sexta-feira, julho 16, 2004


[blogs como sistemas de gerenciamento de cursos]


No The Eletric Lyceum, John Kruper questiona as possibilidades dos blogs serem usados como sistemas de gerenciamento de cursos ou ambientes virtuais para disciplinas. Mesmo considerando as qualidades como simplicidade, facilidade de uso, interatividade, suporte à publicação, que diferenciam os weblogs de sistemas comerciais como Blackboard e WebCT, Krupe acredita que eles têm um problema crucial: a falta de ferramentas de manejo de classe, como senhas de ingresso, controles de presença e participação nas tarefas, sistema de avaliação, etc.
   Interessante a reflexão, que pode ser lida aqui e que cita, entre outras referências, a experiência de Liz Lawley, no Rochester IT.
   Penso, porém, que o autor deixou de considerar algumas características dos blogs. Seu aspecto histórico + público, evidenciado pelos arquivos; suas possibilidades intertextuais e, até, metatextuais mediadas pelos protocolos de agregação; e, também, a possibilidade do aluno interferir no ambiente, alterando a própria estrutura, possibilidade não disponível nos sistemas comerciais de gerenciamento de cursos.

:: baideuei, deu para notar que comecei a escavar um pouquinho os textos que vou lendo. É possível, a partir de agora, :) Mesmo tendo, ainda algumas tarefas pela frente.

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]