Andando um pouco fora da blogosfera, perdi o debate sobre blogs + propaganda. Coloquei alguma coisa a este respeito neste post. Depois disso, sumi :) Agora, seguindo caminhos tortuosos, pude acompanhar alguma coisa no blog do Murilo, que, no trecho abaixo, linka pontos importantes do debate:
Eu penso que blogs patrocinados para promover os debates patrocinados, poderiam distorcer grandemente o conteúdo que é postado e, dependendo direcionar o que é publicado, bastando para isso moderar os comentários, retirando aquilo que compromete a direção do debate. Em relação aos anúncios em blogs: Eles mostrarão, individualmente e no seu todo, a visão de mundo, a linha teórica, as preferências, ... do blogueiro, que é quem aceita ou não os anúncios. Os links num blog tem esta mesma capacidade, de mostrar quem é o blogueiro, por meio do que (ou quem) ele lê ou prestigia. Nos blogs com ads tipo Google, embora a promessa de veicular anúncios relevantes em relação ao conteúdo da página, o blogueiro não tem como interferir nestes anúncios e nem nos critérios de relevância. Complicado :)
Anúncios ou o que quer que se mostre num blog interferem no conteúdo que é publicado ou na interpretação deste conteúdo por quem lê. A própria forma que o blog assume: dimensões, posição, formato dos anúncios/links/banners modifica o conteúdo já na concepção do post pelo autor. O conteúdo determina a forma, mas esta reage sobre o conteúdo. A relação é dialética. Da mesma forma o anúncio que está próximo a um post, pelo seu teor pode comprometer o conteúdo do post. Uma comprovação disso pode estar neste post do José Murilo.