domingo, fevereiro 17, 2008

Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades


Eu que acompanhei, com dificuldades, a Campus Party, que se encerra hoje em São Paulo, segui com mais dificuldades ainda a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, que termina hoje em Porto Alegre.

Embora o evento seja bancado pelo governo federal, pela Prefeitura de Porto Alegre e por uma série de órgãos, instituições, empresas etc que (alguns deles) mobilizem a nossa mais alta desconfiança, a participação de ativistas, profissionais, estudiosos, pensadores, ... de todas as partes do mundo tornou diversas mesas e debates muito interessantes.

Dentre estes, destaco:

David de Ugarte, economista não assumido, pensador da rede, autor de O Poder das Redes, que têm um pensamento muito original e que deve ser seguido de perto. No seu blog ele conta, com muitos vídeos (que ainda nã assisti), sobre a mesa que debateu a internet e o futuro.

Steven Johnson, jornalista, autor de 5 livros, entre ele Emergência e Cultura da Interface, recentemente incençado na quase finada Campus Party.

Um debate entre estes dois na mesa Internet é o Futuro da Comunidade, se houve, deve ter sido muito interessante. Porém, mesas com diversos palestrantes de peso (teve mais o filósofo Alexander Bard e o escritor Jan Söderqvist) costumam sacrificar a interação e o debate.

Gostaria, também, de saber mais sobre a mesa Cyberdemocracy Não Existe, com Suely Fragoso, entre outros. E sobre como se processou o tema Netocracia e Pluriarquia levado pelos suecos Alexander Bard e Jan Söderqvist.

A parte da blogosfera porto alegrense que eu leio ficou em silêncio.

Marcadores: , , , ,


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]