segunda-feira, novembro 29, 2004

o declínio da influência das páginas iniciais


... e o declínio do site ou página web ou, ainda sítio, como padrão de estrutura online.

Will R comenta o artigo que referi no post anterior e isso mostra que os leitores de conteúdo (no caso o bloglines) me fizeram encontrar tanto o artigo, quanto os comentários que ele gerou na blogosfera.

No seu comentário ele reflete sobre a idéia de convencer professores que devem construir sítios próprios onde possam divulgar quem são, o que fazem e, também, interagir com seus alunos, divulgar conteúdo etc. - Porque simplesmente não criam um blog? - pergunta ele. Um blog que faça o mesmo e, além disso, disponibilize um endereço rss que uma audiência específica e interessada pode subscrever.

É justamente isso que tenho falado nas palestras, comunicações e trabalhos que tenho feito. Para muitos pode parecer um pouco de evangelização ou blogvangelização, porém eu penso que esta dupla blog + rss é um caminho possível para a inserção da tecnologia no trabalho dos educadores. Muitos já assimilaram a idéia de um blog, libertando-se de alguns estereótipos e preconceitos. Resta se apropriar de algum conhecimento que lhe indique o que realmente é um blog* (e o que não é) para poder seguir em frente.

* um blog do webloggerTerra não é um blog, porque seus posts não tem permalinks ou aquele link individual para cada post, logo, não podem ser agregados usando protocolos como rss ou atom. Blogs do UOL também não são blogs pelo mesmo motivo e porque, apesar de fornecerem um feed rss, este não funciona direito no bloglines, por ex. Mas isso é assunto que rende outro post :)

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