quarta-feira, janeiro 07, 2004


[quem está por aqui para pensar junto?]


"Nas sociedades socialistas nas quais se instaurou a comunicação entre os que sabem e os que não sabem, o socialismo transformou-se em burocracia. Ele (Broccoli) utiliza a palavra comunicação no sentido em que usamos transmissão, ou seja, um sentido unidirecional que vai do emissor ao receptor. Esta comunicação é um instrumento de ideologia, é uma relação pedagógica que representa como socialismo o que, na verdade, é burocracia.
O ideólogo pedagogiciza a ciência na medida em que ensina aos outros seus conhecimentos e descobertas, reforçando assim a separação da sociedade que,entende ser natural e eterna. Frente a esta e a outras ideologias se colocam diferentes reações. Uma forma de reação é ignorar a existência da ideologia, fazer da ciência uma ciência objetiva e neutra. Outra forma é assumir a realidade como totalidade e desvelar a ideologia." (trecho de um trabalho meu sobre o livro Marxismo y educación, de Antonio Broccoli)

Outra ...

Reli parte deste trabalho, pois andava pensando sobre a dimensão comunicativa da educação e, também, sobre a dimensão educativa da comunicação. Suas intersecções, onde se mesclam, onde se afastam. Como isso vem sendo pensado na comunicação e na educação. As diferenças, as singularidades, as aproximações, os afastamentos, ...

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