Está muito boa a cobertura da Agência Carta Maior ao Forum Social Mundial, que está se realizando em Mumbai, na India. Não tenho muito acesso à TV, aqui na praia, já que a hegemonia das novelas predomina. Então, não pude vasculhar canais alternativos em busca de notícias. A cobertura da Rede Globo beira o ridículo. Graças, pela internet e pela possibilidade de canais alternativos de informação. Pode-se encontrar coisas como:
FSM deve priorizar alternativas para a mídia, defende Cassen A construção de uma mídia alternativa sólida para enfrentar o atual poder exercido pelos grandes meios de comunicação é uma tarefa estratégica para o movimento altermundista, defendeu Bernard Cassen, diretor do “Le Monde Diplomatique”. Jéferson Assumção – 19/1/2004
Mumbai - O jornalista francês Bernard Cassen, diretor do jornal Le Monde Diplomatique, defendeu domingo (18) pela manhã durante conferência no Fórum Social Mundial a criação de um “quinto poder”, que faça a crítica e a elaboração de alternativas para a mídia. Na opinião dele, essa deve ser uma frente de luta prioritária para os movimentos sociais. “Necessitamos de um quinto poder, que se oponha ao sistema dominante, um poder de denúncia sobre os outros quarto”, salientou. Ele expressou sua posição após relatar uma breve história da mídia no século 20. Disse que, historicamente, a imprensa se apresenta como um contra-poder, fiscalizador dos outros três (Executivo, Legislativo e Judiciário). Seria o “quarto poder”, defendendo as liberdades em regimes ditatoriais e inclusive pagando essa posição com a vida de jornalistas assassinados pelo mundo afora. (segue)