quinta-feira, julho 10, 2008

por Paris


Notre Dame
Ontem o dia foi de caminhar...

Comecei o dia me atrapalhando em 3 idiomas quando tentava usar as máquinas da lavanderia. Nem sempre os sistemas interativos WYSIWYG%&(@ são tão óbvios assim... Bom, ... consegui lavar as roupas e isso que importa.

Depois, tracei a minha rota do dia: Notre Dame >> Ile Saint-Louis >> Louvre. Ambiciosa, neh? Acontece que o Louvre é mais barato depois das 18h e abre neste horário nas quartas e sextas. :)
Saí de casa pelas 13h e fui direto para Notre Dame achando que ia ter fila. Tinha, mas andava rápido. Desta vez pude visitar bem a catedral por dentro. É muito grande e, como várias igrejas aqui, é mais atração turística do que a casa do Senhor.

Notre Dame

Aquelas maquininhas vendendo medalhas tiram qualquer um de um clima mais místico. Notre Dame por dentro não é tão bonita quanto detalhada. Assombra mais pelo tamanho e pelos detalhes do que pela beleza.

Fiz a visita padrão e não subi para ver as gárgulas porque não achei a escada. Depois descobri onde era, mas foi providencial não ter subido.

Dalí, passei pela Pont Saint-Louis e vamos dizer que fucei TODA a ilha. Antes, quando ainda estava na ponte, penso que toda a frota aérea da França passou sobre as nossas cabeças. Dezenas de aviões e caças de todos os tipos, sei lá onde iam.

Igreja de Sant-Louis

A ilha é linda e muito antiga, com ruas estreitas e os prédios tentando conservar a originalidade. Se as pessoas circulavam por aquelas ruas em 1600, possivelmente vão circular em 2600. Complicado imaginar isso.

Vista da Ile de Sain-Louis

praça na Ile de Sain-Louis

Pont Marie

Fiquei na ilha atér quase 18h e depois fui para o Louvre. Lá encontrei a minha filha e procuramos visitar seções que eu não havia visitado e que ela também não havia visitado.

Louvre

Depois de umas 3 horas de caminhada, continuam existindo milhares de coisas para ver.
Nestas, eu andei por quase 9 horas, com poucas interrupções. Puxa!

Aliás, a interrupção é digna de registro: um sorvete maravilhosamente bom na Berthillon Glacier.

Vitória Alada

As 22h ainda é dia em Paris.

Marcadores: , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]