sábado, julho 05, 2008

Arte Moderna



O museu de arte moderna fica no 4º e no 5º pavimento do Centre Georges Pompidou. Foi no quinto pavimento que gravei este pequeno videozinho da sala das obras de Miró. Não tive coragem de fotografar ou filmar muita coisa, pois penso que todas aquelas pessoas posando ao lado das obras e fotografando sem nem mesmo olhar (com olhos de ver)a obra é o fim mesmo.




Mas algumas coisas queremos guardar mesmo e esta é uma maneira possível, talvez por isso o ímpeto fotográfico desesperado da maioria dos turistas.

Tem de tudo no G.Pompidou em termos de arte, nas suas mais abertas acepções. Até pinturas tão minimalistas que a tela está em branco. Incoerentemente alguém assinou a obra, que é, no meu entender, de autoria coletiva da humanidade.

Mas gostei especialmente de uma seção que apresentava um diálogo entre Picasso, George Braque e Henri Laurens, com as cores, as formas, os temas se encaixando, se completando. Por exemplo: Picasso (Confidences - pintura, 1934) + Braque (Le Duo - pintura, 1937) + Laurens (Deuxs Ondines - escultura, 1933) (vou ver se acho as imagens)


Visitei, também, uma exposição especial: Traces du Sacré, que reúne pinturas, esculturas, instalações, vídeos de mais de 250 artistas. Legal, diferente e, por vezes, desestruturante.

Lá no meio uma obra de Kandinsky, Composition VI. Gosto muito da obra dele e de Kupka.


* Composition VI

Marcadores: , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]