sexta-feira, abril 02, 2004


[primeiro de abril]


Sobrevivi aos últimos dias, inclusive ao primeiro de abril. Quarta e quinta são os dias em que não me aproximo do computador, onde outras instâncias de sociabilidade ficam hegemônicas. Quarta-feira, depois das aulas no CM, fui para a UFRGS, para a biblioteca e , depois, para uma reunião do Núcleo de Pesquisa + pessoal da FAMED. Planos colaborativos no horizonte. Cheguei em casa super tarde e carregada de teses para filtrar mais algumas coisas em relação a minha dissertação.

Com todo este ruído na retaguarda, entrei em primeiro de abril meio desligada. Ontem, cheguei cedo no CM, e minha visão periférica anotou a movimentação da PE no quarteirão. General, pensei, e fui para a aula.
Os guris tri afim de jogar, inquietos, bem como eu gosto. Mas, nem chegamos no jogo. Fazíamos um exercíco de cortada, quando tocou a sirene em modo emergência. Como é a mesma sirene que toca o início e final dos tempos de aula, custou a me cair a ficha. Aliás, eu estava com as fichas lentas, porque já poderia ter notado a fogueirinha no meio do pátio. Treinamento de incêndio.
Lembrei das instruções, coloquei a turma de inconformados em forma e rumei para a saída prevista. Eles reclamando, uns até querendo deitar no meio da quadra e fingir que estavam intoxicados com a fumaça para ver o que a turma de combate ia fazer.
Estas alturas todo o colégio debandava alegremente das salas de aula, dos departamentos, dos setores. Afinal, a fogueirinha no meio do pátio era o ícone de um incêndio de mentirinha. Dia perfeito - 1º de abril.
- Logo na aula de educação física! - reclamou um dos guris.
Penso que a Educação Física é uma das poucas aulas que eles ficam bravos se NÃO acontecer.
Com o trânsito parado atravessamos a avenida rumo ao Expedicionário. O alarme tocando à mil no colégio. Na rua, o povo que passava ou que se exercitava na Redenção parou, meio assustados, não sabendo o que estava acontecendo.
Mesmo com todo o colégio na rua e em deslocamento, a coisa foi quase tranqüila. Entregamos as turmas para os sargentos para uma última conferência. Enquanto isso, os bombeiros chegavam em alto estilo e entravam pelo portão central. Alegria geral no batalhão escolar.
No meio da aglomeração as piadas já aparecendo. - Alguém aí viu o professor Geraldo? - Hum, acho que é melhor mandar alguém no laboratório de química avisar que o colégio está incendiando. - Isso, se o incêndio não começou de novo lá.
- Se deixaram as panelas no fogo no rancho é melhor avisar os bombeiros.
Os bombeiros fizeram a sua parte e sairam fazendo uma festinha com as sirenes. Vaia neles.
... o resto da manhã foi na paz normal. Eu e o Caco fizemos algum exercício com a turma de Atletismo ao redor do lago e quase que tivemos que pular na água verdinha para pescar um guri que estava se afogando. Meninos que ficam na rua, brincam ali e, para os menores, pode ser bem perigoso. Se não avisássemos, o grupo que estava com ele não teria visto. Sorte que ele estava bem perto da margem e um outro lhe estendeu a mão.
É triste e dá vergonha ver aquelas crianças assim sem cuidado.

Estudei até as aulas da tarde. Miraculosamente a Seção ficou em silêncio. O Hélio me acompanhou até as 14h e, depois, fiquei só. Reli metade do Emergência (Steven Johnson) e fiz quase todas as anotações que queria. Pensei em lançar o assunto do livro lá na lista co:lab, para refinar alguns insights.
Às 16h, para minha aula com a quinta série, preparei o material e a pegadinha de primeiro de abril para aplicar. :)
Reuni as danadas e, bem séria, avisei que não teríamos aula de Educação Física. Falei que o sargento monitor da quinta série iria dar uma instrução sobre a Faxina. Um mini curso PRÁTICO sobre limpeza da sala de aula, cestos e quadros e, para caso de emergência, banheiro.
Elas quase tiveram um ataque, até que uma se lembrou do........ 1º de Abril.

Falando em primeiros de abril, ouvi no rádio alguma coisa sobre uma pesquisa feita com os jovens em relação ao que eles sabiam sobre o golpe de militar de 1964. Parece que sabiam pouco ou quase nada. Pois é, perguntei a um dos meus alunos lá do CM se ele sabia o que tinha acontecido há 40 anos atrás e ele não sabia. sinal dos tempos ......

updates:
.. achei uma referência sobre a tal pesquisa: no Alfarrábio
.. o primeiro de abril online, resumo do Denis no Concatenatum

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]