terça-feira, novembro 04, 2008

a inserção das TIC no trabalho e na formação do professor


Congresso encerrado e eu continuo pensando nos debates do forum.

Uma das questões que levantei com minha palestra foi a da contradição central que tensiona a inserção das TIC no trabalho dos professores: a tecnologia que vem para enriquecer e facilitar o trabalho do professor (e a aprendizagem de todos) acaba por intensificar o seu tempo e ritmo de trabalho.

Participar de foruns, ler e responder emails, ler\ comentar blogs, e outras atividades que envolvem as TIC vem, na maioria das vezes se somar as demais atividades que o professor já exerce e são realizadas, quase sempre, no seu 'tempo livre'.

É por aí que penso que existem dois tipos, no mínimo, de resistência às TIC: a daqueles que simplesmente se recusam a pensar em modificar as suas práticas; a daqueles que mesmo reconhecendo as possibilidades das TIC não as aceitam na medida em que não são oferecidas as condições para seu uso, seja em espaço na carga horária ou remuneração, seja em formação.

Quando é bem provável a inclusão da EAD no ensino médio (São Paulo já está nessa), estas questões são importantes, bem como o surgimento e proliferação desta modalidade de professor de segunda categoria chamado "tutor".

Como as questões acima estão apenas esboçadas, já antevejo algumas contestações. mas elas vêm bem, na medida em que movimentam o debate.

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