segunda-feira, maio 25, 2009

---- motivos para não cometer twitter ... cídio


Eu ia completar a entrada anterior, mas resolvi escrever outra. Até porque esta aqui segue um outro rumo. O interesse é registrar aqui, na esteira do meu percurso, um pouco do que observo daquilo que ocupa, neste momento,um considerável espaço na rede.

Independente do que venho observando no Twitter em si, ou lendo nos muitos ensaios sobre ele, encontro alguns motivos para pensar que o movimento de apropriações pode achar espaços interessantes para os resumidos 140 caracteres.

Em relação ao que é publicado sobre o Twitter, vou confessar que leio meio na diagonal porque o tema não é uma prioridade para mim, mas gosto, por exemplo, de ler o que escreve a Raquel Recuero que procura teorizar sobre dados empíricos cuidadosamente garimpados.

E, por outro lado, me divirto um pouco observando o pessoal pilotando a onda, deslizando pelos caminhos da visibilidade. Expondo em 140 caracteres porque trocou o RSS pelo Twitter, por ex.

Então, aí vão algumas possibilidades que eu penso serem caminhos de uma apropriação interessante, baseadas numa rede twitter ampliada:

1 - explorar as possibilidades de uma rede imensa de gente "à postos".

2 - as #hastags usadas para reunir informações sobre eventos / situações / lugares / movimentos (embora cabia um filtro à mais aqui). Em especial acontecimentos que necessitam mobilização-informação ou informação alternativa. (apesar da possibilidade grande de spam)

3 - o uso de uma #qualquercoisa para reunir uma conversa de um grupo.

4 - a possibilidade rápida de mobilização inteligente usando a rede, os RT e as #...., combinando com SMS.

5 - os canais BEM específicos de notícias (avisos) BEM curtas em tempo real. Ex: eu assino @rebote que dá notícias sobre o que anda rolando no basquete.

6 - o refino da busca em conteúdo do Twitter combinado com RSS.

Ainda assim estas coisas podem ser feitas combinando SMS, email, feed RSS, listas de discussão e blogs, embora diminuindo o espectro público e de rede mais ampliada.

E, btw, o Twitter poderia ter furado o desconto na gasolina. Abasteci o carro hoje antes das 7 da manhã :(

Marcadores:


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]