terça-feira, janeiro 06, 2009

Sobre Gaza



Israel and Gaza -33, foto postada por Amir Farshad Ebrahimi.


Nos últimos dias me vi compelida a escrever e escrever sobre o que está acontecendo em Gaza. Movida pelo clamor da injustiça e por tudo o que tem me chegado por meio dos blogs, twitter, email.

E, neste processo de mobilização, não deixo de sentir a contradição que é saber que o que ocorre em Gaza é o modo de vida de muitos lugares. Que um quase tão poderoso, porém bem menos visível, massacre se processa em muitos cantos do Brasil, por exemplo.

E, além disso, reconheço a precariedade do que eu poderia escrever sobre o movimento histórico que toma visibilidade no que ocorre hoje em Gaza. Me faltam conhecimentos específicos, conhecimentos estes que os que vem acompanhando a situação nos últimos anos possuem.

Assim, respondendo em parte ao que me foi solicitado neste sentido, tenho procurado fazer o que me é possível, indicando as fontes que eu penso ser confiáveis e consistentes:

Biscoito Fino - Idelber Avelar >> Palestina Ocupada
Amálgama - Daniel Lopes

Eles vem fazendo profundas e contextualizadas reflexões e bem informando.

Indico, também, os blogs que estão publicando direto de Gaza:

In Gaza
Moments of Gaza

E sobre a cobertura da midia brasileira:

Diário Gauche

update: Venezuela expulsa a embajador de Israel

Marcadores: , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]