sábado, março 19, 2005

Weblogs e educação: contribuição para a elaboração de uma teoria


Este é o título provisório do artigo que estou escrevendo. A idéia é juntar alguns aportes de minha dissertação no sentido de fazer uma aproximação entre alguns autores como contribuição para a elaboração de uma teoria que possa pensar os processos que acontecem em ambientes como os blogs. Neste intuito, estou juntando alguma coisa Bakhtin, Paulo Freire, Vygotsky, Prigogine e até um tantinho de Marx. Aí vai um trecho:
Mexer na estruturade um blog, implica lidar com códigos, com uma linguagem diferente que precisa ser aprendida para que se possa agir. Provoca a incorporação de todo um vocabulário que, aos poucos, vai se tornando familiar. Uma aprendizagem social que inicia com atividades realizadas com o auxílio do professor ou do colega para, posteriormente, ser assumida de forma individual e autônoma (Vygotsky, 1984,1989).
Esta possibilidade de alteração do próprio ambiente é uma característica que diferencia os weblogs de outros ambientes virtuais. Na maioria dos ambientes usados em educação, o aluno não tem a possibilidade de transformar o ambiente, sendo apenas usuário. Um weblogpossibilita um espaço para a emergência da autoria, que se manifesta quando os alunos produzem textos próprios, mas, também, quando começam a transformar o ambiente, tanto no aspecto estético, como no estrutural.
A idéia é terminar neste fim de semana, pois ainda falta o artigo para a ANPED e o planejamento para as novas atividades deste ano.

Technorati Tags: , , , , , , ,

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]