quarta-feira, janeiro 14, 2009

Google Friend Connect


Um teminha técnico tático :)

Observei que vários colegas blogueiros adicionaram aos seus blogs (do blogger) este gadget >> "acompanhar este blog" que vai mostrando as carinhas dos seguidores e fãs. Bem, eu cliquei para seguir alguns e eis que, ao abrir o MEU painel do blogger, lá embaixo começaram a se empilhar os blogs que estou "seguindo", juntamente com suas postagens, como se fosse um leitor de rss.

Bom, não gostei disso, pois pesa na página e é sem sentido já que eu leio os blogs no agregador (eu uso Google Reader).

Aí, acessei o Google Friend Connect, que eu já havia olhado superficialmente e 'achava' que era quase a mesma coisa (gadget bem parecida). Adicionei o Friend Connect no Vamos Blogar? e me inscrevi como "friend". Mais duas pessoas aderiram, casualmente duas colaboradoras do Vamos Blogar. Eis que aparecemos lá como "members" e, também, como "friends". Além disso, nada aparece no meu painel do blogger.

Assim, me parece que o Friend Connect é mais interessante que o "acompanhar este blog", mesmo quando se pensa apenas em exibir os 'leitores' no blog. Até porque ele pode ser adicionado à qualquer site ou tipo de blog. O único imperativo é ter uma conta google.

E, aprofundando um pouquinho a fuçada, vi que dá para adicionar ao perfil o Twitter e o Orkut, mas ainda não entendi bem como usar a interligação. O Rene fala sobre isso no Google Discovery e vou olhar outra hora. Caso alguém saiba, pode me poupar o trabalho explicando aí nos comentários.

Pelo lado mimimi da força, fica bonitinho as fotinhos dos amigos na barra do blog e util a possibilidade de consultar algumas coisas sobre eles.

Mas, pelo lado acinzentado da força, é mais uma vez se juntar no "mesmo cesto" de todas estas possibilidades googlianas. David De Ugarte critica e tem razão.

* em tempo: alguém que não seja colaborador do Vamos Blogar? pode se cadastrar como friend lá para testarmos se existem duas classificações?

Marcadores: ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]