domingo, janeiro 13, 2008
Edu blogs: reflexão ou blá blá blá psitacídeo?
comentários:
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Olá Sú! Esta é uma questão interessante... segmentar ou não os blogues... Eu acabei criando o blogefisica para segmentar os textos mais ligados a educação e ensino de física... Tenho um blogue para interagir com os alunos (aprendendofisica.pro.br/blog) e o blogue dos alunos (aprendendofisica.pro.br/alunos) Com a nova versão do b2evolution surgiu a possibilidade do blogefisica ficar separado do sergio-blog... mas lendo este teu texto resolvi juntá-los novamente, mas confesso que não tenho certeza se isso é o melhor... Embora você possa usar a url do blogefisica para ler só os textos educacionais, muita gente não percebe que é possível filtrar os textos por interesses (categorias ou tags) Eu desconfio que a falta de interação/diálogo entre os blogues se dê, entre outras coisas, pela super-dosagem de informação... Se você desejar acompanhar 50 edublogues com um texto semanal de cada, já fica difícil interagir com todos eles! O ideal seria um agregador onde pudéssemos comentar no próprio agregador... mas isso depende de uso de padrões e etc Enfim, acho que o blogue como ambiente pessoal e colaborativo de aprendizagem deve FICAR SEPARADO do blogue como ferramenta de aprendizagem/ensino de nossas disciplinas... mas pode-se usar o yahoopipes para juntar os feeds dos dois para um grupo pequeno de leitores que se beneficiariam de acompnahar os dois PS: este texto merece um minidicionário no final do texto: psitacídeo, exotopia :-)
# postado por : dom. jan. 13, 01:48:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Oi Su, Pegou pesado! Quem sabe não esteja ferindo suscetibilidades! Não que eu discorde de você, mas há pessoas que não têm facilidade na expressão verbal, nem por isso são menos capazes. Algumas são imbatíveis na expressão oral e no uso de outras linguagens. Tenho um blog pessoal não disponível para web no My Spaces. Tenho mínimos conhecimentos de informática e pouco tempo para aprender. Um exemplo: não sei usar agregadores: "RSS para mim é grego"! Particularmente não gosto de webquests porque parecem exercícios de quadro copiados na tela! Nem procurei aprender como fazer. Não fiz pós em Educação porque não gosto de ler textos pedagógicos, apenas os literários e suas teorias. Portanto não tenho leituras suficientes para ficar analisando a práxis! Tenho um filho adolescente que usa PC para jogar e usar o MSN. Uma sobrinha jovem que gosta do MSN e Orkut. Não abrem e-mails, fazem pesquisas quando precisam e dizem que blogs são chatos e dão muito trabalho. Ela apenas abre um de "poesia"! Meus blogs foram abertos durante um curso de informática na rede municipal. Atualizo somente o que foi aberto para leitura de textos literários, dicas de livros, divulgação, informação, anúncio do que eu li e acho importante repassar pois ninguém tem acesso, nem sabe tudo, mesmo que passe 24 h olhando para um computador. Agora tenho que sair porque divido o PC com meu filho.O salário dá apenas para o básico. Graças a Deus! Talvez tenha atingido seu objetivo porque eis aqui a minha reflexão! Outra coisa: não seja tão exigente consigo mesma. Abraços.
