quarta-feira, março 16, 2005

Blogólogo


Este foi o meu primeiro post no Blogólogo:
Estou chegando ao Blogólogo e estou contente por poder trocar informações, discutir, refletir sobre o muito que rola na blogosfera. Quando comecei a estudar os blogs, eles já eram bastante usados, mas muito pouco estudados. Me propus a estudar uma coisa que não fazia parte da minha vida, pois só vim a blogar um ano depois, quando entendi que seria necessário esta imersão no contexto investigado. O futuro confirmou que só é possível compreender o que é blogar, blogando. J
Em meados de 2003, no [bloglab], meu blog laboratório/diário de campo, onde eu registrava achados de pesquisa e reflexões, postei:
Faz mais de um ano que venho pesquisando sobre as possibilidades do uso de weblogs, principalmente o seu uso na educação. Não encontrei quase material nacional sobre o assunto, até porque o uso de tecnologias educacionais informatizadas na educação é relativamente recente e muito restrito a laboratórios e núcleos de pesquisa.
Agora, com a minha linha de pesquisa já bem definida, resolvi compartilhar o material que venho acumulando e os projetos realizados ou idealizados :) A idéia é ir colocando aos poucos o material que já disponho, junto com material novo que vou garimpando. No último ano o uso de weblogs e a atenção sobre eles cresceu geométricamente e acredito que crescerá muito mais.
As estatísticas diziam que, enquanto em 1997 havia apenas 4 ou 5 blogs, em meados do ano 2002 a sua quantidade foi estimada em meio milhão. Em junho de 2003, a Blogcount, um weblog que monitora a blogosfera, calculou em mais um milhão e meio o número de weblogs no mundo, isto é, o triplo. Em maio de 2004, a mesma Blogcount divulgou uma estimativa que prevê 10 milhões de weblogs publicados até o final de 2004. Hoje, a quantidade de blogs trackeados pela Technorati dobra a cada cinco meses.
No Brasil, o assunto começa a interessar a Academia, onde as dissertações sobre weblogs causaram muita surpresa. Conheço apenas duas que aprofundam o assunto, porém, em breve, teremos duas teses para conferir. Enquanto isso, o Blogólogo tem tudo para se tornar uma referência sobre o assunto.

abraço para todos! Suzana Gutierrez

Technorati Tags: ,
Espero poder contribuir com freqüência no interessante projeto que o Blogólogo se propõe.

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]