terça-feira, julho 27, 2004


[Autocensura, algumas associações]


... algumas reflexões/relações sobre um post anterior.

1 - A organização setorial e a forma de luta defensiva dos sindicatos, ao longo da história, acabou por gerar uma autocensura e legitimar a ordem política e econômica estabelecida. Em outras palavras, admitindo a possibilidade de interlocução, aceitando negociar e acatando as regras para estas negociações, o próprio Trabalho demarcava a forma de luta possível dentro dos limites impostos pelo Capital.

2 - No caso dos blogs chineses, adaptar-se à censura ou, antes, evitar a censura por meio da autocensura é não confrontar a contradição, não questionar o seqüestro da fala. Embora, aqui, possa se pensar a estratégia de Gramsci. Porém, esta não se dá fora da consciência.

3 - No caso do Brasil, que elegeu um presidente de esquerda para não sair do centro, não é preciso ser a Rainha Vermelha para saber que é necessário correr o dobro para não chegar à lugar nenhum. Vai ver, Lula vem treinando a autocensura de modo que, faça o que fizer, não corra o perigo de tocar os limites já definidos e tidos como imutáveis.

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]