# postado por Fátima Campilho : dom. jan. 13, 02:33:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: :) O que se escreve é, também, um tanto diferente do que se lê. Porque quem escreve, nem sempre acha a melhor forma de dizer, para a forma de ler de quem vai ler :) Sérgio, eu também separo alguns temas e blogs. E minha idéia não é que se tenha um blog apenas. Mesmo que as tags ajudem, um blog direcionado a algum tema é a solução para algum trabalho com alunos, como teu blog de física. Até porque vai facilitar o assunto junto aos alunos. Mas eu acho importante ter um blog pessoal que reuna a reflexão e a vida, o trabalho e o blá blá blá. Eu não sou contra o blá blá blá e nem contra passar informação (aliás, eu faço isso seguido), mas penso que podemos fazer isso e ir mais além. Não acho que reflexão tenha que ser algo complexo, fora da realizade do fazer e pensar sobre o que se faz, viu Fátima. Por isso, a reflexão sobre a prática, necessariamente não precisa estar atrelada a textos específicos ou formações específicas. Mas penso que nós professores temos de avançar no sentido de firmar, ampliar a nossa parte da rede e que isso não vai se dar sem superar certas coisas. Todos nós temos o que dizer e não temos porque não dizer. E a minha idéia não era ferir sucetibilidades e, sim, mostrar possibilidades e, tsmbém, forçar um pouquinho este olhar sobre a nossa prática. Se meu texto ferir sucetibilidades, não era a intenção e, também, acho que isso não vai acontecer, pois os professores sabem separar a crítica de julgamento pessoal. Na realidade estamos todos aprendendo uns com os outros. abração
# postado por Suzana Gutierrez : dom. jan. 13, 06:09:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Olá Su! Achei importante você abrir essa reflexão que tem sido minha preocupação também. Muitas vezes me perguntei se um blog deveria abordar preferencialmente um tema ou mesclar com o pessoal. Mas de uma coisa não tenho dúvida: deve sempre provocar, instigar a reflexão e o diálogo com os leitores. No início criei meu blog pessoal para me apropriar da ferramenta, amei meu cantinho, funcionando mais como um diário mesmo e colocando de tudo um pouco. Mas depois vieram os projetos e outros blogs surgiram, pois cada um atendia a um objetivo. Resolvi então reuni-los todos no mesmo endereço, com os links em evidência e aproveitar o espaço para me comunicar especialmente com os educadores no Blogosfera. Porém confesso que continuo na dúvida entre restringi-lo às temáticas mais profissionais ou abrir também para assuntos pessoais, o que está lá no outro blog. Nesse caso, creio que realmente as tags seriam a solução ideal para canalizar os interesses dos visitantes para os temas de interesse. Sigo na dúvida, mas blogar, trocar idéias via blog, através de uma rede é demais. Abração!
# postado por Marli Fiorentin : dom. jan. 13, 07:12:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Olá Su! Muito interessante essa tua questão. No meu caso, muito intuitivamente, sempre fiz essa distinção: blogue pessoal de um lado (onde acabo por falar em educação naturalmente) e, do outros, alguns blogues referentes quer a projectos com alunos quer à investigação. Acho que será melhor assim de facto. O curioso é que precisamente o meu blogue pessoal é que acabou por ser referido numa revista de Educação e seleccionado para um dos melhores blogues educativos ;-)
# postado por Teresa Pombo Pereira : dom. jan. 13, 07:34:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: oi su! vejo essa discussão como uma crítica importante. para pensar sobre a minha experiência com blogs, posso dizer que meu distanciamento dessa ferramenta se dá (ao menos até agora), em grande parte a um objetivo que tinha de fazer um blog "acadêmico", onde registrasse minhas leituras, reflexões e outras coisas envolvendo a pesquisa que estava realizando. um desejo, de certo modo, de tornar o blog um registro "científico" e, talvez por isso, algo apartado da minha experiência concreta, visto que nele só estaria registrado o que de "teoria" tinha aprendido... hoje vejo que nunca consegui fazer isso, e que essa pretensão me estagnou, pois como não conseguia atingir esse objetivo não me via como alguém capaz de escrever... escrevia em muitas outras esferas, mas no blog raramente. agora acho que posso retomar, pois é interessante pensar nisso, no quanto é produtivo encharcar o blog com a própria vida da gente, sem a intenção de afastá-la totalmente, tornando as escritas e discussões meio que assépticas. foi isso que pensei a partir do teu texto. quero ver se agora consigo me deixar experimentar mais esse espaço. :-) abração :-) e espero agora retornar de vez! :)
# postado por : seg. jan. 14, 12:48:00 AM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Oi Viviane Lendo este teu comentário me lembrei daquele outro teu comentário de alguns anos atrás: do blog como possibilidade de se revisitar, e de se ressignificar. Foi um comentário que me marcou muito e me deu muito o que pensar na época. Mas lembra!, foi numa época tua pré-academia (pelo menos pré mestrado). Será que não foi a própria academia com suas regras, suas revisões "pelos pares", com as suas publicações cheias de limites e de demoras que te apartoiu da escrita livre, espontânea, reflexiva porque despreocupada com resultados científicos? Pra gente pensar , neh! abração
# postado por : seg. jan. 14, 09:17:00 AM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Oi, Su Prazer em conhecê-la. entrei para a lista do Yahoo dos Blogs educativos e vi sua citação de Bhatkin no blog do colega Luis e decidi visitar seu blog, que gostei