sábado, setembro 18, 2004


[curso online]


   Resolvi aderir a um dos cursos on-line da USP - Cidade do Conhecimento. Faz bastante tempo que tenho curiosidade de frequentar algum destes cursos, principalmente os básicos que visam familiarizar professores com o uso das tecnologias educacionais informatizadas.
Escolhi o curso Recursos Digitais e Cultura de Uso na Educação, que tem como objetivos:
Discutir o conceito de ferramentas de comunicação e seu papel, tendo em vista a questão pedagógica. Pesquisar ferramentas e seus componentes com vistas a oferecer informações pertinentes ao ambiente escolar. Participar do desenvolvimento de um portal educacional, com a proposta de interação entre os diversos setores da comunidade e de vínculo à consciência da acessibilidade. Educação a distância, inclusão digital e socialização do saber, acessibilidade, democratização do conhecimento. Construir um novo espaço de interação voltado para a escola. Ilustrar, apoiar e incentivar o uso corrente das ferramentas de comunicação, incluindo email, chat, blog, fórum, listas de discussão, webquests e mapas conceituais, bem como aplicativos específicos para portadores de necessidades especiais.
Vou participar somente on-line. Hoje aconteceu o primeiro encontro presencial, transmitido via vídeo conferência, constando de uma aula e a apresentação do ambiente moodle.
Quem fez a inscrição pela web teve acesso apenas ao link da vídeo conferência e não pode acessar o ambiente do curso durante a primeira aula, mesmo que ele tenha sido mencionado várias vezes. Faltava o link. Acessei durante a segunda apresentação que era sobre o ambiente.
Neste primeiro encontro, os participantes on-line ficaram meio esquecidos, pois até as atividades de motivação foram atividades para fazer presencialmente, não sendo mostradas na vídeo conferência e a transmissão não mostrava a tela da apresentação de modo que se pudesse ler. Porém, os coordenadores e apresentadores foram bastante interessados em esclarecer as dúvidas e questionamentos dos participantes.

Eu sugeriria que mostrassem a tela mais de frente para poder ser lida e, na hora do debate, usassem um chat projetado na tela, onde os participantes on-line pudessem interagir e participar da discussão. E que evitassem usar atividades onde a turma on-line ficasse de fora.
Em relação ao ambiente, a explorada que dei deu para ver que é um ambiente web parecido com o do Proinfo, com menos opções. Falta uma ferramenta de contato síncrono e não encontrei link para chat. Também não localizei como lançar tópicos no Forum, restando apenas a opção de responder ao que está postado. Será que é privativo dos mestres como no Proinfo? Oambiente, também, não usa RSS, porém, resta ainda muito a explorar.

A aula foi sobre Comunidades Virtuais usando listas de discussão e eu teria uma colaboração a dar se pudesse ter participado do debate. Foi dito que o yahoo não permite adição direta de participantes na interface brasileira. Permite sim. Basta entrar em CONVIDAR. No final da página tem um link ADICIONAR, à direita. Podem ser adicionadas até 10 pessoas por dia.
Outra colaboração seria mencionar a possibilidade de acessar as mensagens dos grupos por meio do RSS e, assim, ser possível criar uma newsletter ou uma revista on-line usando uma lista do yahoo. Vou ler o texto disponibilizado e ver se constam estes assuntos.

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]