Aplicativos para captura de áudio: Audacity ou All2wav Microfone Fone de ouvido (útil para não produzir eco ou interferência)
Modo de preparar:
Baixe o Audacity clicando aqui. Instale. Baixe o Lame mp3, crie uma pasta Lame dentro de C:\Arquivos de Programas (ou onde quiser) e dezipe o lame nesta pasta. Grave o podcast no Audacity, basta clicar na tecla de gravação. Terminada a gravação, clique em Arquivo, Exportar como mp3, escolha a pasta onde vai gravar e o nome do arquivo. Neste ponto, o Audacity vai avisar que necessita do Lame (só na primeira vez). Procure o arquivo na pasta onde o Lame foi dezipado. Salve o seu podcast preenchendo a ficha com dados do arquivo.
Para disponibilizar o podcast basta publicar em um blog ou criar um feed rss específico para cada arquivo. Aqui tem um modelo, by Gui Leite. E aqui está a minha versão. Copie, cole no bloco de notas, altere os dados para os referentes ao seu projeto e salve como nomedoarquivo.xml. Faça o upload deste arquivo e do seu podcast. Divulgue o feed rss. A opção do blog é mais fácil e adequada para quem vai fazer uma série de podcasts. Quem subscrever o feed do blog vai saber quando é publicado um novo. A opção do feed exclusivo é interessante para colocar determinados podcasts dentro de ambientes de aprendizagem, por exemplo.
Obs: Enfeitar a coisa toda, isto é, usar musiquinha de fundo, efeitos especiais é complicado de fazer sozinha. Porém, não tem nada que não seja possível se fuçarmos um pouco nos aplicativos.
Um teste, adicione no seu agregador >> feedrss ou baixe o teste aqui.
Conclusão prévia: eu como locutora dou excelentes aulas de basquete.
update 1: vou complementar este assunto com o post da Estela sobre como gravar um podcasting a partir do Skype. >> ler