muito. Em meu blog busco mesclar minha visão pessoal dos assuntos com as visões tidas como as mais certas pelos acadêmicos. Quanto a segmentar os blogs - se eu bem entendi, criando um blog pessoal e outro profissional - não sei se a maioria dos professores dispõem de tempo para isso. Veja meu caso: acesso a internet quase todos os dias, entre provas, trabalhos para corrigir, diários para preencher, planos de aula para elaborar, isso tudo fora os afazeres domésticos diários e a criação dos meus objetos de pesquisa (rsrsrs). É claro que eu, como toda aficcionada por internet e informática de modo geral adoraria criar outros blogs, mas às vezes fica difícil. Não sei como utilizar estes atoms e RSS da vida, se você puder me dar um toque vc podia me dizer o que são e como faço para dispôr deles? Não entendo muito de blogs pois essa atividade comecei agora. Se vc puder me ajudar agradeço. No mais seu blog é perfeito adorei, bem escrito, claro e objetivo!! abraços e quando puder me visite, tá? Prof. Semíramis Alencar
# postado por Semíramis F. Alencar Moreira : ter. jan. 15, 03:59:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Oi Semiramis A idéia não é separar e sim ter um blog abrangente, justamente para enriquecer algum outro blog de projeto que se tenha. Fica difícil fazer alguns tipos de reflexões e avaliações em blogs colaborativos, junto com alunos por exemplo. A idéia de ter um blog "mãe" é justamente para nele não se ter limites. Sobre o rss: teu blog já distribui conteúdo, pois é o padrão do blogspot. O feed é algo como http... nomedoblog.blogspot.com/atom.xml Para aprender alguma coisa a mais vou colar uns links nos comentários do teu blog. Já os mandei na lista umas 3 vezes :) abraços Suzana
# postado por Rodrigo Larronda : ter. jan. 15, 05:30:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: ih!!! alienígenas logados na minha máquina :) Mas a resposta é minha mesmo.
# postado por Suzana Gutierrez : ter. jan. 15, 05:40:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Está ai um chamado à auto-reflexão sobre a prática de blogar, sendo ou não educador. No meu caso, faço de tudo um pouco. Aliás, minto. Meu foco é mesmo práticas e discussões possivelmente educativas. Mas não deixo de postar videos que gosto, poesias que gosto e também que faço. Não seriam também educativos? Mas este seu post Suzana me fez pensar numa coisa: na medida em que o tempo vai passando o blog precisa de um planejamento. É isto que estou fazendo agora: planejando posts, interações para 2008. O Soprando.Net foi criado para interagir primeiramente com minhas alunas e porque não dizer, leitores e leitoras (afinal a internet é bem maior do que o sudeste goiano). Vejo também que em toda a minha região há vários professores carentes de informações. Venho pensando em como trazê-los para conhecer, interagir e quem sabe criarem seus espaços online. Mas blogar tem sido um novo aprendizado. Não só como escritor, mas como editor, planejador, etc. Com certeza daqui um tempo teremos muitas outras experiências interessantes. Abraço, Wolney
# postado por Wolney : ter. jan. 15, 07:15:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Su, adoro suas provocações. Elas realmente desestabilizam a gente! E como é difícil, muitas vezes, passar por esta zona de desconforto, basta observar as reações das pessoas (aqui e na lista). A gente fala tanto na práxis, mas quando chega o momento da reflexão... ops... o povo se assusta! Acho fundamental a reflexão proposta. E não a vejo como um julgamento, mas como um momento de dar-se conta das coisas... Fiquei pensando na minha experiência com blogs. Lembro dos meus primeiros blogs... do projeto Zaplogs... de editar blog só em HTML... de encher minhas páginas de coisinhas... e não tenho vergonha de nada disso! Já fiz blog com cara de site, wiki com cara de blog,... o que vale é experimentar! E ver o que dá certo ou não. Reorganizar o Bloguinfo me deu a oportunidade de avaliar o que eu venho publicando. Na verdade a gente publica o que gosta, o que nos interessa, e que bom que outras pessoas podem fazer parte desta experiência. Blogar não pode ser uma ação solitária - senão eu faria um caderno! E como é bom ter um contador e analisar o que as pessoas procuram no meu blog. Isso deu uma outra dimensão para as minhas postagens. Quando a gente começa a interagir, se dá conta que não escreve apenas por escrever, mas para que os outros leiam. Gostei muito do seu comentário sobre a Viviane. Muitas vezes ficamos presos... principalmente nas opiniões dos outros. Acho que tudo é processo. O bom é poder olhar para traz e ver o quanto a gente evoluiu. Perceber que aprendemos coisas e melhoramos como seres humanos. E nos permitir estar em constante transformação! E eu venho me permitindo ser preguiçosa!!! Só hj vim aqui comentar o post! Bem que o Google Reader podia ter um sistema de comentários, como sugeriu o Sérgio! Abração Sintian
# postado por Sindy : ter. jan. 22, 04:38:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Olá Su e colegas. Estive conferindo a discussão e gostaria de dar minha opinião. Penso que temos alguns problemas em relação ao blog com fins educativos. Acho que muitos dos problemas está na interatividade. Ainda não nos "sentimos" culturalmente, inseridos num contexto de interatividade, principalmente on line. Outro problema: a internet, blog, wiki..., são visto por educadores como sendo o lugar de busca da informação e não como lugar para disponibilizar informação, principalmente informações pessoais. Sendo assim, muitos blogs, tem função de página web- estática, sem uso da interatividade. O que vocês acham??
