segunda-feira, novembro 17, 2008

O futuro da aprendizagem online


Há dez anos, Stephen Downes escreveu um artigo falando no futuro da aprendizagem online prevendo o que, no seu entender, iria revolucionar a educação nos anos seguintes. Hoje, ele faz uma releitura destas previsões, comparando com o que realmente aconteceu nos entornos educacionais na última década.

The Future od Online Learning: Ten Years On é uma leitura obrigatória, pela reflexão que traz sobre o desenvolvimento da educação mediada por computador e pelas idéias de Downes sobre o que parece estar se constituindo no futuro.

Interessante e possivelmente controversa é a seção em que ele aborda o 'mercado' da educação. Aqui ele sinaliza um movimento já bastante percebido: a empresa, ao invés de criar e vender conteúdo educacional, se dedica à prover a plataforma para que o usuário crie o conteúdo educacional. A controvérsia fica por conta das questões de autoria e de trabalho.

Outra movimentação já percebida e que eu creio que vai se intensificar com o tempo é a do progressivo abandono de plataformas educacionais institucionais por ambientes pessoais de aprendizagem operando em rede (penso que já abordei este assunto aqui no blog; se encontrar linko).

Nesta tendência, ao participar de um curso, por exemplo, o aluno ao invés de adentrar um ambiente online (AVA, LMS) e usar os recursos e organizar suas coisas dentro da plataforma, vai trazer para o curso o seu ambiente pessoal de aprendizagem (PLE - APA) e conectá-lo aos demais APA e aos recursos distribuídos do curso.

Uma proposta que combina bem com os conteúdos educacionais e recursos abertos.

Marcadores: , , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]