domingo, março 22, 2009

Aniversário do Colégio Militar de Porto Alegre


Quando tudo que se lê na mídia sobre a Educação e a Escola fala de sua precariedade e atraso, mesmo considerando a quem serve este discurso, necessariamente se pensa no que torna algumas escolas diferentes das demais.

Ontem, ao participar, por mais um ano, das festividades de aniversário do CMPA, me peguei refletindo sobre o que traz todos aqueles ex-alunos de volta à escola. Ex-alunos que se formaram, alguns, há mais de 50 anos, desfilando com suas boinas vermelhas, entre orgulhosos, saudosos e divertidos. Sob o aplauso e a aprovação da gurisada de hoje, cujos pais nem eram nascidos quando estes veteranos conviviam estas mesmas arcadas, retornavam ao seu colégio.



E ao longo deste dia, no qual os antigos integrantes da banda se somavam aos atuais alunos para acompanhar a formatura e ex-professores confraternizavam com os atuais professores e alunos, fiquei pensando sobre as razões que fazem com que algumas escolas se diferenciem. E, destas razões possíveis, vou falar de uma em especial.

Não é o currículo, pois hoje a maioria dos currículos é uma ignorância comandada por uma anomalia chamada vestibular. Não é a estrutura física e os recursos, embora sejam importantes, também.

Falo do sentimento de continuar a pertencer a um lugar seguro e confiável, onde compartilhamos com amigos alguns dos nossos melhores sonhos.

Ser de uma escola assim é como ter a garantia de um porto seguro sempre ao alcance. Não que precisemos retornar a ele, mas por saber que está lá.



É por aí que a tradição encontra seu caminho. Não em estagnar no tempo aquilo que pode e deve ser transformado e, sim, na certeza da construção constante, a consciência de que o novo traz em si as marcas daquilo que superou.

Desfilar com os antigos colegas, assistir os novos alunos recebendo as divisas que já foram suas um dia, participar das competições esportivas entre alunos e ex-alunos, tudo isso confere a cada um a certeza de que um dia, quer as coisas estejam boas ou más, ele poderá retornar a este casarão centenário e colocar novamente a sua boina de aluno. Tempo de recomeçar?



* desfile do batalhão da saudade


Parabéns, CMPA! E que nós todos, que construímos aquilo que tu és, possamos encontrar a sabedoria e o espaço para transformar o que precisa ser transformado, trazendo junto aquilo que faz com que as boinas vermelhas estejam sempre voltando ao colégio.

)) o basquete, recuperando a sua tradição dentro do CMPA, pela primeira vez depois de muitos anos participou da grande brincadeira entre alunos e ex-alunos. [veja mais]


* atletas de 2006, 2007, 2008 e 2009

** Mais sobre os 97 anos do Colégio Militar na sua página **

Marcadores: ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]