seguir. Trazer esse debate para cá foi bem legal pois vai possibilitar mais pessoas a opinarem sobre o tema. o legal e que não somente nos professores e sim toda a sociedade se manifesta-se sobre isso e que esse debate tivesse uma outra dimensão. Quem sabe? Ufa!! Preciso digerir tudo isso um pouco mais. Maravilha de postagem. Em tempo: eu também quero escrever como você. Abraços e seguindo o seu conselho.
# postado por Robson Freire : sáb. abr. 25, 12:29:00 PM 2009
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Oi Robson Obrigada pelos comentários :) Ser fixa, imexível, EM CERTOS MOMENTOS, é resistir. E eu penso que em certos momentose em certas coisas temos de resistir. Eu não concordo que a escola está parada e sem perspectiva de mudanças em curto e médio prazo. A escola está mudando todos os dias. Cada conversa nossa aqui muda um pouco a escola, mesmo que de forma praticamente imperceptível. Bah... aqui em casa eu comecei a lutar contra a umidade que está se infiltrando nas estruturas. Em alguns pontos a solução é tirar a flexibilidade (impermeabilizar). A gente pensa que as coisas não se movem, a infiltração é imperceptível de início, mas, de repente, aflora a superfície e modifica as estruturas.
# postado por Suzana Gutierrez : sáb. abr. 25, 01:02:00 PM 2009
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Oi, Su, bela postagem, e gostei muito do esquema, me lembrou os "Blogs Carnival". Aliás, tenho uma idéia pata algo semelhante. O que achas, dá par gente desenvolver essa ideia? A CIRANDA DE BLOGS EDUCATIVO: A idéia é baseada nos "Blog Carnival , que é uma maneira bem interessante e prática de divulgar blogs e trocar experiências de forma bem interativa. (Veja exemplos nas URL http://www.carnivalofjournalism.com/ http://www.collegemediainnovation.org/blog/2008/02/16/carnival-of-journalism-3/ A coisa funciona assim: A cada mês um blogueiro convidado fará uma postagem no seu blog sobre um dos temas escolhidos (abaixo algumas idéias), e a cada mês outro blogueiro do grupo será convidado para passar nestes blogs e fazer uma lista dos blogs que fizeram postagens sobre o tema. Ele divulgará essa lista no seu blog, com um pequeno resumo da postagem. Ela será o “guia de leitura” para os demais blogueiros do grupo. Nesse caso focaremos a educação mediada por computadores em rede. Educação inclusiva Informática na educação especial Informática na educação de jovens e adultos Informática na educação Infantil Informática e Letramento Digital Informática na Educação Publica Fatores Positivos e Negativos no uso dos Computadores na Educação Formação de Professortes e as TIC Aspectos da Formação de Professores do Séc. XXI Comunidades virtuais e a Educação Publica Educação mediada pelo computador O impacto dos Blogs Educacionais Objetos de Aprendizagem Blogs e a construção de conhecimento compartilhado Ferramentas de Interação on line na Educação Educação Pública para o Séc. XXI O celular pode auxiliar a educação? Blogs, Twitter e Podcast na educação Podcast Educacionais Ferramentas do Google para a Educação
# postado por esteblogminharua : dom. abr. 26, 09:56:00 PM 2009
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Oi Franz Eu não sei se seria o caso estruturar algum tipo de organização mais, hum..., organizada :). Somos um grupo heterogêneo, com temporalidades diversas e, assim, determinar tempos, tarefas e temas seria difícil e até, penso eu, não seria o adequado. Cada um de nós tem seus interesses e circula melhor em certos assuntos e costuma escrever sobre eles, no tempo que acharmos possível. Todos nós lemos outros blogs. Assim, organizar teria o mínimo de organização :) Seria apenas um comprometimento um pouco maior em dar retorno ao que lemos e a quem comenta o que escrevemos. E, também, de menter as conexões (os links) fluindo nos textos. Penso que o resto vai se construindo. É por aí que vai a minha idéia. Mas acho que a tua é, também, possível. abração!
# postado por Suzana Gutierrez : seg. abr. 27, 10:24:00 AM 2009
Assinar Postar comentários [Atom]
|