sábado, fevereiro 12, 2005

a volta ao lar


Eu sempre fico altamente "emburrada" quando acabam as minhas férias. Não é que eu não goste de trabalhar, mas é que gosto muito mais de poder levantar e escolher o que vou fazer durante o dia. Ou mesmo de ir à deriva, ao sabor do vento. Como parte das forças produtivas fica difícil qualquer escolha. Estas são engessadas nos períodos destinados à produção seja ela do que for, seja ela para quem for. Como disse Paul Lafargue:
Uma estranha loucura se apossou das classes operárias das nações onde reina a civilização capitalista. Esta loucura arrasta consigo misérias individuais e sociais que há dois séculos torturam a triste humanidade. Esta loucura é o amor ao trabalho, a paixão moribunda do trabalho, levado até ao esgotamento das forças vitais do indivíduo...
Mas isso é outro assunto ...

Encontrei a casa inteira, exceto pelo fato de parecer que foi o acampamento de um exército viking nos 20 últimos dias. Como aquele ursinho da história eu já entrei dizendo: - Alguém dormiu na minha caminha ... E acrescentei: - E parece que sem banho ... :(
Aliás, a casa toda está sem banho. E só vai tomar um depois que conseguirmos guardar tudo que está fora do lugar (que é o caso da maioria das coisas). Os cachorros estão desolados. Trocar os gramados por um quadrinho de pátio é bravo.

Quarta-feira, o que sobrou dela, foi o tempo de escavar algum lugar para viver no meio desta bagunça. Quinta-feira chegou com o primeiro engano. Seguindo a tradição, a primeira reunião no CMPA começou às 8h e não às 7:30 como estava marcado. É sempre assim, mas nem adianta somar meia hora aos horários marcados, pois é possível que comece na hora e aí... Esta dúvida e o costume de marcar tudo pelo menos meia hora mais cedo do que se pensa fazer é uma das formas usadas para "entusiasmar" a pontualidade. Da minha parte, acho que é justo o contrário.

As reuniões foram ótimas. Bem mais leves, bastante confraternização e pode-se notar que muitos estavam mais alegres, mais soltos. (línguas mais ferinas me contaram que o carnaval da Bahia terminou mais cedo este ano...)

Consegui começar a por em ordem a correspondência e tornei a cozinha um lugar habitável. Este fim de semana será dedicado à tornar isso aqui um lar de novo. No outro front - Ufrgs - decidi esperar o fim das férias lá e devo encaminhar meu doutorado em março ou abril, sem correria.

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]