sábado, agosto 02, 2008

lançamento de livro


Esta semana, o Prof. Lucídio Bianchetti, que fará parte da minha banca de qualificação da proposta de tese, me contou que o excelente A Bússola do Escrever terá uma nova edição. Não me surpreende, pois é um livro que já é referência para quem está escrevendo trabalhos ou relatórios de pesquisa.

Escrever não é só dom, quanto é prática. Um dos textos do livro, do Prof Mário Osório Marques, me fez refletir sobre as dificuldades na escrita e as formas como as pessoas lidam com elas, bem como, toda a prescrição tradicionalmente aceita sobre como, quando e onde escrever.

Eu sempre escrevi, mesmo numa casa de poucas letras e livros, sempre li e escrevi, desde que, de tanto olhar, compreendi o que os símbolos diziam e desde quando a mão conseguiu repetir aqueles códigos, que podiam ser tão expressivos.

Eu não aprendi a escrever, simplesmente escrevi. Li porque escrevi e escrevi porque li. Não pensei para escrever, escrevi para pensar, bem como fala o Prof. Mário no seu texto.

Assim, eu vejo a mistificação da escrita e da leitura como uma das principais causas do afastamento da leitura e da escrita. A exigência da correção, do conteúdo, da forma, bloqueando a iniciativa e o gosto.

Este é assunto ara muita conversa :))

E, ainda na conversa com o Prof. Lucídio, fiquei sabendo do lançamento do livro A Trama do Conhecimento, organizado por ele e pelo Prof. Paulo Meksenas, ambos da UFSC. O livro fala da formação para a pesquisa acadêmica e sobre a pesquisa em si.

Eu já estou na fila para ter o meu exemplar. Abaixo o folder do lançamento da Editora Papirus.

Marcadores: , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]