# postado por Maristela : qua. jan. 23, 02:25:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: OLá pessoal Marli e Teresa Qaundo eu falo blog pessoal não significa um blog sobre assuntos pessoais,mas , sim, um blog onde a reflexão seja pessoal, autoral, palavra e pensamento do blogueiro compartilhado com seus leitores. Num blog de projeto a reflexão tem tema definido, num blog pessoal não. Um blog pessoal pode refletir sobre os blogs de projeto indo além de cada projeto específico, por ex. Um blog pessoal é espaço do autor e , assim, pode ficar desobrigado de formalismos, abrindo espaço para uma reflexão mais livre e abrangente. Sintian e Maristela Tudo é processo e nós professores ainda guardamos muito do tipo de interação de sala de aula. Blogs e outros espaços que as TIC proporcionam subvertem as relações tradicionais de sala de aula. Sobre blogs com fins educativos: na realidade quase tudo tem fins esducativos, ou seja, em tudo se aprende alguma coisa. (mesmo que esta aprendizagem não seja a aprendizagem de coisas boas) O blog é mais uma ferramenta de comunicação e esta comunicação é que vai dar espaço para a aprendizagem. (Vygotski, Paulo Freire) abraços
# postado por Suzana Gutierrez : qua. jan. 23, 07:21:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Su Fiquei pensando, pensando pensando... e acho que sim, antes de me ater a tantas revisões, reescritas, etc., normalmente a minha escrita fluía muito mais. Eu escrevia mais pelo prazer que isso me proporcionava. Ai, o que a academia está fazendo comigo??? Agora, por exemplo, ando escrevendo relativamente pouco, pois fico me “controlando” a todo instante, sem dar muitas margens para a escrita mais livre, sem tantos parâmetros de antemão para me “guiar”. Então, pensando nessa provocação, acho, infelizmente, que sim. E algo que tem a ver muito com isso é o que uma professora chama de “sujeito lattes”, quer dizer, a gente acaba se preocupando demasiadamente em responder ao que as agências de fomento, os programas de pós-graduação, os próprios pares na instituição, esperam de nós. E esse é um sistema que de certo modo, e muitas vezes de forma bem insistente, acaba nos coagindo, o que respinga para a escrita também... Talvez uma boa forma seja blogar mais como uma das formas de resistir a isso...Bjs!
# postado por Viviane : qua. jan. 23, 09:54:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Viviane, não resisti: Blogar como forma de resistência à escrita politicamente correta na academia é uma ótima idéia para quem está dentro dela.
# postado por Wolney : qui. jan. 24, 11:31:00 AM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Um comentários: meu blá blá de psitacídea: Se todas as ferramentas ou espaço virtual que os alunos poderiam utilizar como apoio ao aprendizado forem encaradas como estáticas fontes de pesquisa (por que não de cópia?) pelos professores, então é o fim de qualquer tentativa de ampliar as metodologias, para além do quadro-negro. Discernimento, "disconfiômetro" e diversidade de ações são fundamentais na utilização destas propostas. Para isso, a gnt deve sempre mediar qualquer trabalho desse porte. Não sei se cheguei ao ponto, mas sempre que proponho certo tipo de atividades nas escolas em que atuo como consultora pedagógica, os professores e direção alegam desinteresse dos alunos, falta de tempo, de ânimo, preguiça...às vezes acho que eles preferem voltar à lousa e à palmatória a transformar seu ato de lecionar. Estaria eu sendo muito radical?? abraços Su e demais colegas!!! Semíramis http://www.educandooamanha.blogspot.com
# postado por Semíramis F. Alencar Moreira : dom. jan. 27, 08:28:00 PM 2008
http://suzanagutierrez.blogspot.com/
:: Oi Semiramis Geralmente (e no atual estado da arte) as escolas e os professores ainda temem muito o uso de coisas que eles não dominam (e aqui o dominar vai com todo peso). Já enfrentei muito isso que tu falas e continuo enfrentando :) Esta postagem, por ex, me rendeu algumas antepatias, mas, também, está sendo a mamãe de um novo olhar sobre os blogs por parte de muitos professores. :)
# postado por Suzana Gutierrez : dom. jan. 27, 10:56:00 PM 2008
Assinar Postar comentários [Atom]
|