quinta-feira, janeiro 08, 2009

Ano da França no Brasil


Os Burgueses de Calais
)) Os Burgueses de Calais, foto no Museu Rodin em 29/06/2008.

2009 será o ano da França no Brasil, bem quando 2008 foi o o meu ano na França. Minha estada de um mês em Paris, principalmente, me transformou em mais uma apaixonada pelo país. Isso foi digno de nota para mim, porque nos meus sonhos de viagens a França nunca havia sido uma prioridade.

Porém, como hoje mesmo comentei lá no Marmota, planos não são fáceis, nem acessíveis, nem adequados para todo tipo de pessoa e, além disso, planos costumam quebrar com uma regularidade surpreendente. Assim, a França entrou na minha vida por acaso. Casualmente, quando é lançado o ano da França no Brasil. :)

Deste modo, estou olhando para todo este planejamento com um outro olhar. Para julho, está prevista a mostra de obras de Camille Claudel e de Auguste Rodin no Museu Oscar Niemeyer. As obras foram selecionadas por especialistas do Museu Rodin.

Em Paris, tive oportunidade de visitar o Museu Rodin durante uma mostra de Camille Claudel e, por isso, penso que esta mostra no Brasil será imperdível.

Mas a programação do Ano da França no Brasil se insere no contexto do grande trabalho que o Ministério da Cultura vem fazendo. A mudança que fizeram e consolidaram no portal sugere uma opção por um outro paradigma no trato com a informação.

Comprovei isso nestes últimos anos, nos quais venho acompanhando o feed do MinC. A divulgação de projetos, notícias, editais é clara, frequente e completa. Por exemplo, está para sair o edital para novos Pontos de Cultura em São Paulo e já está disponível o cadastramento online de projetos para produtores e artistas.

O ano da França no Brasil foi a oportunidade de falar sobre o MinC, cujas programações, projetos e notícias são de interesse para os educadores, sobretudo pelas muitas oportunidades de projetos que elas trazem.

Marcadores: , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]