domingo, maio 24, 2009

o Twitter, o ruído e a relevância


Vou iniciar esta entrada avisando que não se trata de uma análise das possibilidades do Twitter a partir de uma pesquisa sistemática. Vou falar de algumas de minhas observações como usuária antiga, porém muito muito leve do Twitter.

((a imagem aí do lado é brincadeirinha; o Garfield comeu foi a baleia))

((eu twittei 687 vezes desde agosto de 2007; são 21 meses = +- 32 twitts/mes = +- 1 por dia))

Sigo e sou seguida por poucas pessoas: sigo 117 e sou seguida por 270. Portanto, usuária bem leve.

Agora as minhas observações:

1 - o volume de mensagens que recebo de cada um dos "seguidos" mantém uma curva constante. Mais ou menos uma senóide que não passa para o lado negativo do eixo y, mas que fica meio que abaixo da média do usuário.

2 - os picos que fogem bastante da média coincidem com algum "evento" que atravessa a rede.

3 - Nos últimos 20 updates (9 usuários) dos meus seguidos:

pessoal ........................ ============
informacao ................... =====
links ............................ ====
gp mônaco ................... ===
compartilhar (vídeos) ..... ==
@xxx ........................... =
#xxx ............................ =
noticia
diálogo
RT

Por ser domingo, 9h, o "pessoal" suplanta o "informacional"? O que eu estou fazendo > o que está acontecendo. Em 27 de abril (uma segunda-feira), às 10h, fiz, pela primeira vez, esta manobra de olhar os últimos 20 twitts:
18= notícias, indicação de textos; 3 respostas, papo, saudações gerais; zero mensagens diretas

4 - Dos 20 updates, 2 trouxeram informações relevantes (para mim), porém uma delas já recebida e lida via RSS. Se eu gostasse de corridas de carro, acharia mais 3 interessantes do ponto de vista da interação.

5 - nenhum diálogo, nenhuma notícia (das refências ao GP somente uma podia ser considerada quase uma notícia)

6 - meus seguidos são 'quietinhos' :), até porque não sigo tagarelas :) Quando recebo um novo seguidor, sempre penso em retribuir, dependendo do que leio nas suas mensagens. Nem sempre é possível... Estes dias, recebi um seguidor (usuário pessoal) que, em menos de um ano, tinha uns 30.000 updates, numa média de mais de 80 por dia, 4 por hora. Isso se ela (era ela) não dormir! Óbvio que não vou seguir, mesmo que ela fosse a pesquisadora mais importante da minha área.

7 - Recebo novos seguidores diariamente e venho notando o aumento incrível dos seguidores que não são pessoas. Alguns seguidores seguem milhares e, entre os seguidores que são pessoas, notei o comportamento de seguir e abandonar. Isto é, seguem para serem notados e retribuidos e, em seguida, abandonam, porque a missão era apenas arrecadar seguidores.

8 - os textos, artigos, notícias, ... sobre o Twitter aumentam muito na web (inclusive aqueles que falam de irrelevância em 140 caracteres), embora eu pense que o pico em termos quantitativos já foi atingido. Aqueles que aproveitam o "barulho" tendem a procurar uma nova fonte de barulho ciclicamente. Os que ficam pegando onda e tentando se manter na crista de algum tipo de exposição midiática. Quando o mar acalmar, restarão os textos dos que estão realmente usando, pensando, pesquisando o Twitter.

9 - nos últimos 2 meses é significativo o ingresso do professorado no Twitter, especialmente os do ensino básico.

10 - Estas minhas obsevações esparsas e em tópicos diversos não permitem fazer nenhuma inferência consistente de para onde vai o Twitter, mas podem sinalizar algumas tendências gerais.

11 - Uma das constatações que vai ficando cada vez mais clara é que eu encontro pouca informação relevante no Twitter. Os dois últimos que me interessaram, um foi lembrando o horário de uma transmissão de jogo de basquete (usuário não pessoal) e outro foi o link para um artigo (usuário pessoal). Estes dois twitts estavam em meio à uns 50 outros. (ruído!) Recebo informações mais contextualizadas, relevantes e interessantes compartilhadas pelos meus contatos escolhidos no google reader, por ex.

12 - Pesquisar os #xxx ajuda em situações nas quais o imediatismo da informação é mais importante que a profundidade. (o quê está acontecendo??!!) Quando a consistência e a coerência são a questão, procuro as minhas fontes mais consideradas e outras formas de busca (nos feeds, por ex).

Todavia, não cometerei um twittercídio e nem vou escrever uma entrada predizendo a morte do Twitter por irrelevância galopante, pois não é assim que funcionam as coisas. Penso que o twitter ainda não achou um ponto de equilíbrio a partir das apropriações dos usuários. E nem os usuários se estabilizaram em termos de quem entra e quem fica e, principalmente, o que vai nos seus 140 caracteres.

* esta entrada poderá ser atualizada seguidamente...

Marcadores:


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]