quarta-feira, dezembro 01, 2004

rss & scorm


Penso que as minhas turbulências mentais contagiaram o Ronaldo e, nem bem ele tinha postado uma excelente resposta, já ampliou em muito a linha de pensamento sobre o assunto. Como ele mesmo disse:
A pergunta da Su sobre o SCORM continuou a martelar na minha cabeça mesmo depois que eu coloquei a resposta aqui no blog. Como eu mesmo indiquei no final da resposta, eu a achei um tanto insatisfatória. Considerando isso, eu comecei a pensar em alternativas viáveis para o contexto em que ela fez a pergunta.
Daqui em diante ele segue num texto detalhado sobre as alternativas possíveis para o uso do RSS para entregar conteúdo em cursos ou outros ambientes.
Inclusive investiu seu tempo e construiu um exemplo, criando um feed que eu acrescentei no Bloglines e recebi o "curso" ou um link de acesso para uma página que simulava um curso em módulos.

Quem quiser testar (e aqui vai a explicação para o pessoal menos técnico): entre aqui, clique com o botão direito no link (feed) apresentado na página, escolha 'copiar atalho'. No seu agregador (eu testei no Bloglines), adicione (subscreva) este link (feed) copiado. Vai aparecer um post onde aparece um link Welcome! << é a entrada para o "curso".
Fazendo o curso: Clique no link Welcome e, quando a página abrir, complete o socilitado. Atualize (F5) a página que aparecerá o módulo seguinte. Repita estes passos até o final do curso.

Ainda não consegui, e vou levar um certo tempo, para assimilar a riqueza do conteúdo do post do Ronaldo, mas alguns pensamentos já começam a passear aqui na minha mente.
Imaginei, trazendo a coisa para o estilo puxadinho, um blog categorizável (ou vários blogs, se tiver que ser mais puxadinho ainda), onde cada categoria seria um aluno e cada categoria teria o seu feed rss. Em cada aluno/categoria seria postado o conteúdo/curso/módulo específico para ele. O aluno receberia este (e os demais) conteúdos no seu agregador de notícias. É possível tudo ser público e aberto como ser particular e acessado por senha.

Caso fosse usado um LMS (ou um ambiente blog, com algumas limitações) o agregador poderia ser um script Java tipo este aqui que puxaria os conteúdos para dentro da página individual do aluno no ambiente.

Antes que eu continue a viajar vou ter que reler as explicações do Ronaldo e ficar torcendo para que ele continue pensando prá este lado J

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]